7 minutos

A incrível seleção do SEM e SEO

Conheça a Incrível seleção do SEM e SEO e como trabalhar as Estratégias de Marketing! Acompanhe as tendências do mercado.
A incrível seleção do SEM e SEO
Escrito por
Mônica De Paula
Publicação
28/2/2024

Ao citar estratégias que têm como objetivo melhorar a visibilidade das empresas no ambiente digital, é impossível não citar o SEO, Search Engine Optimization, e SEM, Search Engine Marketing. Ambas são usadas de forma complementar, uma vez que são igualmente importantes. No entanto, existem similaridades e diferenças importantes para conhecer, e você entenderá isso a seguir! Boa leitura.

Mas primeiro confira o nosso Guia de SEO!

Você sabe o que é SEO e SEM?

O SEO ou Search Engine Optimization (Otimização dos Mecanismos de Busca) nada mais é do que o processo de maximizar o número de visitantes de um determinado site, garantindo que ele apareça no topo da lista de resultados gerados por um mecanismo de busca.

A indústria de SEO está mudando continuamente devido às frequentes mudanças feitas para o algoritmo do Google. No entanto,há um aspecto de SEO que permanece constante: ele é composto de atividades on-page (na página) e off-page (fora da página).

De um lado, temos as atividades On-Page, que são as seguintes:

  • Incorporar palavras-chave fluidas nos títulos, subtítulos, legendas de imagens e textos alternativos.
  • Posts da página escritos e otimizados com qualidade.
  • Código limpo e formatação de URLS.
  • Velocidade de carregamento da página otimizada.
  • Integração de compartilhamento social dentro do seu conteúdo.

Em contrapartida, ainda existem as atividades Off-Page, como:

  • Ter um backlink natural, isto é, ter outros site confiáveis que indiquem ou redirecionem para o seu site.
  • Sinais de compartilhamento nas redes sociais.
Entenda O que é SEO e seus fatores mais importantes em nosso Guia Enterprise de SEO!

Além do SEO, também temos o SEM, ou Marketing de Mecanismos de Busca. Essa é uma forma de marketing que usa a internet, envolvendo a promoção de websites, aumentando a sua visibilidade em busca de páginas de resultados, através da otimização e publicidade.

O SEM inclui o uso de pesquisas pagas, tais como o pagamento por clique (PPC) anúncios e propagandas. Na maioria das vezes, SEM inclui estritamente campanhas e atividades de PPC, mas podem incluir técnicas de SEO também.

Qual a diferença entre SEM e SEO?

A principal diferença entre esses dois termos é que o SEO é simplesmente um componente do SEM. É importante notar que você nunca deve usar os termos SEM e SEO de forma intercambiável, porque, apesar de trabalharem lado a lado, eles não são a mesma coisa.

Por exemplo, a otimização dos mecanismos de busca ou SEO, como é comumente referido, é essencial, porque os usuários são mais propensos a escolher uma das cinco primeiras sugestões na página de resultados.

O bom uso das técnicas de SEO pode melhorar a experiência do usuário e a usabilidade de um site, bem como fazer os usuários promoverem sua marca nas mídias sociais.

Sendo assim, o SEO pode colocá-lo à frente da concorrência. Se dois sites estão vendendo a mesma coisa, o site otimizado é mais propenso a ter mais clientes e fazer mais vendas.

Porém, o SEM também útil nessa estratégia, uma vez que é considerado a fonte mais importante de tráfego na Internet, pois é um tráfego visado, isto é, direcionado para um público específico.

A maioria das pessoas utiliza mecanismos de busca online para encontrar a solução para algum problema. Ao clicar em um site a partir dos resultados de pesquisa, ou clicar em um anúncio, elas se tornam mais clientes em potencial para aquele determinado produto ou serviço.

A relevância dos sites e anúncios exibidos faz com que o tráfego de SEM seja mais valioso do que qualquer outro. O Facebook e o Twitter estão tentando otimizar suas plataformas de publicidade para atingir o tráfego-alvo, mas ele ainda vem diretamente dos mecanismos de busca.

Perigos e despesas imprevistas na seleção do SEM e SEO

A incrível seleção do SEM e SEO

Manter-se no topo dos resultados dos mecanismos de busca pode ser uma empreitada cara. O Google e seus concorrentes atualizam constantemente os algoritmos, que são os cálculos que impulsionam os mecanismos, e uma pequena alteração pode colocar cinco ou dez páginas abaixo nas listagens.

Geralmente, essas mudanças no algoritmo espelham o comportamento do usuário e um SEO de qualidade requer um webmaster qualificado, que esteja atento às necessidades e desejos dos usuários no mercado atual.

Despesas imprevistas também podem surgir, caso determinadas palavras-chave que conduzem regularmente o tráfego para o seu site, através de resultados patrocinados, tornem-se populares.

O Google, o Bing e motores de buscas semelhantes dependem de uma estratégia de licitação ou seja, as empresas que pagam mais para aparecer e receber cliques ganham mais exposição.

Escolher entre SEO x SEM, ou incorporar elementos dos dois, é um ato de equilíbrio enigmático para muitas pequenas empresas. Compreender como eles podem beneficiar suas campanhas de marketing, e que perigos potenciais existem é o primeiro passo para a criação de um impulso coeso.

Como escolher uma agência de SEM?

Quando for escolher uma agência para realizar suas campanhas de marketing, considere como os princípios da agência e a sua própria cultura corporativa se aliam. Se você pretende trabalhar em conjunto e criar uma parceria prolífica, é importante que você confie que sua empresa, marca e conversões estão em boas mãos.

Nem todas as agências têm especialistas em cada categoria (marketing de conteúdo, mídias sociais, SEO, SEM etc.), portanto, encontrar uma agência especializada que ofereça os serviços que você espera, e até mesmo oferecer serviços adicionais, é essencial.

Se a agência contratada divide o trabalho entre equipes de vendas voltadas para os clientes e equipes de operações internas, você nunca terá uma pessoa específica com quem se comunicar e acompanhar o desempenho de sua conta.

a) Transparência: Você precisa ter certa compreensão das estratégias a serem utilizadas para otimizar o seu site, para garantir que a agência não está escondendo algo ou te enganando.

b) Automação: Dependendo do tamanho de sua empresa, a automação pode ser um recurso exagerado e caro, inclusive prejudicial em alguns casos. Se você detém uma marca global, com potencial para centenas de milhares de palavras-chave, você deve procurar uma agência que trabalhe com ferramentas automatizadas, a fim de gerir eficazmente uma conta desse porte.

c) Relatórios: Mais importante do que ter gráficos elegantes, logotipos personalizados ou métricas únicas mensuradas, é ter alguém disposto e capaz a elaborar relatórios, bem como explicá-los para você (o que significam, como melhorá-las etc.).

d) Otimização: Antes de contratar uma agência, pergunte como funciona o processo de otimização deles e quanto tempo eles gastam em cada uma das contas, uma vez que elas são construídas.

e) Honorários: Há uma série de maneiras diferentes de abordar o processo de faturamento para serviços de SEM. Pode ser por taxa de instalação, taxa por hora, em custo por conversão ou como porcentagem das vendas para e-commerce.

Se você não está feliz com a estrutura de faturamento, tente negociar. A agência pode estar disposta a trabalhar com você ou estabelecer um compromisso baseado nas suas necessidades.

Como escolher uma agência de SEO?

diferença entre SEM e SEO

Antes de conhecer quais fatores levar em conta antes de contratar uma agência de SEO, tenha em mente que existem diferentes tipos de SEO, entre eles:

  • Consultores Individuais de SEO: São profissionais freelancers que oferecem serviços de SEO.
  • Companhias/Agências de SEO: Essas companhias têm times de SEOs e padronizam a maior parte do processo. Geralmente trabalham com negócios de porte razoável, com orçamento de pelo menos algumas centenas de reais por mês para SEO.
  • SEO interno: Se o seu empreendimento é muito grande ou está crescendo rapidamente, faz mais sentido contratar um profissional ou time de SEO interno. Você pode começar contratando um consultor de SEO e, com ele, montar um time e uma estratégia inicial para o seu negócio.

a) Como você vai melhorar minha classificação nos mecanismos de busca?

Você não obterá nenhum resultado significante sem uma estratégia séria de SEO. Se você optar por táticas aleatórias, terá alguns resultados esporádicos, mas nunca terá um tráfego consistente e crescente. Certifique-se de que a pessoa ou empresa que você está contratando tenha um plano sólido para você.

b) Como você vai me manter informado das mudanças que fizer no meu site?

Um bom profissional de SEO enviará relatórios regularmente. A frequência habitual é de um relatório por mês, geralmente no final desse, porém algumas empresas enviam semanalmente.

Se você contratar uma equipe de SEO interna, os riscos serão minimizados. A consequência é que as mudanças serão feitas mais lentamente e é preciso garantir a existência de um canal de comunicação livre e claro, entre o contratante e o contratado. Se algo der errado, você precisa saber exatamente o que causou.

c) Clientes antigos e seus resultados

Contratar uma empresa de SEO é como comprar qualquer outra coisa. Você quer ouvir as críticas, testemunhos, referências e conhecer os clientes anteriores.

Não espere que a empresa entregue todo o seu mailing, mas eles devem citar, minimamente, 2 a 3 grandes clientes e serem capazes de explicar facilmente os resultados obtidos.

Se eles não puderem te dar nenhum exemplo de clientes com negócios legítimos, isto é um grande sinal de aviso. Ou eles não foram capazes de conquistar e entregar resultados para grandes clientes no passado, ou eles não têm a experiência necessária para aquele nível de SEO.

d) Com que tipos de SEO você trabalha?

SEO Técnico envolve todos os aspectos dos bastidores dos mecanismos de pesquisas. Encontrar e abordar os erros nos rastreadores da web, páginas como erro 404, bem como redirecionar problemas e avaliar a navegação do site são elementos desse tipo de SEO.

SEO On-Page trata dos aspectos que tangem o conteúdo do site e quão bem otimizado com palavras-chave ele está, a fim de promover uma boa experiência para o usuário.

Já o SEO Off-Page diz respeito principalmente aos Inbound Links, isto é, outros sites que linkam para o seu site.

Sempre cuide de sua presença na Internet e busque maximizar seus resultados. Além de ser o meio de divulgação mais barato, com a mídia online é possível mensurar todos os resultados e conversões. ;)

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Até a próxima!

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Helder Santos

Marketing Manager