O papel da linha editorial para planejar o seu blog
Saiba criar uma linha editorial para o sucesso do seu blog. Aprenda a planejar e organizar seu conteúdo para atrair e engajar sua audiência. Leia este artigo!
June 10, 2024
7 minutos
Um salão de beleza que deseja expandir seus negócios e aumentar os lucros precisa de um site. Em algumas redes sociais, apenas micro estúdios e artesãos domésticos sobrevivem, o resto precisa de vários canais para aumentar sua base de clientes.
Um site é uma ótima plataforma para geração de novos clientes, desde que atenda às necessidades do seu público e tenha potencial para ainda mais crescimento.
Para fazer uma boa escolha, você deve levar em conta os seguintes parâmetros:
1. O site deverá ter uma página ou várias ?
Para entender se você precisa de uma página de destino ou de várias páginas consistindo várias seções, você precisa proceder não levando em conta o orçamento (como a maioria das pessoas faz), mas de quais métodos de promoção você planeja usar no futuro.
Um site de uma única página informará sobre suas vantagens, preços e serviços de bloco em bloco de cima para baixo, esta página acaba ficando longa, pois você precisa se mostrar em toda a sua glória para prender o cliente. Haverá muitos botões, frases de chamariz, fotos e pouco texto. Este formato é adequado se você usar redes sociais e publicidade contextual para promoção, e também desde que não haja produtos complexos e inovadores na lista de serviços, cujo significado e efeito precisam ser explicados ao consumidor.
Se o seu plano de marketing inclui SEO - promoção não publicitária de um site nos motores de pesquisa para determinadas palavras-chave - ou se você fornece serviços complexos que precisam ser detalhados para atrair um usuário a se inscrever, os recursos de uma unica página de destino não serão suficientes. Você precisa de um site de várias páginas com várias seções e landing pages para cada serviço, além da possibilidade de trabalho constante com o conteúdo e características técnicas do site.
Os motores de busca são exigentes, uma única página não será suficiente para eles.
2.Usar construtores de sites ou contratar um webdesigner profissional ?
Com o advento dos construtores de sites, ter websites deixou de ser um luxo e se tornou uma ferramenta de marketing imprescindível para a promoção de qualquer negócio.
Os construtores permitem utilizar blocos prontos, adicionar textos e imagens, ajustá-lo ao estilo corporativo sem a ajuda de um programador.
Os sites criados em construtores são muito mais baratos e mais rápidos, pois exigem o envolvimento de menos especialistas e podem ser feitos com um design individual focado nas suas preferências; tais serviços você encontra aqui. No entanto, os construtores são projetados para uso em massa, portanto, eles têm certas limitações técnicas em termos de funcionalidade e design.
Quer fazer algo único em seu site? Você adora design assimétrico, animações e efeitos personalizados mas, as limitações do construtor não permitem que você dê vida a isso? Você pode usar uma variante com layout e programação individuais.
3. Adaptar seu site a um modelo de design existente ou desenvolver a partir do zero ?
Outra forma de simplificar e reduzir o custo do processo de desenvolvimento do site é usar um modelo de design pronto - vários renderizados no mesmo estilo e layout das páginas do site, que você só precisa preencher com seu próprio conteúdo (textos, fotos, imagens). Os modelos de design de sites são colocados em lojas online especializadas. Você pode ver as opções disponíveis, saber o custo e adquirir o desenho que você gosta ou selecionar várias opções para você.
Vantagens:
Desvantagens:
4. Com ou sem CMS?
CMS é um sistema de gerenciamento de conteúdo. Esta é a plataforma em que o site é criado. Não é visível para seus visitantes e, em princípio, eles não se importam se você tem ou não. O CMS é importante para o dono do site, pois permite trabalhar com seu conteúdo: adicionar, deletar e editar páginas, blocos, textos e fotos.
Como funciona?
Você tem um link especial para o site, nome de usuário e senha para entrar no sistema. Após inserir os dados, você entra no site, vê sua estrutura, páginas e pode alterá-las no editor visual. Você não precisa se aprofundar em códigos obscuros com os quais os programadores trabalham. Tudo funciona como a edição de uma página pessoal nas redes sociais: são campos para inserir e enviar textos, imagens e botões.
A presença de um CMS é uma condição opcional. O site pode funcionar sem ele. No entanto, você terá que fazer alterações diretamente no código das páginas usando um programa especial. Mesmo o modo de operação ou alguns números na lista de preços terão que ser alterados com a ajuda do desenvolvedor.
Crie um site no CMS se você planeja fazer alterações de tempos em tempos. Sim, será um pouco mais caro que a alternativa, mas no futuro você mesmo poderá alterar todos os pontos principais do site sem envolver programadores.
Existem vários CMS, eles são divididos em gerais (populares pagos e gratuitos) e auto-escritos (alguns estúdios da web criam seus próprios sistemas e os colocam nos sites de seus clientes). Escolha populares (1C: Bitrix, WordPress, Modx, etc.), eles são mais baratos tanto no desenvolvimento quanto no uso futuro. Além disso, a maioria dos programadores está familiarizada com eles, portanto, se necessário, você pode facilmente encontrar um substituto para seus contratantes.
O tipo de site que você escolher determinará as possibilidades de sua promoção e dimensionamento, bem como o orçamento do projeto. Aconselho você a discutir em detalhes com os contratados suas expectativas do recurso da web, não pagar a mais por funcionalidades desnecessárias e 100% de exclusividade do design, não ter medo dos designers ao desenvolver páginas de destino e criar um site com uma margem de potencial.
Alguns freelancers podem se oferecer para fazer SEO de seu site de apenas uma landing page a preços extremamente atrativos. Mas, lhe garanto que será um desperdício de tempo e dinheiro. Resultados reais nos mecanismos de busca como o google e yahoo não podem ser alcançados com pouco orçamento. Tudo o que os performers farão é desenhar pseudo-relatórios de sucesso.
"A parceria na trajetória de sucesso teve início em 2018 e perdura até hoje. Eles focaram e entenderam os desafios do negócio. Superaram expectativas."
Helder Santos
Marketing Manager