O papel da linha editorial para planejar o seu blog
Saiba criar uma linha editorial para o sucesso do seu blog. Aprenda a planejar e organizar seu conteúdo para atrair e engajar sua audiência. Leia este artigo!
June 10, 2024
7 minutos
As práticas de SEO podem ser entendidas como um conjunto de técnicas utilizadas para posicionar um e-commerce e seus produtos nas primeiras posições nos resultados das pesquisas no Google e Bing, por exemplo.
Poucas pessoas sabem como funcionam os buscadores e seus algoritmos. Fato é que toda vez que uma página é publicada na internet, os buscadores agem de modo a indexá-la para que seja encontrada por quem a procura.
No entanto, não se deve nunca confundir práticas de SEO para e-commerce com links patrocinados para e-commerce, pois no primeiro caso não há custo direto para o lojista, ou seja, sua posição é realizada de forma orgânica, e no segundo o lojista paga para ocupar o espaço na página.
Relembre:
SEO (Search Engine Optimization ou otimização para mecanismos de busca) é o conjunto de ações e estratégias de Marketing Digital que têm como finalidade aumentar o tráfego e desempenho de um site por meio de resultados orgânicos de mecanismos de pesquisa como Google, Bing e até YouTube.
Confira o nosso Guia de SEO para ficar por dentro do tema!
A plataforma VTEX agrega inúmeros recursos pensados para influenciar os resultados das buscas e colocar os e-commerces nas primeiras posições.
Fizemos uma lista com os principais recursos de práticas de SEO para VTEX. Confira!
Primeiro de tudo, você deve pensar que o módulo CMS é muito importante para a parte de criação visual da loja, o Layout. O módulo CSM da VTEX vai muito além por um simples fator: a flexibilidade e a possibilidade de acesso direto ao código HTML.
Se por um lado, com outras plataformas, você terá acesso a uma parte do código HTML ou então ao CSS da loja, com a VTEX você tem liberdade para modificar o que desejar.
Não deixe de ler: Veja como melhorar SEO sabendo tudo sobre HTML!
A partir da evolução da forma de indexar dos buscadores, um dos principais fatores que sofreram impactos foram as URLs. Em 2009, a VTEX possuía uma URL voltada para o universo técnico, e desse modo não se preocupava com uma URL amigável para facilitar a indexação.
Atualmente, a VTEX é uma das únicas ferramentas a gerar de modo nativo URLs amigáveis para todas as páginas.
O indicado é que ela conte com a palavra-chave, que vai ajudar no ranqueamento e na compreensão. Ao mesmo tempo, o ideal é deixá-la o mais curta possível. Para isso, evite palavras e elementos de ligação e tente concentrar o assunto na menor estrutura viável. Você irá criar URLs otimizadas tanto para o usuário quanto para os algoritmos dos mecanismos de busca.
Um outro fator importante das URLs dos produtos é que em geral as outras páginas existem diversos produtos, como por exemplo um resultado de busca. Se a URL do produto é ruim e a página de resultados de busca tiver 10 produtos, o código HTML irá ficar poluído de caracteres ruins.
Outra grande vantagem da VTEX é que todo seu sistema foi concebido para atender as melhores práticas de SEO. Diante disso, você poderá definir para qualquer página de produto, categoria ou marca, qual será o título, a URL e a meta descrição.
Através do painel administrativo da plataforma, de maneira fácil e intuitivo, é possível fazer preencher esses campos e, se necessário, alterá-los caso você tenha mudado sua estratégia.
A empresa Google, desde 2015, considera para seus resultados se o site é responsivo ou não para dispositivos móveis, levando este ponto em consideração. Em 2016 o Google anunciou que iria desenvolver um buscador especializado em mobile. E os avanços programáticos em torno do mobile só cresce.
Uma pesquisa recente indica que para 2019, a expectativa é que sejam mais de 5 bilhões de usuários mobile. Quanto aos negócios, em 2015 metade dos usuários de smartphone descobriu uma nova empresa por meio de uma pesquisa via aparelho. Diante dessas informações, o mobile está cada vez mais presente e que ele ajudará, progressivamente, os compradores a encontrarem aquilo que precisam.
Esses exemplos nos mostram o quão importante esses dispositivos são para os usuários e o quão relevante eles se tornaram. Na VTEX, o mobile já é nativo. Você pode adotar qualquer uma das estratégias, seja ela responsivo ou então loja virtual que a plataforma será capaz de se adaptar.
Antes de qualquer coisa, é importante ressaltar que o mapeamento de URLs é bastante utilizado quando um e-commerce realiza a migração para a VTEX. Com essa ferramenta disponível na plataforma é possível determinar para os buscadores que uma URL teve sua estrutura alterada de A para B. Dessa forma, você não perde o tráfego que já tem na loja.
O redirect também pode ser bastante utilizado para e-commerces que já estão na VTEX e que um item que gerava bastante acesso, foi descontinuado por um novo. Essa estratégia também pode ser adotada para qualquer outro tipo de produto que mesmo que esteja fora de linha ou que tenha sido substituído por um similar, vai seguir gerando tráfego para a sua loja virtual.
A WebPeak agrega um conjunto de ferramentas de SEO que vão otimizar seu site de maneira correta, assim como seu tempo. Ou seja, todas as ações eficazes de SEO estão presentes na plataforma, como:
Espero que com essas dicas agora você tenha ficado por dentro da importância das práticas de SEO.
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Helder Santos
Marketing Manager