O papel da linha editorial para planejar o seu blog
Saiba criar uma linha editorial para o sucesso do seu blog. Aprenda a planejar e organizar seu conteúdo para atrair e engajar sua audiência. Leia este artigo!
June 10, 2024
7 minutos
Existem diversas opiniões entre profissionais a respeito do processo de SEO: enquanto uns dão mais valor à otimização, outros preferem dar destaque a outros fatores, mas mesmo com diferenças, uma coisa que permanece igual são os backlinks. SEO, de fato, não é uma ciência exata.
Os Backlink Checkers permitem analisar a estrutura de links de seu website. Nessa postagem, fizemos uma listagem das principais ferramentas online em que se é possível verificar de uma maneira fácil quantos links internos você possui, quantos links externos tem em seu site e quantas pessoas estão fazendo referência para seu domínio.
Vamos imaginar uma estratégia que tem por base a construção de uma cadeia de ligações internas e externas que suportam websites e lhe atribuem uma maior autoridade. Esta última palavra “autoridade” possui um o maior destaque. Mas qual o motivo disso?
Porque é esse o objetivo do link building, por meio de backlinks que apontam para o nosso site recebemos um conhecimento maior aos olhos do Google que, automaticamente, nos dá um melhor PageRank.
Ou seja, quanto maior for o nosso PageRank, maiores são as chances de passarmos à frente dos nossos concorrentes nos resultados de pesquisa do Google.
O número de backlinks é muito importante, pois quanto mais links externos um domínio tiver, maior será a sua autoridade. Porém, quantidade nem sempre quer dizer qualidade.
Ou seja, ter uma série de links que reencaminham para sites que não estão relacionados com o seu assunto, não servem de nada, além do mais, isso pode ser prejudicial.
Para entender melhor, vamos dar um exemplo do que queremos dizer. Imagine que um website para crianças decide colocar um link para um website de segmento adulto. Ao invés de se tornar vantajoso, a relação entre os dois websites, vai ser prejudicial pois irá confundir o Google.
Para que isso seja evitado, existem dois tipos de contador de backlinks: links DoFollow e links NoFollow.
A diferença é que, ao escolher os backlinks NoFollow, não irá transferir autoridade para outros sites.
Mesmo a quantidade de links tendo menor valor do que a qualidade dos links, é importante conseguir avaliar os links de forma rápida e com boas ferramentas.
Para te auxiliar, iremos indicar alguns Backlink Checkers para você analisar e reformular a sua estratégia de link building:
AHrefs: É uma ferramenta que analisa todos os sites que apontam para as suas páginas. Ela vem crescendo muito na adoção pelos especialistas em SEO pela quantidade de informação que ela possui, basta entrar, inserir a URL do seu site e ver informações como o número de páginas rastreadas, o número total de backlinks e a qualidade desses backlinks. Também é possivel ver o conteúdo mais forte e ver o seu desempenho nas redes sociais. Esta ferramenta possui opções pagas, porém tem uma versão gratuita bastante eficaz e com soluções avançadas.
Majestic SEO: Uma das melhores ferramentas que fornece um valioso relatório diagnóstico sobre backlink do seu Website. A ferramenta é fácil de usar e é possível perceber o andamento do link building e ajustar todos os erros. Basta criar uma conta gratuita para ter o acesso aos números de backlinks. A grande novidade é que se você autenticar o seu website na Majestic, você tem os seus relatórios de graça. Será necessário pagar apenas para analisar outros websites que não sejam seus.
WebPeak: Essa é a mais completa de todas, pois traz dados do Majestic e tem muitos recursos além da análise backlinks. Encontre sites de qualidade para um alcance eficaz. As páginas que ligam aos seus concorrentes, classificadas por sua autoridade nos motores de busca, podem ser uma grande fonte de links para você. Fazemos todo o trabalho para você para que você possa encontrar as melhores oportunidades de link no topo da lista. Visite estas páginas e obtenha mencionado onde seus concorrentes estão. Lembre-se de que as páginas com o Fluxo de Confiança de Domínio mais elevado irão melhorar o seu SEO.
Backlink Watch: É uma das ferramentas mais populares para verificar os backlinks de seu website. É gratuita, extremamente simples e muito funcional. Basta inserir a URL do seu website para saber quais os sites que estão apontando a você. No entanto, uma característica não muito agradável do Backlink Watch é o uso de pop-ups, ele é mais indicado para ser utilizado para encontrar fóruns, concorrentes ou sites relacionados com o seu nicho de mercado.
Open Site Explorer (SEO Moz): Se você quiser comparar backlinks entre dois ou mais domínios, esta ferramenta vale a pena tentar. Ela possui um índice para você analisar quantos links qualquer website possui. Ele também dá diversas informações complementares, tais como informações sociais, títulos de páginas e códigos de retorno.Possui versão paga e gratuita.
BuzzSumo: É uma ferramenta para identificar links que são mais compartilhados em redes sociais, bem como influenciadores para temas específicos. É gratuita e tem uma versão Pro, com um recurso adicional que permite verificar backlinks para o seu domínio ou em qualquer página individual. Também a informação pode ser exportada em formato CSV ou ficheiro Excel.
Pelo que você já deve ter percebido, certamente são ferramentas muitos valiosas que vale a pena conhecer.
Sempre faça pesquisas de backlinks pois eles te ajudam a medir sua evolução na web, mostram quem e quantos estão apontando para você e como estão te vendo (sem esquecer de analisar seus concorrentes).
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Helder Santos
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