O papel da linha editorial para planejar o seu blog
Saiba criar uma linha editorial para o sucesso do seu blog. Aprenda a planejar e organizar seu conteúdo para atrair e engajar sua audiência. Leia este artigo!
June 10, 2024
7 minutos
Ser encontrado por seus clientes nos buscadores é o objetivo da maioria dos gestores. Isso porque, através desse encontro, a sua marca ganha uma maior confiança frente aos consumidores e pode aumentar a taxa de conversão em vendas.
O que acontece é que às vezes isso pode custar um pouco mais do que o esperado, e alguns empreendedores simplesmente não querem pagar por isso, ou apenas não podem pagar para obter uma posição privilegiada no Google. Nesse caso, as técnicas de SEO cabem super bem, que nada mais é que otimização para mecanismos de busca. Você pode subir consideravelmente a posição de seu site, sem pagar para o Google.
Desenvolvemos este conteúdo com as melhores técnicas de SEO para você subir de posições no Google!
Vamos lá! :)
Confira o nosso Guia de SEO antes de ler este conteúdo!
O primeiro passo para a aplicação com sucesso das técnicas de SEO é compreender qual o público alvo do site que busca atingir vendas. O marketing digital perpassa por saber para quem está sendo direcionado a oferta. Do contrário, existe uma grande chance de obscuridade, não clareza de suas ações, ou até mesmo aquela famosa ‘’dança no escuro’’, que te impede de enxergar as metas estabelecidas com clareza.
Aplicar as melhores técnicas de SEO envolve considerar este pertinente primeiro passo: conhecer o público alvo. Os visitantes de um site devem gostar daquilo que estão vendo, devem se sentir atraídos, seguros para comprar. Para além de visitas, é ainda melhor a finalização de compras, e mais ainda: a fidelização de clientes.
A ideia é que quem visita um site deve ficar muito tempo nele, se isso ocorre, há grande chance de uma volta posterior. A regra é simples, quanto mais pessoas gostarem do site, mais o Google irá gostar. O Google acompanha essa métrica.
Leia também: Porque o SEO te ajuda a vender nos marketplaces?
1º Melhor técnica de SEO: Palavras-chave
As palavras-chave são os termos que o Google utiliza para encontrar alguns resultados na web. De um jeito simples, essas palavras são como um índice para o Google encontrar sua página e ver se o site tem mesmo relevância para aquela busca.
O ideal é que estas palavras estejam muito bem colocadas, distribuídas de forma eficaz e natural em todo conteúdo. Coloque-as no título, nas descrições, e em locais que irão garantir o fácil acesso ao que você está impulsionando.
2º Melhor técnica de SEO: Relevância do conteúdo
Produzir conteúdos envolve atenção ao que é colocado no site. O Google consegue fazer a análise de relevância através de originalidade do conteúdo, tamanho do material escrito, e qual a ligação do texto com as palavras-chaves.
A escolha de palavras-chave a partir de ferramentas de palavras-chave, como a Ferramenta de palavra-chave da WebPeak (continue lendo que falaremos mais sobre esta ferramenta abaixo), é uma excelente opção para produção de conteúdos originais e possíveis de bom ranqueamento. Dessa forma ficará fácil trazer seu primeiro pedido :)
3º Melhor técnica de SEO: Link Building
O Google também leva em consideração os links que sua página possui. Basicamente, contam os links internos e externos.
Os links internos são aqueles usados dentro do seu post, fazendo referências a outros conteúdos do seu próprio endereço. Por outro lado, os links externos são quando outras páginas fazem referência ao seu conteúdo.
4º Melhor técnica de SEO: Experiência do usuário
Outro ponto importante é a experiência do usuário em seu site. O SEO possibilita que organize seu site também levando em consideração:
1. Tempo de carregamento da página;
2. Design que facilita a interação;
3. Adaptação de site para mobile;
4. Códigos limpos.
As técnicas de SEO que garantem a melhor experiência para o usuário podem ser desenvolvidas a partir de sua atenção na criação de landing pages otimizadas, site responsivo e otimizado para dispositivos móveis, por exemplo.
‘’SEO completo em um único lugar’’ é a frase que define a WebPeak perfeitamente! Diante de tudo o que conhecemos no marketing digital, a WebPeak possui diferenciais importantes, sobretudo no campo de SEO.
Agrega um conjunto de ferramentas de SEO que são indispensáveis para seu negócio, todas elas em um único lugar, ou seja, aquele caminho tortuoso de procurar cada ferramenta para uma ação específica de SEO, mas em locais diferentes, é superada pela WebPeak. Na plataforma, você poderá efetivar suas ações em torno de:
Vamos detalhar a seguir as principais funcionalidades das ferramentas da WebPeak, de acordo com suas categorias, para que você não perca mais tempo em adquirir algo bom para seu negócio, sobretudo quando o assunto for sobre a eficácia SEO para seu negócio e você vendendo muito!
Ferramenta de Pesquisa de Palavra-chave
A ferramenta de pesquisa de palavras-chave agrega muito valor ao seu negócio, você pode melhorar e simplificar a pesquisa e análise de palavras-chave com a ferramenta de pesquisa de palavras-chave da WebPeak.
Ferramenta de Otimização de Links Internos
Esta ferramenta da WebPeak permite que você saiba como agilizar seu link juice e aumentar a visibilidade do seu site nos motores de busca.
Ferramenta de Análise de SEO
A ferramenta de análise de SEO da WebPeak direciona o seu negócio ao conhecimento de como proteger seu site das proibições do Google e otimizar suas páginas para as palavras-chave mais buscadas.
Ferramenta de Geração do Sitemap
Ferramenta de Auditoria Técnica
A ferramenta de Auditoria Técnica proporciona sua compreensão de como tornar os motores de busca e os visitantes satisfeitos com um site sem erros.
Verificação da qualidade do Backlink
Com esta ferramenta, você saberá como fortalecer seu perfil de backlink e se livrar de links tóxicos.
Competidor Backlink Spy
Aproveite ao máximo as estratégias de construção de links de seus concorrentes com a ajuda desta ferramenta da WebPeak.
Ferramenta de submissão de conteúdo
Com esta ferramenta WebPeak, é possível complementar sua estratégia de marketing com listas locais, compartilhamento de conteúdo de mídia, listagens de comércio eletrônico, etc.
Ferramenta de Engajamento Social
A ferramenta de Engajamento Social da WebPeak permite de modo efetivo rastrear e analisar o desempenho de sua mídia social e melhorar seus resultados.
Ferramenta Facebook Insights
É simples: obtenha informações sobre sua estratégia de mídia social usando a ferramenta Facebook Insights da WebPeak.
Ferramenta de Monitorização Web Buzz
Ferramenta Rank Tracking
Esta ferramenta WebPeak permite que você saiba como monitorar todos os tipos de rankings do mecanismo de pesquisa (listagens globais e locais, rankings de desktop e móveis, Imagem, Vídeo, Notícias e outros tipos de rankings verticais).
Ferramenta Métricas do Competidor
Com a Ferramenta Métricas do Competidor (métricas competitivas) você irá acompanhar o desempenho de seus concorrentes para atuar de forma rápida para superá-los.
Ferramenta Web Analytics
Esta ferramenta permite que você saiba como obter os dados de análise web mais essenciais no seu tráfego de visitantes e seus concorrentes.
Google Web Search Analytics
É importante pensar em utilização de keywords que não sejam genéricas, com título atraente e cabeçalho focado em direcionar com qualidade um visitante potencial. Portanto, metadados bem direcionados são importantes quando falamos do atrativo visual em páginas de busca.
Os buscadores enviam “spiders ou bots” para reunir as palavras em seu site usando elementos META. Estes elementos HTML são utilizados para fornecer Metadados sobre uma página Web. Os spiders só podem pesquisar páginas que têm os elementos META e avaliar o quão pertinente é para uma pesquisa.
É importante adicionar informações relacionadas ao seu site para ajudar os bots a compreender os dados que lá estão, através de um o título pertinente e uma descrição de palavras-chave específicas para cada página de destino.
Além disso, tenha um título descritivo com no máximo 70 caracteres. Evite o uso de títulos comuns, atualizando seus títulos para coincidir com o conteúdo exibido na página específica. Para as descrições é indicado usar no máximo 170 caracteres e certifique-se elas estão em todas as páginas listadas e artigos individuais em seu site.
Estruture seu site e conquiste os primeiros lugares no ranqueamento do Google! Boa sorte :)
Até a próxima!
"A parceria na trajetória de sucesso teve início em 2018 e perdura até hoje. Eles focaram e entenderam os desafios do negócio. Superaram expectativas."
Helder Santos
Marketing Manager