O papel da linha editorial para planejar o seu blog
Saiba criar uma linha editorial para o sucesso do seu blog. Aprenda a planejar e organizar seu conteúdo para atrair e engajar sua audiência. Leia este artigo!
June 10, 2024
7 minutos
Fazer com que seu site apareça nas primeiras páginas de pesquisas do Google não é fácil e exige mais do que apenas planejamento e execução: é fundamental que você crie processos para analisar SEO do site e verificar se a estratégia está dando resultados.
Porém, essa verificação nem sempre é simples e deixa muitos empresários confusos. Não à toa, uma das perguntas mais comuns é: "como analisar SEO do meu site agora?". E a resposta para ela exige uma série de ferramentas, tempo e visão estrategista da equipe.
Quer descobrir como analisar SEO e transformar o site de sua empresa em referência nas pesquisas do Google? Nos acompanhe neste artigo e confira os 5 passos que você precisa seguir para isso!
Fique por dentro do tema conferindo o nosso Guia de SEO!
Primeiro, é importante entender que não existe nenhuma análise eficiente que envolva apenas "abrir o site e verificar tudo" sem ferramentas. Acredite, mesmo que você já tenha um conhecimento avançado em técnicas de otimização, analisar SEO exige dados concretos para guiar a estratégia da empresa.
Você com certeza já deve conhecer ferramentas famosas para analisar palavras-chave, que são um dos pilares para a otimização através do SEO. Porém, além do volume de pesquisas das palavras-chaves escolhidas para sua estratégia, existem também maneiras de avaliar seu posicionamento para cada palavra-chave e muitos outros critérios fundamentais na hora de analisar SEO do site.
Quer descobrir que critérios são esses e como avaliá-los? Confira abaixo!
Se você acompanha nosso blog há algum tempo, já sabe que o Google avalia diversos fatores na hora de rankear um site nas pesquisas. E alguns desses fatores você pode conferir ao analisar SEO no Google Analytics.
Apesar da ferramenta não ser específica para fazer esse tipo de avaliação, ela dá alguns dados interessantes, e que são fortemente relacionados com os fatores de rankeamento. Um deles é o tempo de permanência do usuário em sua página, por exemplo.
Fora isso, a ferramenta também pode dar para você alguns insights importantes na hora de pensar sua estratégia e analisar SEO, como quais as palavras-chave estão direcionando para seu site, quantas páginas cada visitante está visualizando antes de sair e quais delas está com maior taxa de rejeição.
É essencial que você avalie isso tudo e logo em seguida também trabalhe estratégias para otimizar essas páginas que possuem uma taxa de rejeição alta ou baixo tempo de permanência do usuário.
Muitas vezes, isso é provocado por um conteúdo mal formatado, falta de informação relevante ou ainda falta de links que direcionem o usuário para outros conteúdos do interesse dele.
Um dos itens mais importantes para quem está pensando em analisar SEO do site são as ferramentas para Webmaster. Existem diversas no mercado, inclusive a Google Search Console, do próprio Google, que pode ser usada em conjunto com o Google Analytics.
Através dessas ferramentas, você consegue dados e uma análise concreta indicando erros no seu site, como links quebrados, ou títulos de posts mal otimizados, falta de responsividade e até mesmo a presença de malwares em seu domínio.
Além disso, a ferramenta também dá dados muito mais detalhados para analisar SEO, como, por exemplo, quais são as palavras-chave que estão direcionando para seu site, a sua posição no rank delas e até mesmo quantos cliques você recebe por cada um desses termos de busca.
Entre as centenas de critérios utilizados pelo Google para rankear sites, podemos destacar o tempo de carregamento da página. E isso tem um motivo claro: se o seu site demora mais do que o normal de carregar, você piora a experiência do usuário e até afasta clientes em potencial.
Por isso, existem várias ferramentas que ajudam você a analisar SEO e avaliar o tempo de carregamento da página, como a Web Page Test. O ideal é que, caso você perceba que o tempo de carregamento está além do normal, trabalhe com técnicas para otimizar esse processo e melhorar a experiência para o usuário.
Um dos pontos que muita gente esquece na hora de analisar SEO do site é, justamente, olhar o trabalho que a concorrência está fazendo. Fazer isso ajuda você a entender melhor seu posicionamento no mercado e o que você precisa fazer para se manter no topo das pesquisas do Google.
E isso se torna ainda mais importante caso a sua empresa ainda não tenha conseguido alcançar as primeiras colocações nas páginas de pesquisa do Google. Nesse caso, é fundamental que após analisar SEO e ver que está atrás dos concorrentes, você faça uma avaliação breve também dos sites deles, visualizando o que a página deles possui que falta na sua.
Esse processo pode gerar insights interessantes e até mesmo ajudar você a identificar palavras-chave que não tinha enxergado antes como possibilidade.
Outra dica bacana e que vai facilitar muito seu trabalho na hora de analisar SEO do site é investir em plug-ins específicos para otimização de páginas do blog. Para quem usa Wordpress, esse processo se torna ainda mais fácil.
Um dos plug-ins mais famosos e completos é o Yoast, disponível no Wordpress. Além de ajudar você a construir um conteúdo com o formato ideal para rankear no Google, ele também dá dicas e ajuda a analisar SEO avaliando títulos do blog e auxiliando você a escrever meta-descrições mais eficientes.
Até mais!
"A parceria na trajetória de sucesso teve início em 2018 e perdura até hoje. Eles focaram e entenderam os desafios do negócio. Superaram expectativas."
Helder Santos
Marketing Manager