O papel da linha editorial para planejar o seu blog
Saiba criar uma linha editorial para o sucesso do seu blog. Aprenda a planejar e organizar seu conteúdo para atrair e engajar sua audiência. Leia este artigo!
June 10, 2024
7 minutos
Dezembro é um mês turbulento para o comércio como um todo, mas ele pode ser muito rentável para o seu negócio decolar. Então, por que não se preparar para essa data?
Não espere mais para começar suas campanhas de marketing para a época de festas. Crie estratégias poderosas de marketing digital, incluindo o SEO, que é um grande aliado de seus negócios.
Confira o nosso Guia de SEO!
Confira neste post como fazer um ótimo trabalho de SEO para aumentar as vendas do Natal!
Tendo em vista como o natal (e a época de fim de ano) pode ser bastante desafiadora para os comerciantes, trouxemos algumas dicas que podem ser úteis para o seu planejamento. Confira a seguir!
Embora a maioria dos sites faça mudanças estéticas para a temporada de festas, poucos se preocupam com conteúdo escrito do site. Nessa época do ano, as pessoas estão à procura de informações específicas, como “o perfume perfeito para namorada” ou “o brinquedo perfeito para crianças”.
Portanto, escrever um conteúdo SEO-friendly, que fornece esse tipo de informação, levará a mais tráfego para o site. Para que o post se classifique bem nos resultados de pesquisa, é melhor começar a publicar agora, assim os bots poderão rastrear as páginas.
Se você já acompanha as métricas de seu e-commerce pelo Google Analytics, vá em Fontes de tráfego > Fontes > Pesquisa > Pesquisa Orgânica.
Em seguida, clique na guia e-Commerce. Ela lhe dará o número total de vendas de SEO que você teve nos últimos 30 dias. Abaixo do resumo de busca orgânica, você encontrará uma lista de todas as palavras-chave que lhe enviaram tráfego, dentro desse período.
Se você clicar na parte superior da guia de receita, isso vai ordenar a lista por palavras-chave que enviaram a maior receita para você. Uma vez que você já sabe quais são as palavras-chave, você pode pesquisar o volume de tráfego de busca orgânica delas.
Em seguida, foque em otimizar o seu conteúdo para essas palavras-chave. É a maneira mais rápida de aumentar as vendas da sua loja virtual com SEO. Quanto maior for sua quota de tráfego, maior a chance de você efetivar vendas.
Enquanto estiver no Google Analytics olhando para os seus dados SEO, clique na guia taxa de conversão. Isso classificará os dados pela maior taxa de conversão e lhe dará uma lista de palavras-chave que você enviaram a menor quantidade de tráfego para obter essas vendas.
A sua melhor oportunidade é encontrar palavras-chave que enviaram transações múltiplas de vendas. A taxa de conversão será menor que 100%, mas isso pode ajudá-lo a identificar uma lacuna para trabalhar no aumento da posição dessa palavra-chave.
Se você tiver muitas palavras-chave para escolher, priorize a otimização dos produtos com mais pedidos ou com margem mais elevada, para garantir o maior volume de vendas do Natal.
Você pode achar que está muito bem rankeado no Google, quando na verdade não está. Para aumentar as vendas do Natal, você precisa saber exatamente sua classificação, a fim de aprimorar seus esforços de SEO.
Uma ótima ferramenta para fazer isso é a WebPeak, a plataforma de SEO mais completa do Brasil. Além de ótimos recursos e informações úteis, a solução mostra sua classificação exata no Google. A grande vantagem disso é que, geralmente, há palavras-chave que você nem sabia que estava classificando para.
Se você prefere uma plataforma mais tradicional, o Google Webmaster Tools pode ser útil. Ele pode ser integrado em sua conta do Google Analytics, para que possa obter rapidamente relatórios e fazer uma análise eficaz.
Muitos comerciantes ignoram esses 160 caracteres que aparecem abaixo da tag título nos resultados da pesquisa.
Esses pequenos pedaços de texto precisam ser cuidadosamente escritos. Inclua variações de palavras-chave e um breve resumo do conteúdo. Isso atrairá o usuário a clicar em seu site, independente da posição em que você classificar.
Os motores de busca retornam resultados correspondentes à consulta de palavra-chave, mas os classifica com base na autoridade. Quanto maior a autoridade, melhor a posição.
Se você quer aumentar as vendas do Natal com SEO, você precisa começar a construir sua autoridade. A melhor maneira de fazer isso é criar um blog para o seu e-commerce. Você pode postar atualizações de novos produtos, análises, conselhos de como usá-los ou novidades no setor.
Um blog lhe dá uma enorme flexibilidade para construir links para seu próprio produto. Crie conteúdo relevante e poste com regularidade. O seu público-alvo ficará cada vez mais interessado, assinando a newsletter do seu blog e até mesmo enviando para conhecidos. Isso vai aumentar o reconhecimento da marca e construir autoridade ao mesmo tempo.
Você também pode usar seu blog como uma plataforma de divulgação para influenciadores do seu nicho. Considere usar guest posts para aumentar o reconhecimento no mercado.
Se você quer aumentar as vendas do Natal, você precisa ter certeza de que seu site funciona bem em todos os dispositivos móveis. Nos últimos anos, o mobile tem ultrapassado o desktop em volumes de busca. Se você está alvejando pessoas que estão começando a pesquisar ou comprar ativamente, ser mobile friendly vai ser um fator enorme.
Escolha um design responsivo e otimize seu conteúdo, de forma que ele funcione bem em todos os dispositivos móveis. Se você executar o WordPress, existem temas sensíveis e frameworks que funcionam melhor para mobile. Além disso, existem plugins que permitem que você faça o seu site mobile friendly em instantes.
Leia também: A importância do Web Mobile para E-commerce
Embora a pesquisa nos motores de busca dê as respostas, as mídias sociais é que cativam os compradores. Os potenciais clientes esperam que você esteja presente nas redes sociais e, mais do que isso, que lhes dê uma razão para segui-lo.
Ofertas especiais, cupons e atendimento ao cliente são exemplos de recursos que influenciam na decisão de compra. Esteja ativo e responda às perguntas com precisão e rapidez.
A característica mais evidente das mídias sociais é o engajamento. Entenda seus clientes e forneça conteúdo útil, que realmente os ajudem a alcançar seus objetivos e esteja lá para apoiá-los durante o processo.
As mídias sociais são ótimas para aumentar as vendas do Natal, porque oferecem opções de publicidade poderosas. O Facebook, por exemplo, oferece uma variedade de opções de segmentação demográfica, que lhe permite alcançar os clientes potenciais na hora certa, com o conteúdo certo.
A estratégia de SEO adotada é o que vai realmente definir o seu sucesso durante o Natal. Compreender seus clientes é crucial para que os seus esforços de marketing surtam efeito. Você pode orientá-los com mais precisão e criar anúncios personalizados.
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"A parceria na trajetória de sucesso teve início em 2018 e perdura até hoje. Eles focaram e entenderam os desafios do negócio. Superaram expectativas."
Helder Santos
Marketing Manager