O papel da linha editorial para planejar o seu blog
Saiba criar uma linha editorial para o sucesso do seu blog. Aprenda a planejar e organizar seu conteúdo para atrair e engajar sua audiência. Leia este artigo!
June 10, 2024
7 minutos
Analisando o cenário dos negócios online, poucas estratégias de marketing tiveram uma aderência tão grande nos últimos anos no mercado quanto as técnicas de SEO. E não diferente, o SEO para e-commerce está sendo cada vez mais explorado em todos os nichos.
As técnicas de SEO podem ser aplicadas tanto em e-commerces gigantes, como a SONY (internacional), quanto para e-commerces mais locais, como a SAAD (nacional). A popularização do SEO para e-commerce se dá pelo baixo custo e alto retorno (quando as técnicas são aplicadas corretamente).
Desde que o varejo é varejo, um dos fatores de sucesso mais importantes, é a visibilidade do negócio, uma vez que lojas com mais visitas tendem a vender mais.
Com a expansão do mercado digital, muitas empresas entraram no páreo brigando na internet pelos mesmos termos, fazendo com que o custo de campanhas por links patrocinados aumentassem e muito.
Com esse cenário sendo mais competitivo, faz com que os orçamentos não tenham uma boa performance da mesma maneira que antes. Ou seja, o mesmo valor investido, traz menos leads e conversões, já que o custo por clique é maior.
Para entender melhor as vantagens de fazer SEO para e-commerce, vou resumir da seguinte forma: quando seu orçamento no Google, Facebook e outros, acaba, você para de aparecer imediatamente. Quando você trabalha SEO, seu site só perderá visibilidade quando o concorrente fizer um trabalho melhor que o seu.
Se você já deu uma pesquisada sobre otimização interna e externa, deve saber que o esse trabalho é contínuo, precisando sempre ser aprimorado. A conquista pelos melhores posicionamentos nos resultados de pesquisa é acirrada, ainda mais quando se é de um nicho cuja competitividade é muito alta.
Quando nos referimos à plataformas de e-commerce, podemos afirmar sem medo que o sistema da VTEX veio para revolucionar a indústria e o mundo de lojistas virtuais. Trata-se de uma das soluções mais completas do mercado que abrange inúmeros aspectos tecnológicos, inclusive atende a diversos fatores de SEO, com uma capacidade de adaptação para atender as mais diversas exigências de seus clientes.
Essa é uma plataforma de E-commerce com excelente desenvoltura, que garante eficiência dos processos e da organização de dados do seu e-commerce. Especialmente se seu projeto for robusto e exigir muito da utilização e eficiência da plataforma, a VTEX é a indicação certa para o projeto.
Siga as melhores práticas e os Hacks de SEO para E-commerce VTEX que preparamos para você implementar agorinha!
A competição na internet está cada vez maior, por isso você deverá conquistar o clique do usuário, ao apresentar informações atraentes nos títulos e descrições de suas páginas. O foco dessa etapa é atingir e atrair visitantes que têm interesse real por seus produtos. Portanto, gerar meta tags bem direcionados, e otimizados são importantes quando falamos de atrair visitas relevantes ao negócio.
Faça títulos (tag titles) e descrições (meta tag description) únicos e distintos para cada página. Se atente aos limites de caracteres de cada campo, sendo título com no máximo 70 caracteres e descrição com no máximo 170 caracteres.
Dica: adicione a palavra-chave foco do produto logo no início das meta tags. No campo de description, é preciso apresentar informações irresistíveis com os diferenciais da loja ou do produto.
Exemplo: compra 100% segura, entrega expressa, parcele em até 2 cartões, feito 100% à mão, matéria prima natural, produtos cruelty free.
Além disso, os bots dos buscadores só conseguem pesquisar páginas que têm os elementos meta configurados. Esses rastreadores utilizarão tais dados para avaliar o quão relevante sua página é para determinada pesquisa. São estes elementos HTML que fornecem informações mais precisas aos robôs.
Não tem como você começar o trabalho de SEO sem compreender a importância das palavras-chave nesse trabalho. Uma ferramenta de pesquisa de palavras-chave agrega muito valor ao seu negócio, você pode melhorar e simplificar a pesquisa e análise de palavras-chave com a ferramenta de pesquisa de palavras-chave da WebPeak.
É muito importante que tais informações sejam adicionadas em seu site, pois elas ajudam os bots a compreenderem o conteúdo das páginas.
Não dá para vacilar em algo tão básico.
Podemos escrever um conteúdo exclusivo sobre esse item, mas a verdade é que não tem mistério sobre como utilizar esse recurso HTML.
Primeiro: seguir a ordem numérica dos títulos, ou seja, H1 é mais forte/relevante que H2. H2 é mais forte/relevante que H3, e assim por diante até o H6.
Segundo: considerando o H1 como o título mais forte e mais importante dentro da página, entenda que adicionar mais de UM título desse formato, poderá confundir os bots na hora de ler seu conteúdo e entender a autoridade dos termos dentro dele. Quando tudo se torna extremamente relevante, nada mais será relevante o suficiente.
Terceiro: a palavra-chave deve estar presente dentro dos títulos, mas sem exagero. Certifique-se que o conteúdo não seja repetitivo ou muito forçado.
Quarto: utilize títulos H2 para trazer mais informações relevantes do produto dentro de sua descrição. Exemplo:
<h2>Características do NOME DE PRODUTO</h2>
<h2>Sugestões de uso para NOME DE PRODUTO</h2>
Quinto: os títulos H3 podem ser utilizados para marcar o nome de produtos relacionados, e também em produtos que aparecem na listagem de categorias.
Em suma, encontre o equilíbrio e inclua os títulos de forma harmônica dentro das páginas de produtos, categorias, marcas, institucional, busca e filtros.
Pensando na otimização da página como um todo, a palavra-chave foco deve aparecer nos principais campos, como:
Se quiser verificar mais rápido como sua estrutura está, dentro da WebPeak você encontra o módulo ‘Análise de Landing Pages’, onde você poderá identificar quais os fatores que ainda estão ausentes.
Introduzir as melhores práticas de otimização interna fará toda a diferença no desempenho do seu site, e é por isso que vamos te mostrar um fator que possivelmente você está deixando passar despercebido: o Schema Markup.
Também conhecido como Rich Snippets ou Dados Estruturados, o Schema Markup é um vocabulário semântico de microdados, onde se adicionado ao HTML de seu site, poderá fornecer informações adicionais sobre sua página nos resultados de pesquisa.
O Schema Markup insere uma camada extra de dados ao seu conteúdo, dizendo aos mecanismos de busca mais detalhes sobre se o site trata-se de uma organização, uma pessoa, um lugar ou até mesmo um filme.
Esse formato foi criado através de um esforço colaborativo entre o Google, Bing, Yahoo e Yandex, os maiores buscadores do mundo.
Para entender como ele funciona, vou te dar um exemplo prático: se você tem um e-commerce com avaliações de seus produtos, pode ser evidente para um usuário que sua página é sobre um produto/bem - mas para um mecanismo de busca poderia ser confundido com uma página sobre matéria prima ou outro um conceito baseado no nome.
É aí que o Schema Markup entra, para facilitar os mecanismos de pesquisa a compreender que sua página de destino realmente estava falando sobre um produto. Você pode ir ainda mais além, fornecendo informações sobre disponibilidade, preços e comentários úteis para quem está pesquisando sobre, tudo diretamente nos resultados de pesquisa dos buscadores.
Para auxiliar na implantação do Schema Markup no site, o Google desenvolveu o Assistente de marcação de dados estruturados. Nele, o código HTML será criado automaticamente, então, é uma ótima opção para aqueles que não possuem conhecimento em programação. Então, o primeiro passo é começar a usá-lo.
Você já deve ter percebido que o SEO deve ser feito pensando em humanos e em robôs. Esse hack deve ser seguido em todos os tipos e tamanhos de sites. Ter URL’s amigáveis, determina que a sua página será de fácil identificação, uma vez que a url resume seu conteúdo.
Uma URL amigável, facilita o entendimento do conteúdo presente, antes mesmo de entrar na página, o que melhora a experiência do usuário e a leitura do bot.
Então devo alterar as URL’s das minhas páginas? Se elas estiverem com códigos de produtos, cores, algo que não seja de fácil leitura, sim.
Atenção!
Além de todos os fatores, uma questão CRÍTICA identificada pela ferramenta são os erros de links quebrados da loja e páginas 404 (not found). Esse é um problema bem comum em lojas e sites como um todo, pois é comum que páginas e produtos deixem de fazer parte do catálogo de vendas (seja por coleção ou peças exclusivas, por exemplo).
É preciso corrigir esse problema com prioridade, já que afeta diretamente a experiência do usuário. Portanto é preciso redirecionar a página antiga para uma nova página que tenha similaridade com a antiga.
Exemplo: um vestido que não irá voltar para estoque, deverá ser direcionado para a página da categoria, ou para página de marca, ou para a página de busca de produtos similares.
Dica: evite redirecionar uma mesma página diversas vezes, isso poderá causar um looping na URL e acusar excesso de redirecionamentos.
Um trabalho de UX para e-commerce é bem sucedido, quando passa despercebido pelo usuário. UX significa “experiência do usuário” ao pé da letra. Quando vamos para a prática, é um processo de criação e aprimoramento focado na usabilidade e acessibilidade do seu site.
Esse processo inclui adequação de layotus e páginas para todos os dispositivos, navegabilidade, facilidade de encontrar conteúdos, carregamento de informações, cores diferentes para botões e locais para acionar clique, entre outros.
Se você é dono ou administrador de um site, blog, e-commerce ou similar, você já deve ter passado em algum momento da sua carreira por situações que levam a crer que seu seu canal online precisa carregar mais rápido.
As pessoas gostam de sites rápidos, e os motores de busca também. Na verdade, o Google gosta tanto de sites rápidos que está se preparando agora está determinado a concentrar-se em sites bem ranqueados com base na sua experiência móvel e o tempo está correndo sobre as empresas para realmente se concentrarem em entregar os sites mais rápidos, tanto para desktop quanto mobile.
O tempo necessário para se executar um site por completo, a renderização varia de acordo com o tamanho do documento, dos estilos aplicados e, naturalmente, do dispositivo em que tudo isso é executado.
Quanto maior o documento, maior o trabalho a ser executado pelo navegador. Quanto mais complexos os estilos, mais tempo será necessário para a gravação (por exemplo, o "custo" da gravação de uma cor sólida é pequeno, enquanto que o cálculo e a renderização de uma sombra projetada têm "custo" muito maior).
Accelerated Mobile Pages é uma versão simplificada da web móvel que roda em uma versão reinventada da linguagem usada para criar páginas da web: HTML.
A AMP tem potencial para ajudar as marcas a acelerarem seus sites. O Google alega que há uma queda de 58% quando as páginas demoram 10 segundos ou mais para serem carregadas. Usando o AMP, no entanto, pode melhorar o tempo de carregamento de 15 a 85% nas versões mobile.
O AMP consegue isso tirando tudo o que é "extra" na página para que o site seja carregado mais rápido. Isso significa que os recursos, como os formulários de captura de leads e as seções de comentários na página, serão desativados. Use com cautela.
Dentro desses itens de velocidade e UX, podemos falar também das imagens e como utilizá-las da melhor forma. As imagens geralmente são as que mais contribuem para o tamanho da página, o que pode tornar o carregamento delas lento e caro.
Para organização de imagens, o primeiro elemento se inicia ainda no seu computador, e é anterior ao upload da imagem para seus servidores: o nome do arquivo.
Você seleciona uma bela imagem de uma saia longa para ilustrar o trecho que explica esse tipo de saia para o seu leitor. Porém, o nome do arquivo é “IMG438.png”. O que o crawler terá acesso é isso:
Isso já te mostra que não é uma informação muito útil para explicar o conteúdo da imagem que você utilizou no conteúdo. Nesse sentido, veja como ficaria o código se o arquivo fosse melhor nomeado:
Mesmo sem ver a imagem, conseguimos imaginar como ela é com um nome desses, não é mesmo? Dessa forma, você facilita o entendimento para os algoritmos.
Além do nome, fique atento a:
As imagens são uma importante fonte de informações sobre o conteúdo do seu site. Forneça ao Google detalhes adicionais sobre suas imagens, além de URLs que provavelmente não seriam encontradas, adicionando informações a um sitemap de imagem.
SEO é aquele arroz com feijão bem feito. Sem dúvidas, a base do trabalho de SEO não sofre muitas mudanças, já que uma boa arquitetura alinhada a um bom conteúdo, são a chave para uma boa saúde do site.
Para entender melhor, as métricas de sinais de usuário são aquelas que o Google tenta compreender o comportamento do usuário. Feito isso, é possível tomar decisões de classificação. Aqui, pode ser repetida a métrica de CTR, uma vez que ela cabe em Sinais de Usuário e em Landing Page, mas há outras que são novidades.
CTR (Click Through Rate) significa a taxa de clique que uma página recebe. Para elucidar melhor, é a relação entre impressões e cliques de uma página nos resultados de busca. O CTR é considerado um fator de rankeamento, menos significante, porém um deles.
Tempo de Permanência aponta quanto tempo um usuário passa em determinado site após clicar em um resultado orgânico. Assim como o CTR, é considerado um fator de rankeamento menor.
Para resumir, a Taxa de Rejeição traz dois significados:
Espero que com essas dicas agora você tenha ficado por dentro da importância das práticas de SEO para E-commerce. Coloque em prática e nos conte se funcionou.
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"A parceria na trajetória de sucesso teve início em 2018 e perdura até hoje. Eles focaram e entenderam os desafios do negócio. Superaram expectativas."
Helder Santos
Marketing Manager