O papel da linha editorial para planejar o seu blog
Saiba criar uma linha editorial para o sucesso do seu blog. Aprenda a planejar e organizar seu conteúdo para atrair e engajar sua audiência. Leia este artigo!
June 10, 2024
7 minutos
Se seu objetivo é fazer seu site aparecer no Google, uma coisa é certa: é necessário otimizar as páginas, de modo que elas fiquem mais relevantes para o Google e demais buscadores.
Vale lembrar que o SEO está em constante mudança, e é inegável que sempre estará, contudo, apesar dos desafios, ainda existem muitas oportunidades disponíveis para aqueles que desejam alcançar o sucesso nesta área.
Uma novidade em SEO é que, apesar do volume de pesquisas estar crescendo e, embora as pessoas estejam clicando em uma porcentagem menor de pesquisas, elas estão, na verdade, pesquisando muito mais.
De todas as transformações em SEO para um site aparecer no Google, a maioria dos princípios básicos permanecem os mesmos, contudo, a satisfação da consulta, esta área, continuará a evoluir à medida que o Google utiliza o aprendizado de máquina para avaliar o quanto uma página irá satisfazer uma consulta.
Certifique-se de investir em áreas de SEO pelas quais outras pessoas estão investindo insuficientemente (ou seja, as pessoas também solicitam otimização, implementação de AMP). Fato é que, as mudanças continuarão acontecendo. Dessa maneira, para aparecer no Google, é necessário contar com o apoio de profissionais de SEO que estão atualizados sobre se adaptar e encontrar oportunidades em meio aos desafios.
As mudanças de otimização orgânica podem até trazer alguns desafios, mas existem muitas oportunidades disponíveis para aqueles que desejam alcançar o sucesso na área.
Tendo a prática de aplicação de SEO no cotidiano do seu negócio, é possível potencializar seu tráfego, fazer sua página subir para as primeiras posições de busca e se destacar de seus concorrentes.
Dessa forma, se você quer impulsionar sua página para o topo das pesquisas, é fundamental adotar algumas práticas em sua estratégia, como:
São recursos de programação HTML que são utilizados para destacar títulos e subtítulos de uma página.
Conceitualmente, o H1 possui um destaque maior, uma fonte maior, e é geralmente o elemento de texto mais visível da página, conhecido também como o assunto principal em destaque, o ‘’título mãe’’. Utiliza para determinar o principal assunto abordado em uma página, visto que o título de uma página conceitualmente define o conteúdo. Em plataformas como o WordPress, basta colocar no campo disponível para colocar o título principal.
Ter a presença da palavra-chave nos títulos e subtítulos é bem importante para ranquear organicamente. Exemplo de Heading Tags:
Aqui vamos às regras finais, e muito simples, que você pode seguir para a elaboração de títulos no seu site:
Uma metadescrição é um pequeno texto que aparece abaixo do título da página nos resultados das buscas, e serve como um resumo do que o usuário encontrará ao clicar naquele link, funcionando como um elemento de atração.
Uma vez que esse item defina se alguém visitará ou não o seu site, é importante que ele seja elaborado de maneira correta. Nesse sentido, é importante acrescentar a palavra-chave na área, como forma de aumentar a relevância.
Porém, não deixe de criar uma chamada criativa e que atue de modo a persuadir. Utilize palavras de impacto de modo a incentivar o usuário a clicar na página.
Outra recomendação importante é manter o tamanho dentro de parâmetros ideais. O recomendado é que tenha no mínimo 120 caracteres e, no máximo, 156. Desse modo, ficará visível, sem textos cortados de forma abrupta e irá manter o máximo de resultados.
As palavras-chave estão entre os pontos essenciais de uma otimização SEO. Como são os menores elementos que definem um assunto, elas são utilizadas nas buscas por usuários, e todos já fizeram isso ao buscar algo no Google.
Alguém que busca por materiais, arquivos, documentos acerca de questões de gênero, por exemplo, provavelmente buscará por “pesquisas de gênero”. Um artigo bem ranqueado com a palavra-chave “pesquisa de gênero”,possivelmente, receberá a atenção de boa parte dos usuários que fazem a pesquisa, logo, irá ganhar visita e notoriedade.
Para obter bons resultados, as palavras-chave precisam ser encontradas corretamente, como com ajuda de ferramentas específicas. Ao invés de priorizar as muito curtas e genéricas (chamadas de short tail keywords), o ideal é dar preferência para as conhecidas como cauda longa (long tail keywords). Essas, normalmente, contêm mais de 3 palavras e trazem uma abordagem profunda sobre o tema. Por outro lado, isso diminui o volume de pesquisas, é uma forma de aumentar o tráfego qualificado, de modo orgânico.
A URL ou endereço de uma página é um elemento importante tanto para o buscador quanto para o usuário. A URL traz uma ideia do que existe naquela página e antecipa o assunto antes mesmo que a visita seja realizada, garantindo melhor experiência para o visitante.
Para entender melhor, considere essas 2 URLs:
A URL 2 é mais apropriada, pois é mais fácil de ler e de prever o conteúdo existente.
O indicado é que ela conte com a palavra-chave, que vai ajudar no ranqueamento e na compreensão. Ao mesmo tempo, é muito importante deixá-la o mais curta possível. Para isso, evite palavras e elementos de ligação e tente concentrar o assunto na menor estrutura viável. As URLs otimizadas são boas tanto para o usuário que visita o site quanto para os algoritmos dos buscadores.
Um dos primeiros passos para você facilitar que o robô do Google encontre facilmente os temas que você aborda nas suas publicações é utilizar URL amigável.
Não adianta selecionar os assuntos corretamente se eles não forem aproveitados de modo adequado. Para isso, é fundamental usar as palavras-chave nos conteúdos publicados. Especificamente, as postagens do blog.
É uma convenção utilizar a palavra-chave selecionada, pelo menos, na introdução, na conclusão e 1 vez durante o conteúdo. Porém, balancear essa estratégia de acordo com o tamanho do conteúdo é o ideal. Se possível, aplicá-la em um dos intertítulos aumenta a relevância do conteúdo, especialmente se for no 1º.
Cuidado: Palavra-chave em excesso (o chamado keyword stuffing) pode ser prejudicial. Simplesmente acrescentá-la para aumentar a sua densidade é uma prática ruim e que o Google irá penalizar. Ao invés disso, acrescentar sinônimos e variações relevantes do tema é o caminho assertivo. Como os buscadores têm se tornado cada vez mais semânticos, a produção ganhará relevância e terá destaque.
Se tratando das penalidades do Google, o plágio é um dos maiores problemas quando se fala em SEO. Se o mecanismo de busca interpretar que um conteúdo é a cópia de outro mais antigo, dará uma punição de não indexação.
O grande desafio é que pode acontecer uma situação de autoplágio. Inúmeros endereços do seu blog podem direcionar para uma mesma página, dando a ideia de que são conteúdos diversos.
Nesse caso, o algoritmo irá entender que são conteúdos que deveriam ser diferentes e irá identificar o conteúdo duplicado. Para evitar a penalização, o certo é retirar os conteúdos, o que pode ser feito por meio das tags canônicas.
Para determinar se o site é responsivo e que atende aos interesses de quem pesquisa, o algoritmo considera inúmeros fatores, como:
Os pontos destacados são muito favorecidos por uma estratégia de link building, ou seja, acrescentar links ao conteúdo.
Ao fazer referências de páginas externas de qualidade e autoridade, o buscador compreende que está sendo oferecido informação útil para os usuários. Por outro lado, ao fazer link building internamente de forma adequada, é provável que as pessoas passem mais tempo consumindo outros conteúdos.
Com isso, o algoritmo entende que a página tem qualidade e oferece posições melhoradas.
Dica: Para ter melhores resultados, não desconsidere o poder do guest post. Com bons parceiros, é possível aumentar o alcance de público e conseguir links de um domínio com boa reputação. Dessa forma, o algoritmo lê o site de uma forma otimizada, o que leva a um melhor resultado de ranqueamento.
Para o ranqueamento de imagens, o primeiro elemento se inicia ainda no seu computador, e é anterior ao upload da imagem para seus servidores: o nome do arquivo das mesmas.
SEO Imagens, ou seja, para otimizar suas imagens para o Google, o nome do arquivo da imagem é essencial, para compreender textos e a relevância de certos conteúdos usando um algoritmo e dando valor às palavras-chave.
Por exemplo, imagine que um crawler vai ler o código HTML do seu novo conteúdo, que fala sobre os diferentes tipos de saias disponíveis no mercado.
Você seleciona uma bela imagem de uma saia longa para ilustrar o trecho que explica esse tipo de saia para o seu leitor. Porém, o nome do arquivo é “IMG438.png”. O que o crawler terá acesso é isso:
Isso já te mostra que não é uma informação muito útil para explicar o conteúdo da imagem que você utilizou no conteúdo. Nesse sentido, veja como ficaria o código se o arquivo fosse melhor nomeado:
Mesmo sem ver a imagem, conseguimos imaginar como ela é com um nome desses, não é mesmo?
Dessa forma, você facilita o entendimento para os algoritmos. Outros fatores importantes a serem trabalhados são:
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Helder Santos
Marketing Manager