O papel da linha editorial para planejar o seu blog
Saiba criar uma linha editorial para o sucesso do seu blog. Aprenda a planejar e organizar seu conteúdo para atrair e engajar sua audiência. Leia este artigo!
June 10, 2024
7 minutos
A Inteligência Artificial tem vindo a impactar cada vez mais todas as áreas: desde as viagens, passando pelos serviços de saúde e de segurança, até ao marketing digital.
É indispensável a utilização de IA para criar estratégias e soluções competitivas e permanecer na frente da corrida. É possível fazer com maior facilidade a ponte entre a análise de dados (em grandes quantidades) e a criação de uma forte estratégia, indo ao encontro dos desejos dos clientes e prevendo as suas ações.
Pode parecer um pouco confuso e talvez intrigante, mas sim, é possível a criação de conteúdo com IA, sem recorrer a um criador de conteúdo para esse efeito.
Como? Através de ferramentas como Wordsmith, softwares que processam e analisam milhares de documentos de forma a conseguirem criar o melhor conteúdo possível, ajustando-se ao estilo de escrita e regras/normas de cada empresa.
Ainda assim não é possível escrever todo o tipo de artigos, mas coisas relativamente mais curtas e simples como a descrição de um hotel, o resumo de um filme, relatórios de negócios ou até mesmo resumos de jogos desportivos.
Esta pode ser uma grande ajuda para marketer pois deste modo consegue poupar tempo e dinheiro no seu trabalho diário.
Um chatbot é um programa de IA que consegue simular conversas com os utilizadores, tentando ao máximo que a linguagem seja natural.
Assim, principalmente grandes empresas, podem predefinir respostas para as perguntas mais frequentes ou até guiar os utilizadores ao produto/serviço que pretendem. Captar a atenção nesta primeira fase pode ser crucial, daí a importância de uma conversa mais personalizada e não monótona!
Vantagens da sua utilização são a capacidade de enviarem várias respostas em simultâneo, o temperamento não se altera, a rapidez na resposta e claro a poupança em tempo e dinheiro, sendo que não é necessário o trabalho humano.
Já existem empresas que são especializadas em criar chatbots personalizados para cada empresa e mercado. Aqui na WebPeak desenvolvemos com a tecnologia da Zoho.
A marca (branding) é um dos fatores mais importantes para o marketing digital. Uma marca forte é meio caminho andado para o sucesso.
A força da IA veio ajudar a melhorar todos os aspetos da marca:
- A parte visual, ou seja, a identidade própria da marca: o logotipo. Nesta parte podemos ter uma grande ajuda de empresas como a Tailor Brands, especialistas na criação de logos
- Melhorar a estratégia: criando uma personalidade mais emergente com os utilizadores e diferenciando-se da concorrência, ajudar a perceber como falar com os utilizadores (se de uma forma mais ou menos formal e mais ou menos regular), qual o melhor conteúdo e onde e como partilhar esse conteúdo.
É cada vez mais difícil captar a atenção dos utilizadores quando se envia um email, na grande maioria dos casos nem sequer o abrimos com o pensamento de este ser spam ou mais um que foi enviado de igual forma para outras milhares de pessoas. A chave está em enviar emails personalizados e assim se ganha a atenção.
É nesta fase que a IA faz toda a diferença. Através da análise de quantidades enormes de dados é possível perceber os comportamento e preferências de cada utilizador, que tópicos mais gosta de ler e visualizar, a quantidade de tempo que fica em cada website e em que páginas e criar padrões para os mesmos.
Numa segunda fase, com toda esta informação, a IA consegue criar um email personalizado para cada um dos utilizadores, sejam eles 10, 1000 ou 10.000, captando assim mais facilmente a sua atenção e um elo de ligação maior.
A pesquisa por voz tem tido um aumento significativo principalmente através do telemóvel, daí a sua relevância. A pesquisa por voz evoluiu para reconhecimento de voz e mais atualmente para compreensão da voz.
- Conhecer o tipo de cliente e que dispositivo usam: informação em tempo real ajudam o marketer a perceber em que ocasiões mais utilizam a pesquisa por voz
- O foco deve ser nas long-tail keywords, ou seja, nas palavras chave mais completas e com mais detalhe, em vez de tentar simplificar
- Criar páginas com respostas às perguntas mais frequentes (que normalmente começam por quem, o quê, onde, quando, porquê ou como)
- Facilidade de utilização através do celular
A percepção dos comportamentos e padrões dos clientes foi revolucionada com a IA, pela rapidez e eficácia com que é feito.
Para construirmos um produto/serviço que vá ao encontro das necessidades, desejos e motivações dos clientes, primeiro deve ser feito o estudo do tipo de cliente que temos: criar uma persona.
Esta persona é criada através dos dados que possam ser analisados e que possam proporcionar uma melhor relação cliente-marca. Dados estes como:
- Interações com a página, em que parte passa mais tempo e para onde olha mais tempo
- Comunicações anteriores
- O que gosta de comprar
- O sexo e a idade
- Passatempos
A aplicação de Inteligência Artificial no marketing digital ainda está numa fase inicial, contudo é seguro dizer que é uma ferramenta com um enorme potencial e que os marketers devem começar a utilizar e adaptar ao seu trabalho, pois com o passar dos anos e com o surgimento de novas funcionalidades, a sua eficiência e eficácia vai ter ainda maior impacto.
Se há um momento exato para começar a trabalhar com IA é este o momento, devido ainda estar no início e portanto é mais fácil de acompanhar a evolução se já tivermos algum conhecimento de como funciona e/ou pode funcionar.
O mais importante é nunca baixar os braços e estarmos sempre dispostos a abraçar novos desafios e novos modos de pensar e trabalhar. A evolução faz parte da vida, e esta é uma nova realidade!
"A parceria na trajetória de sucesso teve início em 2018 e perdura até hoje. Eles focaram e entenderam os desafios do negócio. Superaram expectativas."
Helder Santos
Marketing Manager