O papel da linha editorial para planejar o seu blog
Saiba criar uma linha editorial para o sucesso do seu blog. Aprenda a planejar e organizar seu conteúdo para atrair e engajar sua audiência. Leia este artigo!
June 10, 2024
7 minutos
Com o setor de comércio eletrônico se tornando cada vez mais competitivo, os consumidores passam a esperar um certo nível de qualidade de uma loja online quando a visitam.
Além do aspecto visual e das estratégias de marketing (como SEO), a plataforma de e-commerce que hospeda sua loja deve ser estável. Entenda neste artigo como a instabilidade da plataforma afeta diretamente as vendas.
Vamos lá!
A instabilidade da plataforma virtual pode afetar as suas vendas de diversas maneiras. Trouxemos 7 exemplos para você conferir como isso funciona na prática!
Tempo é dinheiro, especialmente para as plataformas de e-commerce. Quando um visitante clica em “comprar”, seu site precisa responder rapidamente e entregar o conteúdo.
Em 2006, o tempo médio que um comprador online esperava as páginas carregarem era de 8 segundos. Em 2010, esse número caiu para 2 segundos. Atualmente, o Google estabeleceu como parâmetro 500 milissegundos.
Se o seu site não carregar, o visitante simplesmente irá clicar no link do concorrente - e talvez nunca mais volte. Isso pode afetar diretamente suas vendas e, consequentemente, em seu potencial de gerar receitas.
As páginas lentas reduzem a credibilidade e a qualidade percebidas. Tente manter seus tempos de carregamento de páginas abaixo de limiares de atenção toleráveis. Assim, os usuários experimentarão menos frustração e estados de fluxo mais profundos.
Isso irá conduzi-los a uma maior conversão e menores taxas de evasão. Retenha os clientes e os transforme em fãs.
Um site responsivo é aquele muda com base nas necessidades dos usuários e do dispositivo em que está sendo visualizado. Geralmente, o texto e as imagens mudam de um layout de três colunas para uma exibição em uma única coluna.
Imagens desnecessárias são ocultadas para que não interfiram ou compitam com as informações mais importantes na exibição mobile. Os principais recursos de um site responsivo são:
O design responsivo, também conhecido como mobile-friendly, é um requisito para os lojistas desde2017. Pior do que não ter essa característica no seu site é tê-la de maneira instável.
Isso pode causar irritação e nervosismo, de forma que o usuário nunca sabe se conseguirá concluir ou não uma compra. Essa ansiedade prolongada pode fazer com que o usuário opte por seu concorrente em um piscar de olhos.
Um dos motivos para instabilidade de plataformas de e-commerce é a má distribuição de conteúdo. Usar uma rede de distribuição de conteúdo ajuda a acelerar carregamentos de página lentos.
Com essa estratégia, quando um conteúdo é exibido para um usuário pela primeira vez a um usuário, uma cópia dele é armazenada em servidores de borda geograficamente mais próximos desse usuário.
As solicitações subsequentes usam a cópia armazenada, resultando em um tempo de carregamento mais rápido. Hospedar landing pages o ou outras páginas estáticas com tráfego intenso na rede de distribuição de conteúdo ajuda a manter uma presença consistente.
Usar essa tática afetará diretamente e positivamente as vendas de sua plataforma de e-commerce.
Apesar de seus melhores esforços de planejamento, seu site ainda pode experimentar picos fora da capacidade de pico planejada. Um site normalmente pode ser executado em dois servidores e, ocasionalmente, picos de tráfego exigem um terceiro servidor.
Se esse pico for previsível, sua equipe pode planejar com antecedência e provisionar o servidor extra, a fim de evitar quaisquer instabilidades na plataforma de e-commerce. Também é possível desativá-lo quando não for mais necessário.
Se esse pico for imprevisível, você pode ser forçado a manter um terceiro servidor para cobrir o pico quando ou se isso acontecer. Com uma ferramenta de dimensionamento automático, você não precisa disso.
Ao definir tráfego, desempenho ou outras variáveis, o terceiro servidor é iniciado somente quando necessário e automaticamente desativado quando os parâmetros de inicialização diminuem.
Dessa forma, as vendas de sua loja online não sofrerão impactos negativos em virtude da instabilidade da plataforma.
Uma vez que o cliente tenha decidido o que comprar, eles não estão interessados em gastar muito tempo nos pagamentos. Uma página de checkout rápida e fácil de navegar é algo que a maioria dos compradores on-line deseja.
Imagine o desastre que é ter uma página de check-out devagar ou, pior ainda, instável. O cliente passa a se sentir inseguro e até mesmo abandona a compra. Isso afeta diretamente suas vendas, portanto esteja atento.
Assim como o resto do site, o layout da tela de check-out deve ser simples e não deve exigir que o cliente insira um monte de detalhes frustrantes inúmeras vezes. De acordo com especialistas, a simplicidade de uma página de pagamento contribui para cerca de 20% das conversões e também determina se o cliente irá retornar ao seu site ou não.
A maioria das pessoas não sabe realmente quanto algo vale. A única maneira que um lojista pode provocar isso é através da incitação, isto é, brincar com a própria intuição do visitante. Em alguns casos, você vai encontrar consumidores dispostos a pagar mais por um produto exatamente igual, se houver benefícios secundários.
A instabilidade afeta completamente a percepção de valor, tanto dos produtos como de sua marca. Pense na seguinte situação: você entra em uma loja desconhecida e nota que há problemas com a iluminação. As luzes apagam de repente e ninguém parece se preocupar em arrumar.
Você voltaria? Provavelmente não. A mesma coisa acontece em lojas virtuais; quando algo parece desajustado, por mais que o cliente não saiba especificar o que, sua percepção de valor diminui.
Isto afeta diretamente suas vendas e, assim como os outros fatores mencionados neste artigo, fará com que seus concorrentes ganhe seus clientes sem esforço.
Ter um site estável é um pré-requisito para construir credibilidade online. Além de impactar suas receitas, a instabilidade pode afetar diversas áreas de seu negócio. Cuide para que esse elemento esteja sob controle e faça o possível para reparar erros o quanto antes.
Assine nossa newsletter para não perder nenhuma novidade.
Até a próxima!
"A parceria na trajetória de sucesso teve início em 2018 e perdura até hoje. Eles focaram e entenderam os desafios do negócio. Superaram expectativas."
Helder Santos
Marketing Manager