O papel da linha editorial para planejar o seu blog
Saiba criar uma linha editorial para o sucesso do seu blog. Aprenda a planejar e organizar seu conteúdo para atrair e engajar sua audiência. Leia este artigo!
June 10, 2024
7 minutos
Olá, tudo bem?
Neste artigo vamos explicar como trabalhar da melhor maneira a indexação das páginas do site com a criação e envio de Sitemap Google, Bing e Yahoo.
Funciona como um modelo visual textualmente organizado da árvore de páginas de um site. Esse arquivo é estruturado em linguagem HTML de forma hierárquica com metadados (última atualização, frequência, prioridade, entre outros fatores).
O objetivo dessas informações é facilitar a indexação de sites independente do motor de busca envolvido (Google, Bing ou Yahoo), uma vez que apresenta o caminho completo das páginas que existem no site. O indicado é que o Sitemap sempre apresente a hierarquia do site que será acessado pelos clientes/usuários (ambiente de produção/ no ar).
Informações que aparecem em um Sitemap:
Arquivo no formato txt, criado no diretório raíz que controla a atividade de robôs (dos buscadores e ferramentas), permitindo ou bloqueando a análise e monitoramento das páginas de um site. Dentro desse arquivo é possível impedir que crawlers vasculhem partes ou um site em sua totalidade, também é indicado que o caminho do sitemap esteja disponível neste arquivo, a fim de facilitar a leitura e indexação das páginas.
Um Sitemap é importantíssimo para SEO. Então se você quer que uma página do seu site, vai querer incluí-la no Sitemap.
Agora, vamos falar sobre mais alguns tipos de Sitemaps Google, Bing e Yahoo.
Esse tipo de arquivo foi criado pensando em melhorar a indexação das imagens presentes no site. No entanto, pensando em páginas de conteúdo completo as imagens são incorporadas ao conteúdo da página, portanto, elas serão rastreadas junto com o URL da página.
Além disso, a melhor prática é utilizar a marcação schema.org/ImageObject do JSON-LD para chamar propriedades de imagem para os mecanismos de busca, pois ela fornece mais atributos do que um Sitemap de imagem puro. Por causa disso, um Sitemap de imagem XML é desnecessário para a maioria dos sites.
A exceção a isso é se as imagens ajudarem a impulsionar seus negócios, como um site de fotos ou um site de vendas online que ganham sessões em páginas de produtos, a partir da Pesquisa de imagens dentro do Google.
Mesmo caso do Stemap de Imagens, se sua empresa possui vídeos importantes, envie um Sitemap de vídeo. Caso contrário, um sitemap de vídeo é desnecessário. Lembre-se de garantir a marcação de todos os vídeos com o JSON-LD como um schema.org/VideoObject.
Apenas sites registrados no Google Notícias devem usar este tipo de Sitemap. Dentro dele é possível incluir artigos publicados nos últimos dois dias, com um limite de até 1.000 URLs por Sitemap. É importante que você atualize com novos artigos assim que forem publicados.
Ao contrário de alguns conselhos de internet, os Sitemaps do Google Notícias não suportam URLs de imagens. O Google recomenda usar a imagem do schema.org ou og: image para especificar sua miniatura de artigo para o Google Notícias.
Esse é desnecessário para a maioria dos sites. Por quê? John Mueller (Webmaster Trends Analyst no Google) confirmou que os sitemaps para dispositivos móveis são apenas para páginas com recursos exclusivos. Não para compatibilidade com smartphones.
A menos que você tenha URLs exclusivas e especificamente projetadas para dispositivos móveis em destaque, um Sitemap Mobile não trará nenhum benefício.
A diferença entre Sitemap XML e Sitemap HTML é que Sitemaps XML cuidam das necessidades dos mecanismos de pesquisa. Os sitemaps HTML foram projetados para ajudar usuários humanos a encontrar conteúdo.
Os sitemaps HTML geralmente são vinculados em rodapés de sites. Levando a equidade do link de todas as páginas do seu site. Você pode verificar as visualizações de página do seu Sitemap HTML no Google Analytics, e verá que pe um volume de acessos muito baixo. Caso contrário, é uma boa indicação que você precisa melhorar a navegação do seu website.
Poucos humanos o usam, eos mecanismos de pesquisa não precisam disso. Então não se preocupe com ele.
Utilizando o modelo estático, que é possivel criar pelo Screaming Frog, por exemplo, assim que você cria ou remove uma página, seu Sitemap está desatualizado. Se você modificar o conteúdo de uma página, o Sitemap não atualizará automaticamente a tag lastmod (última modificação). Se você não gosta ou não tem tempo de criar e fazer upload de Sitemaps manualmente para cada alteração, é melhor evitar os modelos estáticos.
Já os Sitemaps Dinâmicos, são atualizados automaticamente pelo seu servidor para refletir as alterações do site à medida que elas ocorrem.
Para criar um Sitemap Dinâmico:
Conforme a internet evolui, os trabalho de SEO e o Google também, isso não é diferente quando falamos de Sitemap. Você pode não conhecer as complexidades de como implementar as mudanças de maneira a impulsionar indicadores de desempenho (KPIs) de SEO.
Os Sitemaps XML têm algumas limitações:
Sempre que exceder um dos limites, você precisará dividir seus URLs em vários Sitemaps XML. Esses Sitemaps podem ser combinados em um único arquivo que funcionará com um índice de Sitemaps, essencialmente, um sitemap para sitemaps. Isso explica o porque de vermos grandes lojas, blogs e portais de notícias com mais de um Sitemap.
Para que os mecanismos de pesquisa encontrem facilmente todas as páginas do site, você deverá:
Além do método apresentado acima, que é realizado direto dentro da Ferramenta de SEO WebPeak, também é possivel enviar dentro da Search Console.
Primeiro, vá para o Dashboard do Google Search Console e selecione o seu site. Em seguida, no meu lateral, clique em Sitemap.
Aqui você irá colocar sua URL e enviar o Sitemap direto ao Google. Abaixo a Search Console irá mostrar o Status, Data de leitura e páginas encontradas.
É importante que fique claro que um Sitemap XML é uma lista de páginas que você recomenda que sejam rastreadas, não necessariamente todas as páginas do seu site. Dessa forma você ajuda os mecanismos de busca a rastrear seu site de maneira mais inteligente e rápida, a fim de ter uma melhor indexação.
Com a tecnologia da WebPeak integrada aos principais buscadores (Google, Bing e Yahoo!), é possivel realizar o envio do arquivo para todos esses buscadores com apenas um clique. Vem conferir!
Para ter acesso as informações, acesse nossa ferramenta de SEO > Saúde do site > Dados Sobre o Sitemap
Selecione a opção "Enviar para os buscadores o sitemap existente", cole a URL com o endereço de seu sitemap.xml, e clique em "Começar":
Você será direcionado a uma página com diversas informações:
A Lightbox será fechada. Você será direcionado para uma página que te informa a data do ultimo envio de seu Sitemap.
Quando quiser reenviar seu Sitemap, acesse esse mesmo módulo e clique no botão "REENVIE O SITEMAP".
Esse procedimento é importante para acelerar a indexação das páginas do site!
A indexação do seu Sitemap, vai além do envio do seu domínio para Google Search Console (GSC), então a ferramenta gera uma TAG que você adicionará ao Robots.txt de sua Plataforma para acelerar a indexação de seu site ao GSC.
Como encontrar essa Tag? É muito Simples, siga nosso passo-a-passo.
Primeiro Selecione o seu projeto, vá em Selecione a Ferramenta > Dados Sobre Sitemap
Você pode fazer a configuração gerando um Sitemap, (não recomendado, pois as plataformas e CMSs geralmente criam esse arquivo automaticamente, portanto utilize!.
Para criar um Sitemap você pode usar várias ferramentas gratuitas, colocando apenas a URL do seu site e o processo é feito automaticamente. Veja algumas ferramentas:
Ou utilizar o seu Sitemap gerado por seu CMS (Recomendado).
Você será direcionado a aba Dados sobre Sitemap aonde a ferramenta mostrará a tag em forma de URL para ser adicionada ao arquivo Robots.txt do seu domínio.
A Tag se apresentará em forma de url Sitemap: http://seudominio.com/sitemap.xml
Com essa Tag você poderá rastrear as visitas que os robôs fizeram em seu Sitemap, e com ela a ferramenta terá acesso ao seu Sitemap, afim de melhor rastreamento.
Além disso tudo você tem a disponibilidade de envio do Sitemap direto da ferramenta. Basta clicar em 'Reenvie o Sitemap'.
✓ Incluir tags hreflang em sitemaps XML
✓ Inclua as tags <loc> e <lastmod>
✓ Use um arquivo de índice de Sitemap (quando existir mais de um Sitemap)
✓ Use Sitemaps de imagens, vídeos e notícias somente se a indexação impulsionar seus KPIs
✓ Gerar Sitemaps XML Dinâmicos
✓ URLs do Sitemap dentro do arquivo Robots.txt
✓ Enviar o Sitemap para o Google Search Console e Bing Webmaster tools
✓ Inclua apenas páginas relevantes para SEO em seu Sitemap
✓ Corrigir todos os erros e avisos do Sitemap (o próprio Google pode apresentar reports dos problemas)
✓ Faça o download dos dados de análise do Sitemap direto do GSC para analisar as taxas de indexação
Pronto. Agora você criou com sucesso um Sitemap XML e o enviou para o Google. Não se esqueça de acompanhar os resultados de indexação e seus KPIs de SEO.
Não é tão dificil, não é mesmo?!
Qual a sua experiência criando sitemap XML? Como que auxiliou no SEO do seu site? Conta pra gente!
Até a próxima 😃
"A parceria na trajetória de sucesso teve início em 2018 e perdura até hoje. Eles focaram e entenderam os desafios do negócio. Superaram expectativas."
Helder Santos
Marketing Manager