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Como dar os primeiros passos no marketing digital?

Como dar os primeiros passos no marketing digital? Essa estratégia que permite que os negócios conquistem novos clientes e tenham mais resultados.
Como dar os primeiros passos no marketing digital?
Escrito por
Margot
Publicação
28/2/2024

O marketing digital é uma estratégia que se baseia na divulgação da marca por meio dos canais virtuais.

Essa estratégia, apesar de não ser tão recente, tem ganho espaço nas empresas nos últimos anos.

Uma pesquisa realizada pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação, o Cetic.br, mostra que 97% das empresas brasileiras têm uma presença online.

Se você está entre os 3% ou sua presença não está o forte o bastante, é um sinal que é hora de investir em marketing digital.

Continue lendo para saber mais sobre o assunto e conferir como dar os primeiros passos.

O que é marketing digital?

O marketing digital é uma estratégia que realiza ações no mundo virtual para divulgar empresas, produtos e serviços.

Isso pode ser feito em diversos canais, como:

  • sites,
  • anúncios em vídeos ou páginas,
  • redes sociais,
  • e-mail,
  • blogs.

A sua implementação traz diversos benefícios para uma marca, como o aumento de vendas, a melhora da comunicação com os clientes e a criação de reputação no mercado.

Como começar no marketing digital?

Agora que você já sabe o que é marketing digital, deve estar se perguntando como começar a trabalhar com ele.

Para isso, separamos um passo a passo. Confira.

Faça o diagnóstico da sua empresa

Como está o marketing digital da sua empresa hoje? E os resultados, estão bons? Seu negócio se destaca no mercado? Qual é a maior dificuldade dos seus colaboradores para efetuar uma venda?

Essas são algumas perguntas que devem ser feitas para diagnosticar o seu empreendimento.

Apenas a partir delas será possível entender onde o seu negócio está e traçar um plano de marketing que leve em conta as necessidades reais.

Se você notar que os resultados estão baixos e que os colaboradores não conseguem fazer uma venda por falta de conhecimento dos clientes sobre o produto, se conclui que é necessário criar mais materiais educativos.

Já se for percebido que poucas pessoas conhecem sua empresa, é preciso criar uma estratégia para aumentar a sua visibilidade.

Desenvolva um site

O site é o canal oficial da empresa que deve reunir todas as informações relevantes para um interessado.

Quando você deseja saber mais sobre uma loja antes de visitá-la, por exemplo, apostamos que você procura uma página oficial.

Assim como você faz isso, os seus clientes também fazem, por isso, foque em criar um site que chame atenção e centralize as informações importantes, como:

  • foco da empresa,
  • produtos e serviços oferecidos,
  • depoimentos de clientes satisfeitos,
  • formas de contato,
  • endereço da empresa.

Essas são apenas algumas sugestões. 

Veja o que faz sentido para sua empresa e procure uma empresa especializada para auxiliar na criação de um site profissional.

Produza conteúdo

Uma estratégia que traz ótimos resultados no marketing digital é a produção de conteúdo.

A partir da criação de conteúdos que sejam relevantes para o seu público, é possível conquistar novos clientes e fazer sua marca se destacar no mercado.

Se você tem uma empresa de colchões, por exemplo, pode dar dicas para diminuir as dores nas costas, dormir melhor e falar de doenças do sono.

Já se tiver uma loja de produtos naturais, pode compartilhar receitas, mostrar os benefícios dos seus produtos e estimular a vida saudável.

O importante é ter conteúdos que realmente impactem os consumidores e façam sua empresa ser vista como uma referência na área.

Todos os materiais criados, sejam eles textos, vídeos, podcasts ou outros formatos, podem ser compartilhados no site, nas redes sociais, por e-mail e qualquer outro canal digital que você se comunique com seus clientes.

Acompanhe os resultados

Após colocar em prática todas essas dicas, faça o acompanhamento dos resultados.

Se um site foi criado, veja a quantidade de visitas que recebe mensalmente, qual é a sua origem e busque melhorar de forma contínua esses números.

Já em relação à produção de conteúdo, analise os dados dos canais de compartilhamento. 

Se for e-mail, por exemplo, veja a taxa de abertura. Caso seja redes sociais, confira quantas pessoas leram o post e se houve alguma ação.

Para fazer essa análise, é preciso conhecer as principais métricas de marketing digital e estudá-las profundamente.

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Helder Santos

Marketing Manager