O papel da linha editorial para planejar o seu blog
Saiba criar uma linha editorial para o sucesso do seu blog. Aprenda a planejar e organizar seu conteúdo para atrair e engajar sua audiência. Leia este artigo!
June 10, 2024
7 minutos
Se você deseja melhorar a visibilidade da sua empresa no cenário digital, é possível investir em diversas estratégias, e uma delas é o SEO. Separamos um checklist com todos os passos necessários para colcoar essa ação em prática. Confira a seguir!
Primeiro, confira o nosso Guia de SEO e fique por dentro do tema!
Surgiu como um método inovador e estratégico de organização e aprimoramento dos procedimentos que garantem os melhores resultados. Através de uma técnica de checklist, é possível compreender melhor as necessidades de SEO e o que é necessário para obter melhores visualizações através da busca do Google.
Esta lista abrange as coisas mais importantes que você deve fazer a partir de uma perspectiva de SEO quando você está começando um novo site.
Ter o controle das ferramentas sem necessidade de novos investimentos é um diferencial do checklist SEO.
Podemos citar ao menos 3 fatores que fazem um checklist SEO ser completa e eficaz:
1. Abrangência do Checklist SEO
Sem um checklist, você terá mais dificuldades em verificar e identificar problemas técnicos óbvios com um site. Uma lista de verificação garante uma otimização na hora de verificar todos os grupos relevantes.
2. Produtividade com o Checklist SEO
Uma lista com topo em prioridades e passos relevantes facilita cada etapa de decisões a serem tomadas.
3. Dinâmica do Checklist SEO
Definir as prioridades em seu trabalho com uma checklist permite-lhe delegar tarefas e se focar nos pontos necessários.
Agora que você já sabe o que é um checklist SEO e a sua importância, saiba como fazer isso na prática. Confira a seguir!
Estabilidade: Meu site é responsivo? Posso ter certeza de que a página estará 100% do tempo no ar?
Carregamento: Quanto tempo demora até carregar todos os recursos da página? E a otimização da plataforma móvel? Existe a página de 404 e o código 404 retorna?
Categorias: O site está dividido corretamente entre categorias? Existem páginas que se incluem em mais de uma delas?
Robots.txt: Quais diretórios podem ou não ser lidos? Há alguma regra exclusiva para um bot específico?
Sitemap.XML: Está ativo? Fornece URLs canônicas e uma listagem de todas as URLs existentes no seu website?
Links internos: Todos os links estão responsivos? Foi detectado algum link quebrado e o mesmo já foi removido?
URL consistente: A URL da minha página condiz com o tema e direcionamento da minha empresa? Presença de keyword na URL? Possui parâmetros de sessão ou tracking?
URL canônica: Existe a possibilidade de acessar o site com ou sem www? Há parâmetros de ID na URL?
Existem títulos duplicados? Este passo é muito importante no seu projeto, então saber se seus títulos são únicos e garantir que isso aconteça, fará com que seu conteúdo seja suficiente relevante para melhor visibilidade.
A densidade de Palavra-Chave, irá introduzir um nível de relevância maior ao seu conteúdo, facilitando o serviço do robô de busca, e clareza no que você apresenta.
A estratégia de posicionamento da Palavra-Chave em seu conteúdo garante que o seu texto não seja repetitivo, e que sua escrita esteja bem planejada.
Os buscadores procuram exibir os resultados que tenham maiores relevância à palavra-chave buscada, logo, o buscador usa ocorrência de keyword como negrito e itálico no conteúdo do da postagem ou descrição.
O Google limita o número de palavras nos títulos dos conteúdos, então é muito importante atender os parâmetros dos títulos em seu site.
O título de sua página é o que apresenta a mesma para o usuário e buscadores, então usar a palavra-chave e o título correto garantem maior qualidade em suas páginas.
As metas descriptions são parágrafos curtos que dão a oportunidade do webmaster anunciar um índice da página, para garantir que os usuários e buscadores saberem exatamente o que é apresentado na página antes mesmo de clicar na página.
Call to action são chamadas de ação, afim de induzir o usuário a tomar ações dentro da sua página e assim engajar o usuário ao seu anúncio.
Da mesma forma que os títulos não podem estar duplicados, redigir meta descriptions únicas traz maior relevância de sua página.
Garanta que sua meta description esteja dentro dos parâmetros de descrição dos buscadores.
A página possui conteúdo único?
As principais keywords já possuem landing page com conteúdo único e relevante?
A home possui um conteúdo relevante as principais keywords do website?As palavras-chave long-tail que possuem a menor competição e maior volume de busca foram utilizadas?
Como está a presença do ALT text?
É descritivo e possui keyword?
URL da imagem é amigável?
O tamanho do arquivo está influenciando no visual ou carregamento da página?
A imagem de ilustração corresponde ao assunto da página?
Nós criamos uma sequencia de tutoriais para ajudar lojistas de pequeno e médio porte para maximizar o resultado de vendas de forma orgânica.
Não deixe de ler o nosso Guia de SEO completo!
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Entenda O que é SEO e seus fatores mais importantes em nosso Guia Enterprise de SEO!
A princípio, parece que uma lista tão abrangente não caiba dentro da sua jornada de trabalho, quando na verdade são essas pequenas táticas que trazem a conversão de usuários. É sempre bom se atentar para adaptar as estratégias para seu nicho e plataformas onde há mais interação. Para isso, a SEO da WebPeak age como um verdadeiro canivete suíço, utilizando as ferramentas mais atuais e completas no mercado para garantir que sua empresa tenha toda a atenção que seu produto merece.
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Helder Santos
Marketing Manager