O papel da linha editorial para planejar o seu blog
Saiba criar uma linha editorial para o sucesso do seu blog. Aprenda a planejar e organizar seu conteúdo para atrair e engajar sua audiência. Leia este artigo!
June 10, 2024
7 minutos
Procurando impulsionar seu SEO?
Experimente esta lista de técnicas de SEO acionáveis e fáceis de entender por tamanho. A maioria das listas de técnicas de SEO são bastante vagas, você certamente já deparou com ‘’incentivos’’ como:
Neste post, acabamos com a ambiguidade e focamos em algumas técnicas de SEO acionáveis que geram resultados, ou seja, podem aumentar o tráfego orgânico.
Boa leitura!
SEO não é apenas sobre classificação.
Digamos que você esteja em primeiro lugar para uma palavra-chave com milhares de pesquisas mensais. Você não obterá tráfego a menos que as pessoas realmente cliquem em sua página nos resultados da pesquisa.
É por isso que é importante otimizar para cliques. Mas como?
Duas coisas principais afetam sua taxa de cliques (CTR):
Estas são as duas tags HTML que aparecem nos resultados da pesquisa… e eles são tudo que você precisa ganhar para clicar.
Portanto, você precisa torná-los o mais atraentes possível:
Mas é o seguinte: não importa o quanto você tente fazer isso direito, as coisas nem sempre vão dar certo.
Às vezes, as pessoas simplesmente não clicam no seu site nos resultados da pesquisa. E aí está a oportunidade:
Links internos são backlinks de outras páginas no mesmo site. As palavras azuis nesta frase formam um link interno para nosso guia de texto âncora.
Por que eles são importantes? Porque eles ajudam o fluxo de “autoridade” em seu site.
Muitos também acreditam que as âncoras de links internos (as palavras clicáveis) influenciam os rankings do Google.
Agora, é importante notar que você deve ter uma boa estrutura de links internos para começar.
Aqui está como fazê-lo:
Para esse processo, vou supor que você já tenha uma lista de palavras-chave para as quais deseja classificar. Se você não tem isso, bem, eu recomendo conferir nosso guia básico de SEO.
Feito isso. Cole a lista na Ferramenta de Palavra-Chave da WebPeak. Isso informa onde você classifica cada palavra-chave em seu país de destino.
É importante observar que você não precisa colar todas as variações de palavras-chave aqui. Basta colar a palavra-chave de destino principal para cada uma de suas páginas e postagens.
Também vale a pena excluir seus rankings de recursos SERP, apenas para fornecer um conjunto de dados limpo para trabalhar.
Se conseguirmos aumentar a “autoridade” da página por meio de links internos, provavelmente aumentaremos os rankings para algumas dessas outras palavras-chave também… o que significa ainda mais tráfego!
Agora que temos uma página adequada para impulsionar, precisamos encontrar locais adequados para adicionar links internos a essa página. Existem uma maneira bem interessante de fazer isso.
Acesse o Google e pesquise site: seudomínio.com “página que você dejesa verificar”
Neste caso, poderíamos procurar site: webpeak.com.br/blog “seo para iniciantes”
Isso encontra todas as páginas do seu site que mencionam a frase em algum lugar da cópia. Em outras palavras, oportunidades de links internos contextuais.
Ao encontrar uma página que menciona a frase “SEO para iniciantes’’, parece que este seria um bom lugar para adicionar um link interno ao nosso conteúdo.
Backlinks nem sempre são fáceis de adquirir. Na verdade, raramente são.
Se você gastou tempo, esforço e possivelmente dinheiro duro construindo links, vale a pena garantir que eles não estejam apontando para páginas mortas. Esses links são efetivamente desperdiçados.
Para fazer isso, use o relatório para melhorar os links na Ferramenta Link Building WebPeak.
Este relatório mostrará páginas mortas com backlinks.
Por que esses são ruins? Simples. Páginas mortas não existem mais tecnicamente. Eles impedem que qualquer PageRank (autoridade) desses backlinks flua pelo seu site.
Felizmente, esses problemas são bastante simples de corrigir. Você também pode:
Construir links não é fácil, mas construir links para “páginas de dinheiro” pode parecer quase impossível.
Eles são um pesadelo quando se trata de link building. Contudo, a solução: use o “Método Intermediário”. Fica mais ou menos assim:
Na verdade, essa é uma estratégia de SEO que usamos na WebPeak para impulsionar nossas landing pages.
Há muitas maneiras de fazer isso, mas aqui está um ponto de partida simples:
Às vezes, o conteúdo que costumava ter um bom desempenho nos mecanismos de pesquisa deixa de fazê-lo.
A questão é: como você encontra postagens e páginas que provavelmente se beneficiarão de uma atualização de conteúdo?
Vamos enfrentá-lo, isso é algo que acontece ao longo do tempo.
Portanto, geralmente são postagens e páginas antigas que sofrem com quedas de tráfego.
Tente colocar uma página publicada há mais de seis meses no resultado de buscas e veja a posição da página quanto ao tráfego orgânico.
Se a posição não estiver boa, então está pronto para uma atualização.
Se você é um usuário do Google Analytics e prefere fazer isso de forma mais metódica, continue lendo. O que se segue é um método para encontrar essas páginas em escala.
Para começar, acesse o Google Analytics e navegue até o relatório de páginas de destino.
Google Analytics > Comportamento > Conteúdo do site > Landing Pages
Em seguida, defina seu período para os 12 meses completos mais recentes (por exemplo, 1º de janeiro de 2022 a 31 de dezembro de 2022), filtre apenas tráfego orgânico e adicione “mês” como uma dimensão secundária.
Também vale a pena excluir URLs indesejados usando o filtro de exclusão embutido no Google Analytics. Por exemplo, antes de exportar meu relatório, excluí URLs contendo “?”, “/autor/” e “/categoria/”.
Sempre investigue os motivos por trás de qualquer queda de tráfego antes de reescrever ou atualizar o conteúdo.
O que isso faz é comparar como o tráfego orgânico do mês passado para cada página se compara ao seu melhor mês. Os resultados são então classificados em ordem decrescente, com as maiores quedas de tráfego primeiro.
Às vezes, as pessoas mencionam sua empresa on-line sem vincular a você.
Menções desvinculadas podem ocorrer por vários motivos. Mas, na maioria das vezes, eu diria que se trata de esquecimento e não de malícia.
Pode ser frustrante de qualquer maneira. Felizmente, há uma solução simples:
Observe que a maioria dos links criados usando essa tática serão links da página inicial. Contanto que você tenha uma boa estrutura de links internos, isso é uma coisa boa. Parte da “autoridade” desses links fluirá para suas outras páginas.
Volte uma vez por mês e filtre as páginas adicionadas nos últimos 30 dias para um fluxo constante de novas oportunidades.
A maioria dos sites tem algumas páginas mortas, incluindo seus concorrentes.
E se as páginas mortas de seus concorrentes forem relevantes (ou pelo menos semi-relevantes) para o seu negócio e tiverem backlinks, há espaço para ganhar esses backlinks para você.
Explicarei como isso funciona à medida que avançamos, mas primeiro precisamos encontrar uma maneira de encontrar as páginas mortas de nossos concorrentes.
Para isso, podemos usar o relatório de Backlinks da WebPeak.
Veja a lista de URLs e veja se alguma é relevante/semi-relevante para o seu negócio.
A questão é: porque a página está morta, 29 pessoas agora estão linkando para nada além de uma página de erro.
Então vamos ver se temos algo parecido no blog que possa servir como um substituto relevante para esses links mortos.
Quer saber se o texto está otimizado antes mesmo de postar? Você está no lugar certo. A WebPeak desenvolveu este recurso que permitirá analisar e adaptar o conteúdo, de forma que fique mais otimizado e qualificado para os buscadores.
Mais que um assistente de conteúdo, essa tecnologia permite a otimização de postagens para blog, reviews, artigos longos ou notícias, garantindo que seu conteúdo terá muita qualidade técnica, atendendo à pelo menos 17 requisitos diferentes das melhores práticas do marketing de conteúdo.
Com a juda do nosso auditor você garante que seus conteúdos terão a máxima qualidade, atingindo os melhores padrões da internet. Alcance seu público-alvo de forma certeira e inteligente!
Para concluir, quando o assunto são as técnicas de SEO para aumentar o tráfego orgânico as expectativas são abundantes. Este post lista apenas algumas das muitas táticas que você pode usar para aumentar o tráfego orgânico.
Ainda assim, minha esperança é que eles sejam acionáveis e simples o suficiente, mesmo para quem é novo em SEO.
Gostou do conteúdo? Conheça nossos planos e continue acompanhando o blog para mais dicas.
"A parceria na trajetória de sucesso teve início em 2018 e perdura até hoje. Eles focaram e entenderam os desafios do negócio. Superaram expectativas."
Helder Santos
Marketing Manager