O papel da linha editorial para planejar o seu blog
Saiba criar uma linha editorial para o sucesso do seu blog. Aprenda a planejar e organizar seu conteúdo para atrair e engajar sua audiência. Leia este artigo!
June 10, 2024
7 minutos
Com 6 anos de mercado, a Dooca Commerce cresceu mais de 700% em número de clientes em 2020 e atingiu a marca de 1500 clientes em todo o Brasil! Como a própria plataforma se posiciona:
"Descomplique sua venda online coma plataforma ecommerce e fature mais! Plataforma e-commerce para economizar seu tempo e ser mais produtivo. Transmita credibilidade e venda mais. Plataforma de loja virtual completa profissional e acessível."
A Dooca Commerce chega para ser mais uma opção de plataforma para negócios PME. Dentro da plataforma existem algumas "facilidades" quando falamos de SEO, porém sempre é preciso checar e seguir as melhores práticas que falamos aqui todos os dias. A maioria dos layouts possuem as principais tags de SEO, porém algumas lojas apresentam excesso de títulos que devem ser exclusivos.
Hoje em dia, praticamente tudo o que as pessoas fazem está baseado nas pesquisas que elas realizam através dos buscadores. Atualmente o mais utilizado é o Google. Então, se você quer aparecer nas primeiras posições do Google e atrair mais tráfego orgânico não tem para onde correr, é necessário aplicar SEO para e-commerce.
Dentre os fatores que podemos manipular no SEO interno de uma loja virtual, elencamos os que tem mais peso para seu rank:
Uma coisa é verdade: a primeira reação que temos quando precisamos de um produto ou serviço é fazer aquela pesquisa rápida no Google, certo? Acredite, não é só você que tem esse tipo de atitude.
Quando fazemos uma busca com base em determinada palavra referente àquilo que precisamos, é apresentado diversas opções naquilo que precisa, mas, conforme já dito em pesquisas, não temos o costume de lermos todos os artigos, apenas os que aparecem nas primeiras posições.
Os primeiros referem-se aos anúncios pagos, ou seja, aqueles que as empresas investiram financeiramente para aparecer logo no topo da página.
Já os que vêm na sequência são os mais disputados, pois trata-se de busca orgânica. E como eles chegaram lá? Eles são melhores rankeados porque sites como o Google consideram que eles têm conteúdos mais relevantes que os demais. Além disso, o número de acessos que esses links tiveram também é um ponto a favor dessa posição de destaque.
Com o passar dos anos os mecanismos foram se desenvolvendo e criaram métodos para entender a relevância de um conteúdo/página. Tal análise consiste em identificar a presença da palavra-chave, em campos sensíveis para SEO.
Cada site, negócio, marca, categoria e produto precisa da sua própria palavra-chave em foco. Esse termos tem que estar alinhado com seu tema, seu público-alvo, localização, características entre outros aspectos.
De início leve em consideração dois fatores:
Esse são os fatores que te auxiliarão na hora de decidir se um termo será positivo para sua estratégia de SEO, ou se é melhor buscar variações menos competitivas. Vamos detalhar melhor como decidir por trabalhar SEO com um termo ou outro.
Para determinar o quanto de tráfego em média seu site poderá receber estando nas primeiras posições, utilize ferramentas para pesquisar palavras-chave que apresentem o volume de buscas. Veja esse exemplo mais genérico, que apresenta o volume de buscas para alguns produtos:
Caso seu negócio seja mais regional, opte por ferramentas que permitam a segmentação dessas buscas por país, estado, cidade e cep, conheça o volume de interesse do público em determinadas regiões.
Para que um termo seja relevante para um trabalho de SEO, opte por utilizar os que apresentem 100 buscas mensais ou mais. É importante não se encantar com esses volume de buscas gigantescos como do exemplo, pois tais termos apresentam alta competitividade.
Aqui está o segredo do sucesso. Escolha trabalhar com termos que tenham competitividade de baixa a média, para manter altas suas chances de bom rankeamento. Sendo 'competitividade baixa' a melhor escolha, por motivos óbvios.
💡 Dica: termos long tail apresentam menor volume de buscas e menor competitividade, aumentando suas chances de rankeamento para termos específicos, e que indicam melhor qualificação do público.
A descrição completa de produtos é uma área muito importante tanto para a otimização orgânica, quanto para o visitantes da loja. Neste campo você pode inserir títulos, links internos, imagens, e atributos importantes para o SEO, assim como informações valiosas para seus potenciais cliente. Portanto, crie sempre descrições informativas, completas e originais.
Neste lugar você deve dar todas as referências que seu cliente precisa. Jamais deixe o cliente ir tirar suas dúvidas no concorrente.
Falando de SEO para e-commerce, o trabalho de otimização é realizado nas páginas de sua loja (produtos, categorias e páginas extras), para que seus produtos fiquem muito mais interessantes e relevantes aos olhos do Google (e também de outros motores de busca). Isso irá te trazer um grande número de acessos com tráfego qualificado e aumento considerável em suas vendas orgânicas.
Levando em consideração que já definimos o nome do produto, que de padrão deverá ser <H1>, dentro da descrição do produto é preciso explorar os demais títulos, seguindo sua ordem de relevância.
Vamos a mais alguns exemplos práticos.
E-commerce de Moda: você pode utilizar títulos como: Sugestões de uso para _Nome do Produto_ | O _Nome do Produto_ combina com ... | Ocasiões para utilizar seu _Nome do Produto_
E-commerce de alimentação e suplementos: Sugestões de consumo para _Nome do Produto_ | O _Nome do Produto_ fica uma delícia com ... | Combine seu _Nome do Produto_ com ...
E-commerce pet: O _Nome do Produto_ é indicado para ... | Motivos porque o _Nome do Produto_ cuida da saúde do seu pet
Esta técnica de SEO é ideal para você, lojista, que ainda não tem condições de investir grandes valores em estratégias de Marketing e em Links Patrocinados. Todo esse processo levará seu site a um crescimento exponencial na busca orgânica e resultará na dependência cada vez menor de estratégias onde se paga por clique para continuar vendendo.
Em meados de 2013, o Google anunciou uma mudança importante no sistema do Google Imagens, ocorreu que o Google implementou um botão de “Ver imagem’’. Se o usuário clicasse ali, era direcionado à URL da imagem em questão, ou seja, não necessita visitar seu site de origem.
Alguns meses após essa mudança, o tráfego geral de visitas pelo Google Imagem caiu muito. Entretanto, a empresa anunciou uma nova alteração que revertia a situação: agora não há mais botão “Ver imagem”, o que obriga os usuários a acessar os sites para encontrar a mídia em tamanho completo.
O resultado disso é um aumento geral de 37% de acessos pelo Google Imagens. Impressionante, não é mesmo? Com esse novo fluxo de pessoas sendo direcionados para sites, quem conseguir se destacar no Google Imagens poderá ganhar uma fonte adicional de tráfego.
Vamos as dicas!
Para o rankeamento de imagens, o primeiro elemento se inicia ainda no seu computador, e é anterior ao upload da imagem para seus servidores: o nome do arquivo das mesmas.
Para otimizar suas imagens para o Google, o nome do arquivo da imagem é essencial, para compreender textos e a relevância de certos conteúdos usando um algoritmo e dando valor às palavras-chaves.
Entretanto, ainda estão aprendendo a ler imagens. Aliás, pense um pouco nessa questão: como comunicar o conteúdo de uma imagem para um robô?
Por exemplo, imagine que um crawler vai ler o código HTML do seu novo conteúdo, que fala sobre os diferentes tipos de saias disponíveis no mercado.
Você seleciona uma bela imagem de uma saia longa para ilustrar o trecho que explica esse tipo de saia para o seu leitor. Porém, o nome do arquivo é “IMG438.png”. O que o crawler terá acesso é isso:
Isso já te mostra que não é uma informação muito útil para explicar o conteúdo da imagem que você utilizou no conteúdo. Nesse sentido, veja como ficaria o código se o arquivo fosse melhor nomeado:
Mesmo sem ver a imagem, conseguimos imaginar como ela é com um nome desses, não é mesmo?
Dessa forma, você facilita o entendimento para os algoritmos.
Algo que talvez você não saiba é que as legendas embaixo de imagens são lidas, em média, 300% mais do que o conteúdo do texto. Dá pra acreditar?
Isso significa que as legendas são fundamentais por gerarem oportunidades para engajar seus leitores. Mas também o Google.
O próprio buscador admite que faz uso das legendas para extrair informações e tentar compreender a imagem.
Mas calma, isso não significa que você deva inserir legendas em 100% das imagens nos seus conteúdos, porém deve utilizar esse recurso sempre que tentar rankear um arquivo visual em específico.
Todas (eu disse t-o-d-a-s) as imagens na Internet possuem um atributo ALT, que serve para descrever o conteúdo delas. Esse é o fator mais importante para fazer otimização de imagens de forma assertiva.
O alt text atua de modo a descrever o conteúdo da imagem em questão. Ele é útil, pois ajuda pessoas com deficiência visual a compreender o conteúdo, mas também são exibidos quando o navegador do usuário não consegue carregar o arquivo da imagem por algum motivo.
E ainda mais importante é que ele é, também, mais um dos fatores que o Google utiliza para tentar entender uma imagem e sua relevância para o usuário.
Na hora de escrever o conteúdo do atributo alt, é importante descrever o que está na imagem de forma objetiva e breve, preferencialmente usando a palavra-chave que queremos rankear (tome muito cuidado com os excessos). Veja um exemplo:
De acordo com o Google, um dos elementos essenciais de SEO para imagens é o contexto em que a imagem é utilizada. É importante que a figura seja adicionada ao seu artigo na parte em que ela é mais relevante. O motivo é que o algoritmo do Google utiliza o conteúdo dos parágrafos perto da imagem como contexto para compreender o conteúdo dela.
Nesse sentido, se você estiver falando sobre “saias longas para festas”, por exemplo, é interessante colocar uma foto de uma utilizando saia longa para contextualizar.
A plataforma de e-commerce Dooca utilizará um servidor de imagens que faz tratamento automático para comprimir ainda mais o tamanho das suas fotos, buscando aumentar a velocidade do carregamento da loja virtual.
Tais tags HTML são apresentadas nos resultados do motor de busca (SERP), exibem um resumo do conteúdos da página apresentando visualização para determinada pesquisa e, são importantes tanto para SEO quanto para compartilhamento social.
A Tag Title aparece no bloco de cabeçalho da página, deve conter a palavra-chave escolhida para ser trabalhada e não ultrapassar um limite de 70 caracteres.
Esse é o texto principal que descreve sua página online. Elementos como título tem sido considerados um dos elementos de SEO On-page mais importantes, aparecem em três locais principais: navegadores, as páginas de resultados de pesquisas e sites externos.
Importante: Garanta que a palavra-chave escolhida esteja presente nesse campo.
A meta tag Description é útil pois ela explica aos motores e aos próprios usuários que estão pesquisando, sobre o assunto da página. Uma descrição atraente pode motivar os usuários a clicar em seu site a partir da SERP, especialmente se a descrição inclui as palavras-chave que eles estavam procurando. Ela facilita o entendimento para o motor de busca.
Sua descrição não deve mais do que 170 caracteres (incluindo espaços).
A Descrição contribui para o aumento da taxa de clique sem seu site: quando se escreve uma boa descrição, isso não só ajuda a manter sua posição no Google, mas também ajuda a obter mais pessoas clicando no seu site e com maior qualidade. Uma descrição bem escrita não só informa aos usuários o que está em sua página, mas também os atrai para visitar o seu site. É como boa fachada. Sites com descrições pobres tem menos cliques e os motores de busca irão reclassificá-lo em favor de outros sites.
Para acessar esses campos entre no painel > catálogo > produtos, role a pagina até localizar os campos de SEO.
Veja que não falamos do campo 'Meta Keywords', mas nós não esquecemos dele, já o Google nem lê esse campo. Sim, é verdade. O Google não leva em consideração o campo de meta keywords já fazem alguns anos, então não precisa se preocupar com ele.
Não indicamos seu preenchido, mas se você insite, coloque apenas o nome do produto e pronto.
Quando o SEO é realizado corretamente, o desdobramento é um fluxo maior de pessoas em seu site. O SEO é responsável por fazer a ponte entre seu público e seu negócio. Ele ajuda a aumentar a exposição dos conteúdos, ampliando as chances de que eles recebam visitas.
Lembre-se: tão importante quanto chamar o usuário para o seu blog é garantir que ele esteja interessado no que você tem a oferecer.
O tráfego qualificado é desenhado pelos usuários que já possuem algum conhecimento sobre o que o seu negócio aborda. Diante disso, estão mais próximos de se tornarem clientes.
Com o SEO bem-feito, é possível conquistar exatamente seu público-alvo. Ao aparecer em posições elevadas em resultados de pesquisas específicas, o seu site se torna a resposta para a dúvida do usuário.
Aplique as técnicas de SEO em seue-commerce e nos conte nos comentários se funcionou. 😉
"A parceria na trajetória de sucesso teve início em 2018 e perdura até hoje. Eles focaram e entenderam os desafios do negócio. Superaram expectativas."
Helder Santos
Marketing Manager