7 minutos

O que é Proposta Única de Valor (PUV)?

Entenda o que é uma Proposta Única de Valor (PUV) e como criar uma promessa diferenciada para seus clientes. Aprenda a se destacar no mercado!
O que é Proposta Única de Valor (PUV)?
Escrito por
Victoria Ribeiro
Publicação
10/6/2024

Entenda o que é uma Proposta Única de Valor (PUV) e como criar uma promessa diferenciada para seus clientes. Aprenda a se destacar no mercado! 

A Proposta Única de Valor (PUV), também conhecida como UVP (Unique Value Proposition), é um conceito presente em qualquer negócio que busca se manter competitivo no mercado. Todos que estão à frente de sua concorrência, incorporaram essas estratégias. 

Neste guia completo, vamos apresentar um passo a passo para você criar uma proposta impecável. Veja isso e muito mais a seguir! 

O que é proposta única de valor?

A Proposta Única de Valor é uma declaração clara que comunica o valor do seu produto ou serviço. Ela descreve os benefícios da sua oferta, como resolve os problemas dos clientes e por que é diferente de outras opções disponíveis no mercado. 

Na prática, é a resposta à pergunta: "Por que um cliente deveria escolher você em vez de seus concorrentes?"

A PUV deve ser a primeira coisa que um visitante vê na página inicial do seu site, nas páginas de produtos e nas páginas de destino. O objetivo é ser uma sustentação, um porto seguro, das suas campanhas de marketing. Por consequência, diferencia o seu negócio da concorrência.

Frequentemente confundidos, saiba que a Proposta Única de Valor não é o mesmo que uma declaração de missão ou um slogan. A declaração de missão descreve o propósito e os objetivos do seu negócio, enquanto o slogan é conciso. A exemplo da Apple:

A declaração de missão é: "Trazer a melhor experiência de computação pessoal para estudantes, educadores, profissionais criativos e consumidores ao redor do mundo através de seu hardware, software e ofertas de serviços inovadores".

E o slogan da Apple, é uma simples frase curta e memorável que captura a essência da marca, é: "Think Different".

A PUV, por outro lado, é uma declaração concreta relacionada ao seu produto ou serviço. Evidencia os benefícios deles para os clientes e como ele se diferencia da concorrência.

Ela informa aos clientes o que você oferece e por que eles deveriam escolher você. 

Por exemplo, na Apple, a Proposta Única de Valor poderia ser algo como: ‘’Oferecemos a combinação incomparável de design autêntico, inovação tecnológica e integração perfeita entre hardware, software e serviços. Aos usuários, a experiência é excepcional."

Proposta de Valor Única vs. Proposta de Venda Única

Apesar de serem usadas da mesma forma, a Proposta de Valor Única (UVP) e a Proposta de Venda Única (USP) não é a mesma coisa, e o uso incorreto pode impactar de forma diferente suas estratégias. 

A USP descreve o que faz você se destacar, enquanto a PUV explica por que os clientes devem se importar e o que ganham com isso. Da mesma maneira, a PUV ajuda os clientes a ver o valor ‘’real’’ do produto, por outro lado, a USP, captura o que há de especial nele.

Por exemplo, a USP de exemplo é a consigna: "Investir para todos." Já a UVP pode ter como exemplo: "Construa seu portfólio começando com apenas R$ 10. Invista em ações, opções e ETFs no seu ritmo e sem comissões." 

Passo a passo para montar uma Proposta Única de Valor impecável

A Proposta Única de Valor é fundamental para diferenciar sua oferta, comunicar benefícios claros e atrair clientes. Seguindo um processo estruturado para criar e testar sua PUV, você pode garantir que ela impacte no seu público-alvo e se destaque no mercado competitivo. 

Lembre-se, uma PUV forte é a base de uma estratégia de marketing, e é também o melhor caminho para construir uma base de clientes satisfeitos com o seu negócio. 

Para te ajudar nessa jornada, veja como implementar a Proposta Única de Valor (PUV): 

  1. Conduza análises do cliente para encontrar os principais pontos problemáticos

A análise do cliente envolve o uso de dados para entender os pontos fracos, desejos e necessidades do seu público. Entrevistas e pesquisas com clientes consolidados podem revelar informações sobre o que motiva suas decisões de compra. 

Perguntas relevantes incluem:

  • Quais são os principais problemas que você enfrenta com o X?
  • O que você procurou/procurou em X?
  • O que você queria que X o ajudasse a alcançar?
  • Você prefere X a Y? Por que é isso?
  • Quanto você pagaria por X?
  1. Descubra o que diferencia seu produto ou serviço

A identificação dos seus diferenciais é o primeiro passo para tornar o seu produto ou serviço único em comparação às ofertas da concorrência. Afinal, esses são os motivos para os clientes escolherem você. 

Por exemplo, os diferenciais da Apple incluem sua filosofia de design e o ecossistema fechado de produtos. Faça uma lista dos benefícios que os clientes consideram valiosos sobre a sua oferta e compare com os concorrentes para identificar as vantagens exclusivas.

  1. Mapeie uma tela de Proposta de Valor

Uma tela de proposta de valor ajuda a explorar os componentes da sua empresa que contribuem para uma PUV forte, composta por duas seções principais: perfil do cliente e mapa de proposta de valor. 

No perfil do cliente, identifique os ganhos, trabalhos do cliente e dores. No mapa da proposta de valor, detalhe os criadores de ganho, analgésicos e os produtos e serviços oferecidos. 

Após fazer essa análise, você saberá alinhar perfeitamente seu produto com as necessidades e desejos dos clientes.

  1. Escreva sua Proposta de Valor Exclusiva

Steve Blank é uma figura conhecida no mundo do empreendedorismo do Vale do Silício. A sua contribuição para desenvolvimento da metodologia Customer Development é revolucionária. 

Não estamos falando dele à toa, para esse ‘passo a passo’, use um modelo de proposta de valor, como a fórmula de Steve Blank: "Ajudamos (X) a fazer (Y) fazendo (Z)." 

Por exemplo, "Ajudamos proprietários de pequenas empresas a aumentar seu público com sites atraentes e acessíveis." 

  1. Teste sua Proposta de Valor com um pequeno público

Testar sua PUV é crucial para garantir que ela ressoe com seu público-alvo. Use pesquisas, entrevistas e testes A/B para avaliar a clareza, relevância e atratividade da sua proposta. A versão que produz os melhores resultados em termos de cliques, leads, ligações e compras deve ser a adotada.

É importante lembrar que as propostas de valor não são estáticas. À medida que as necessidades e expectativas dos clientes se desenvolvem, sua PUV também deve evoluir. 

Portanto, deve-se monitorar constantemente o feedback dos clientes, as tendências do mercado e a concorrência, pois só assim você irá melhorar sua Proposta Única de Valor com sucesso. 

Construa sua presença online e a Proposta Única de Valor (PUV) com o Planejador de Palavras-Chave da WebPeak

Entender o comportamento de busca dos usuários e ter uma PUV são componentes cruciais para o sucesso de uma empresa neste mercado cada vez mais competitivo. O Planejador de Palavras-Chave da WebPeak é uma ferramenta que pode auxiliar nesta etapa. Com ele você tem acesso a:

  • Volume de busca

Com o The Captur by WebPeak, você tem a compreensão da demanda, portanto você irá saber quantas vezes uma palavra-chave é pesquisada permite entender o interesse do público. 

Essa informação é essencial para direcionar seus esforços de conteúdo e publicidade para áreas de maior demanda, garantindo que você esteja atendendo às necessidades do mercado.

A otimização dos seus conteúdos é uma prioridade para se diferenciar. Focar em palavras-chave com alto volume de busca pode aumentar a visibilidade do seu site, atraindo mais tráfego orgânico e potencialmente convertendo mais visitantes em clientes.

  • Concorrência dos termos

A ferramenta também inclui a análise Competitiva, você consegue entender a competição ao redor de palavras-chave específicas e permite ajustar sua estratégia para competir de forma impactante. 

Por exemplo, você pode optar por palavras-chave menos competitivas para ganhar tração mais rapidamente, especialmente se sua empresa é nova no mercado.

A escolha estratégica de palavras-chave é uma maneira de se manter competitivo. Com o The Captur, você pode selecionar palavras-chave com uma competição adequada ao seu nível de recursos e melhorar suas ações de SEO, consequentemente, aumentando de posição nos motores de busca.

  • Tendências

Auxilia na identificação de oportunidades através da tendências, onde você pode acompanhar as mudanças no comportamento dos consumidores e novas oportunidades de mercado. 

Estar à frente das tendências permite que sua empresa se adapte rapidamente e capitalize sobre novas demandas emergentes. 

Além disso, você também pode utilizar dados de tendências para prever a demanda futura e guiar o desenvolvimento de conteúdo e campanhas de marketing alinhadas com os interesses crescentes dos consumidores.

  • Sugestões de palavras-chave

As sugestões de palavras-chave ajudam a descobrir novos nichos de mercado e expandir sua presença online. Extremamente útil no mercado competitivo, pois você pode encontrar palavras-chave long-tail, que são menos competitivas e altamente relevantes para públicos específicos.

Inove os seus conteúdos: utilize essas sugestões para criar conteúdo inovador que ressoe com o seu público. Este é outro exemplo de como você pode diferenciar sua marca da concorrência e atrair um público mais engajado.

Uma Proposta Única de Valor bem desenvolvida, combinada com uma estratégia de SEO otimizada pelo Planejador de Palavras-Chave - The Captur  da WebPeak, pode definir o sucesso de sua marca.

Fique no controle!
Reduza seus custos com diversas ferramentas de marketing e centralize o gerenciamento com a Webpeak.

Somos a Melhor Tecnologia de Marketing do Mercado!
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

Eleve Resultados na Internet com a WebPeak

ico SEO webpeak

4.9 é nossa avaliação média no Google e Facebook

"A parceria na trajetória de sucesso teve início em 2018 e perdura até hoje. Eles focaram e entenderam os desafios do negócio. Superaram expectativas."

case de sucesso embracon

Helder Santos

Marketing Manager