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June 10, 2024
7 minutos
Entenda o que são e como os KPIs de SEO podem ajudar a melhorar sua performance no marketing digital.
Indicadores-chave de desempenho, também conhecidos como KPIs, em inglês “Key Performance Indicator”, são essenciais para mensurar o sucesso do seu plano de marketing. Quando falamos de desempenho orgânico, no marketing digital, podemos utilizar os KPIs de SEO como indicadores de avaliação de performance. Descubra mais a seguir.
KPIs de SEO são um conjunto de métricas relevantes que podem ajudar na avaliação de estratégias para melhorar seus resultados em marketing. Por meio dos indicadores, você poderá identificar pontos de melhoria no seu plano de marketing e reavaliar as ações para tomadas de decisão.
Mas por que investir em marketing orgânico e acompanhar KPIs de SEO?
O marketing orgânico é composto por estratégias que visam conversão, aumento de tráfego e crescimento da marca de forma natural, oferecendo conteúdo original por meio de diversos canais de comunicação com os usuários.
Ele é diferente do marketing pago, que segmenta o público-alvo por meio anúncios para captar rapidamente o interesse de potenciais clientes. Os resultados do marketing orgânico aparecerão a médio e longo prazo, ajudando a ampliar a visibilidade da marca de forma espontânea e contínua, diante de potenciais clientes, ou de pessoas que estão apenas interessadas em ampliar conhecimentos em um determinado assunto.
Por isso, é importante acompanhar se as estratégias do marketing orgânico estão trazendo os resultados esperados, por meio dos KPIs de SEO.
Falar de marketing orgânico e não citar SEO é impossível. Por isso, se você não entende muito bem sobre o assunto, confira o nosso Guia de SEO para ficar expert no tema!
É muito importante utilizar indicadores adequados para não cometer erros nem perder tempo mensurando dados que não mostrarão a realidade dos seus esforços em marketing orgânico.
Para ajudá-lo a acompanhar seu investimento nessa área, sugerimos os seguintes 10 KPIs de SEO:
1. Posições no Ranking
Começar avaliando esse indicador é importante, pois ele revela sua classificação por palavras-chave, mostrando se sua posição no Google foi alterada, por exemplo, da página 6 para a 2.
Alterações de páginas no ranking Google são, sem dúvida, um importante indicador para sua estratégia direcionada às palavras-chave, e aparecer nas primeiras páginas do Google pela busca orgânica é uma meta que pode ser definida nos KPIs de SEO.
2. Visibilidade orgânica
Essa métrica se refere à frequência com que as páginas do seu site estão sendo vistas nos resultados de busca orgânica. Ela também avalia a eficácia do seu trabalho na seleção das palavras-chave ideais, que estão relacionadas ao seu negócio.
3. Tráfego orgânico
Esse indicador mostra o número de visitas orgânicas do seu site e sua origem, ou seja, visitantes que digitaram as palavras-chave em buscadores de pesquisa, ou que vieram pelas redes sociais, ou ainda, aqueles que receberam um e-mail e clicaram na sua página, entre outros.
É possível criar uma meta mensal de visitas orgânicas e acompanhá-la por meio de ferramentas como o Google Analytics para avaliar se o tráfego orgânico está aumentando.
4. Duração média da sessão
Mensura o tempo em que o usuário permanece em cada página do seu site. Aqui é possível avaliar se o conteúdo das páginas é relevante, e por quanto tempo está retendo ou entretendo o leitor. Ferramentas como o Google Analytics também mostram esse indicador.
5. Conversões orgânicas
Podemos chamar de conversão o interesse de um usuário por determinado serviço ou produto quando ele preenche um formulário disponível na página de um site ou em uma landing page com dados, como: nome, telefone e e-mail.
Agora você já tem leads, ou seja, potenciais clientes para começar a interagir e descobrir quais são suas necessidades.
6. Erros de rastreamento
Esses erros acontecem quando um usuário tenta acessar algum link que não existe mais.
A falha pode comprometer a navegabilidade do visitante, fazendo com que ele finalize a sua sessão antes do tempo.
Assim, esse KPI de SEO é importante para analisar possíveis falhas capazes de fazer com que as pessoas saiam do site cedo demais.
7. Pontuação de otimização de conteúdo
Algumas ferramentas podem ajudar a analisar os resultados de otimização de conteúdo e apontar quais palavras-chave deveriam ser adicionadas ao conteúdo proposto, com que frequência e por quanto tempo.
Todas essas informações juntas são resumidas em uma pontuação ou nota (dependendo da ferramenta que for utilizada). Assim, seria possível propor uma pontuação mínima de otimização a ser alcançada para um determinado conteúdo.
8. CTR Orgânico
O CTR (Click Through Rate) orgânico informa se você está entregando um resultado relevante para a palavra-chave pesquisada, e se o resumo da webpage na SERP está atraente para o usuário.
O principal resultado dessa estratégia é aumentar o tráfego orgânico do site. Quanto maior for a taxa de cliques, maior é o número de visitantes que você atrai de forma orgânica.
9. Taxa de Rejeição
Essa taxa revela se o usuário está satisfeito com a busca que fez, pois mensura a quantidade de ações do site que foram abertas, sem nenhuma atividade realizada.
10. Tempo de carregamento da página
É de grande importância avaliar o tempo de carregamento da página do seu site, pois a demora na abertura da página poderá aumentar sua taxa de rejeição, provocando a saída do usuário e, consequentemente, a perda de um lead.
Ferramentas como o Google Analytics poderão auxiliá-lo no monitoramento da maioria desses KPIs de SEO. Já com o Google Trends é possível pesquisar diferentes variações de palavras-chave e ver quais são as mais buscadas. O Google Search Console traz insights sobre como o algoritmo do Google vê o seu site e quais melhorias podem ser feitas.
Agora você já tem boas informações para rever seu plano de marketing e aplicar as melhores estratégias para o seu negócio, por meio dos KPIs de SEO, aumentando assim sua performance orgânica.
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Até a próxima!
"A parceria na trajetória de sucesso teve início em 2018 e perdura até hoje. Eles focaram e entenderam os desafios do negócio. Superaram expectativas."
Helder Santos
Marketing Manager