O papel da linha editorial para planejar o seu blog
Saiba criar uma linha editorial para o sucesso do seu blog. Aprenda a planejar e organizar seu conteúdo para atrair e engajar sua audiência. Leia este artigo!
June 10, 2024
7 minutos
Você sabe o que é mobile marketing e a importância dele para a estratégia do seu negócio? Este conteúdo é ideal para você entender melhor!
O investimento em mobile marketing é muito importante para qualquer empresa moderna, e não é por menos: a quantidade de usuários de smartphones só cresce a cada dia que passa, as pessoas ficam muito tempo conectadas, e muitas vezes só desapegam do celular quando estão dormindo.
Por esse motivo, o mobile marketing é uma estratégia interessante para tornar o seu negócio sustentável.
Vamos ao que interessa! :)
Hoje em dia, contamos com uma infinidade de aparelhos móveis, como tablets, celulares e smartphones, e eles permitem que os usuários interajam com outras pessoas (seja qual for a finalidade) de modo rápido, eficiente e prático.
Isso pode ser visto de maneira benéfica pelas empresas, uma vez que essa conectividade permite aproximar clientes através das redes sociais, por exemplo. Assim, é possível estar à frente da concorrência aplicando boas práticas de mobile marketing, uma das ações mais praticadas para aumentar o número de vendas.
O mobile marketing nada mais é do que um conjunto de estratégias de marketing que buscam aproveitar as funcionalidades dos dispositivos móveis para interação, relacionamento e influenciamento dos clientes da empresa. Investir no mobile marketing é um excelente caminho para qualquer empresa se destacar no mercado.
Algumas das principais vantagens desse investimento no Mobile Marketing são:
Como já apontamos acima, são diversas ações que seu negócio pode aplicar para construção de uma boa estratégia de mobile marketing. Vamos às mais populares:
Uma das primeiras estratégias de mobile marketing que sua equipe deve explorar é o SMS marketing. Essa prática consiste no envio de mensagens de texto para pessoas que se cadastraram nas listas de contato, e é muito útil para manter o relacionamento com clientes. Você pode utilizar esta estratégia para lembrar o cliente de datas de pagamento, status de pedidos, envio de promoções e outras informações.
Uma das principais vantagens do SMS marketing é que ele possui alta taxa de abertura de mensagens, competindo com as campanhas de email marketing.
O Bluetooth Marketing, ou Marketing de Proximidade, é uma estratégia de marketing que aproveita a funcionalidade do Bluetooth dos aparelhos móveis a fim de compartilhar arquivos multimídia para informar a respeito de produtos e serviços. Geralmente, estes arquivos são listas de produtos de uma empresa, catálogo de compras, ou arquivos em vídeo que vão promover o estabelecimento.
O ponto é que esta é uma estratégia bastante utilizada por negócios locais, afinal, o alcance do sinal bluetooth é limitado e baixo. A vantagem central é que essa opção de marketing é exclusivamente gratuita, não exigindo nenhum investimento com manutenção, por exemplo, e você consegue distribuir arquivos a baixos custos, evitando gastos exorbitantes.
Ou seja, esse não deve ser o seu foco, mas pode ser uma alternativa interessante a curto prazo e para situações específicas.
Para que os usuários de smartphones e tablets consigam visualizar corretamente a página de sua empresa, você deve ter uma boa estratégia, não somente pensando no mobile marketing, mas também no marketing digital como um todo. Além de facilitar a navegação para o usuário, e garantir uma boa experiência, o critério é utilizado pelo Google para garantir um melhor posicionamento de seu site nas buscas.
Nesse sentido, é fundamental desenvolver um site responsivo, que seja acessado de modo fácil através de qualquer aparelho: celulares, tablets e também computadores de mesa.
Esta é uma tecnologia que vai te ajudar a gerar ótimos resultados, sobretudo em relação à estratégia de mobile marketing. O QR Code é um código de barras em 2D, em que o usuário de smartphone utiliza a câmera para fazer a leitura do código e ser redirecionado para uma outra página.
A partir dele, é possível estender o alcance de sua estratégia de marketing tradicional, e desse modo, será direcionado aos clientes de seu negócio para qualquer endereço da internet. O melhor é que tudo isso ocorre de forma rápida e segura.
Insira um QR Code em um folheto de sua empresa, por exemplo, e seus usuários podem ter acesso a mais informações sobre sua empresa. Explore as opções de uso do QR Code para impulsionar boas campanhas mobile marketing.
Dica: conheça a ferramenta gratuita Gerador de QR Code e crie rapidamente o seu para transformar a experiência dos seus clientes.
Qualquer estratégia de marketing que você vá adotar para sua empresa precisa ter como base as melhores práticas de SEO do mercado. Essa é uma forma de garantir que suas ações conquistem os resultados esperados. Elas não devem ser consideradas regras, mas são boas dicas para serem seguidas.
Por exemplo, evite ser intrusivo (como enviar mensagens para clientes sem cadastro no seu banco de dados) e entregue uma experiência que tenha valor ao seu público. Isso é possível graças a um marketing de conteúdo de qualidade – e a WebPeak pode te ajudar com esse desafio.
Não deixe de nos acompanhar e receba mais dicas para seu negócio!
Até a próxima!
"A parceria na trajetória de sucesso teve início em 2018 e perdura até hoje. Eles focaram e entenderam os desafios do negócio. Superaram expectativas."
Helder Santos
Marketing Manager