O papel da linha editorial para planejar o seu blog
Saiba criar uma linha editorial para o sucesso do seu blog. Aprenda a planejar e organizar seu conteúdo para atrair e engajar sua audiência. Leia este artigo!
June 10, 2024
7 minutos
Você já sabe o que fazer para melhorar o seu posicionamento no Google? Já consegue analisar o seu posição nos mecanismos de busca?
Existem alguns pontos no marketing digital que é necessário ter o conhecimento, e essas duas questões fazem parte, pois são elas que tem como objetivo trazer para o seu site o maior número de pessoas do seu público-alvo.
Já sabemos que nada é obra do acaso, e se tratando de marketing digital é muito importante fazer um bom trabalho, principalmente quando falamos de SEO. Dessa forma fica mais fácil que as pessoas encontrem a sua página e consigam interagir com o seu negócio.
E por esse motivo, neste artigo iremos falar de algo básico que é o checklist SEO.
Entenda O que é SEO e seus fatores mais importantes em nosso Guia Enterprise de SEO!
Algumas vezes fazer a otimização das suas páginas pode parecer complicado e demorado. Entretanto, ainda que exista outras atividades diversas para desenvolver no dia a dia, é possível conseguir uma série de pequenas ações que farão uma grande diferença no médio e longo prazo.
O mais indicado é ir aos poucos, ajustando alguns pontos e fazendo melhorias simples dentro e fora do seu site para conseguir alcançar o objetivo de posicionamento.
Tudo fica ainda mais fácil quando se tem organização, por isso elaboramos um checklist SEO para que você consiga se estruturar e alcance suas metas de forma mais concreta e assertiva.
Abaixo temos uma lista de coisas importantes que você poderá pontuar e analisar o que pode ser feito para ser melhorado.
Antes de qualquer coisa é preciso pensar na estratégia ou planejamento do seu conteúdo.
Se você está em busca de resultados consistentes com SEO é necessário que, em todos os seus artigos você escolha uma palavra chave relevante e de competitividade aceitável de acordo com a força do seu site.
O SEO local é uma estratégia que possui outras alternativas de otimização para permitir que o usuário encontre uma solução perto do local onde ele se encontra e assim consiga acessar mais rapidamente ao serviço ou produto que pesquisa.
Para sermos mais objetivos, se você pesquisar por “pet shop” no smartphone, o Google entende que você está buscando por um resultado próximo a você, assim você pode entrar em contato imediatamente e ter o problema solucionado.
Neste caso o Google apresenta os resultados de pet shop que estão mais próximos, de acordo com a sua localização no momento da pesquisa.
O SEO local também funciona quando o usuário faz uma busca do tipo “pet shop em São Paulo”, automaticamente apresentará os resultados mais relevantes da busca, mesmo que a localização no momento seja outra.
Resumindo, o SEO local é um mecanismos de buscas que oferece resultados mais precisos e relevantes para o usuário, por isso não esqueça de otimizar seu site para esse tipo de busca.
SEO Onpage é a otimização que você pode fazer dentro do seu site, em outras palavras é, possível melhorar fatores internos do blog e que não envolvem fatores externos.
Veja alguns exemplos:
O title tag é o título da sua página e do seu texto. O Google leva em consideração a boa experiência do usuário e achando com facilidade o conteúdo que pesquisou demonstra quanto seu conteúdo é relevante.
Os links internos são links dentro do seu site que apontam para outros artigos do seu próprio site.
O texto âncora é aquela palavra ou frase que você insere o link para apontar para uma outra página. Esse link dá um certo peso positivo para o seu conteúdo, mantendo o usuário navegando entre as páginas.
Até mesmo as imagens do seu site também podem ser otimizadas para SEO no seu conteúdo. É possível trabalhar a palavra-chave das suas páginas em dois pontos:
Essa é uma pequena que aparece no buscador abaixo do title tag do seu artigo. É preciso caprichar nessa parte para fazer com que o usuário clique e leia o seu texto ao invés de ler o artigo do concorrente.
Como em tantas outras áreas, sempre tem a parte técnica, e essa também não deve ser descartada é preciso ajustá-la no SEO. É nesse ponto que muitos necessitam de uma ajudinha com a programação.
A URL amigável é mais um fator que vai te ajudar a melhorar o seu posicionamento no google, além de passar mais confiança para o usuário.
O SSL é mais uma das ferramentas do Google que é considerado como um certificado de segurança como um fator de rankeamento.
Caso o seu site já possua um certificado não é preciso se preocupar. Mas se ainda não tem, o mais indicado é assinar junto ao seu provedor de hospedagem e fazer a instalação.
O Sitemap é um arquivo XML bem simples que aciona para os mecanismos de busca quais as páginas que você deseja que seja indexada nos servidores.
Se você utiliza o WordPress, existem alguns plugins que geram automaticamente como o Yoast SEO.
O robot é um arquivo que você pode produzir em um bloco de notas que, indica para os robôs dos buscadores autorização de acesso a determinadas páginas ou pastas.
Para que tudo fucione existem alguns comandos específicos que direcionam os robôs habilitando diretórios que eles podem seguir ou não.
Por último, mas não menos importante, o SEO também está na forma como você projeta todo seu conteúdo.
Topic Cluster é uma estratégia para estruturar o seu conteúdo, o que garante bastante autoridade para uma página através de links internos.
De forma simples, existe um artigo mais aprofundado sobre um determinado tema e vários artigos menores que complementam partes do post principal.
O título do seu conteúdo é o responsável por gerar a curiosidade no usuário que fez a busca através dos mecanismos e irá direcioná-lo para o artigo.
Se você ainda não conhece esse é o ponto onde se encaixa as boas práticas de experiência do usuário, pois é a facilidade que o leitor tem de passar rapidamente pelo seu conteúdo e identificar tópicos e pontos importantes dentro do seu conteúdo.
O conteúdo é o que manda dentro do seu site. E com certeza é o fator que mais impacta no seu SEO.
Ninguém consegue passar muito tempo lendo um texto ruim, muito menos compartilha esse tipo de artigo. Isso acaba sendo um grande problema, pois a sua taxa de rejeição vai nas alturas e o post caí no esquecimento.
Também temos fatores externos que influenciam no seu posicionamento no Google e são bem importantes.
Considerado pelo Google, com um peso baixo, mas relevante. Qual a presença social do seu artigo? Se as pessoas estão compartilhando, gostando e recomendando seu conteúdo isso é ótimo.
Este já é um ponto que tem um forte peso de ranqueamento. Os links externos, que direcionam para o seu site transferem parte da autoridade informando diretamente ao Google que o seu artigo é relevante.
E aí, gostou das dicas? Com esse checklist SEO já dá pra começar a colocar o seu site em dia, não é mesmo?
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Até a próxima!
"A parceria na trajetória de sucesso teve início em 2018 e perdura até hoje. Eles focaram e entenderam os desafios do negócio. Superaram expectativas."
Helder Santos
Marketing Manager