O papel da linha editorial para planejar o seu blog
Saiba criar uma linha editorial para o sucesso do seu blog. Aprenda a planejar e organizar seu conteúdo para atrair e engajar sua audiência. Leia este artigo!
June 10, 2024
7 minutos
Nós da WebPeak prestamos atenção no que você realmente sente dificuldade, e tentamos solucionar este problema para você, isso esta em nossa essência. De fato gostamos de compartilhar conhecimento.
Seguindo esta filosofia decidimos criar um conteúdo especial para os lojistas da Xtech Commerce, para definitivamente ensinar você a Como fazer SEO na Xtech Commerce.
Aqui você poderá encontrar alguns termos técnicos que ainda não conheça, mas eu incentivo você a dedicar tempo a internet e buscar novos conhecimentos.
Então, vamos ao que interessa?
SEO é a otimização dos processos de busca, gratuito e orgânico que pode trazer maior visibilidade a sua página em ferramentas usuais de busca. Os algorítimos de pesquisas não são abertos ao público, porém explicaremos táticas eficazes de SEO e pontos negativos que podem ser penalizados por ferramentas de busca.
Dividida em elementos internos (controláveis pelo gerenciador de página) e externos (não controláveis), é importante balancear o conteúdo, a qualidade e arquitetura com a confiabilidade, respostas de mídias sociais e links externos.
SEO nada mais é que o conjunto de técnicas com o principal objetivo de tornar os sites mais amigáveis para os sites de busca, trabalhando palavras-chave selecionadas no conteúdo do site de forma que melhore seu posicionamento nos resultados orgânicos.
O SEO On page ajuda na indexação de sua página e é uma estratégia de Marketing Digital indispensável nos dias de hoje. Responsável pelo posicionamento e manutenção do ranking do site em buscas orgânicas. É preciso analisar vários fatores relevantes na página a ser otimizada e também conhecer o mercado/negócio do cliente para que tudo esteja de acordo e, possa trabalhar um bom conteúdo.
O primeiro ponto a se observar quando falamos de SEO on page é o CONTEÚDO, que deve ser excepcional, completo e engajador ao leitor pois, tão importante quanto ter visibilidade na página inicial de ferramentas de pesquisas é manter o leitor após o clique inicial.
Alguns tópicos são essenciais na construção do conteúdo, veja só:
Um site que demora a carregar ou não é compatível com plataformas móveis, gera conteúdo duplicado e com URLs longas não são interessantes quando falamos de SEO.
Informações duplicadas podem confundir os buscadores e, assim, classificar o seu site mais baixo por causa disso. Acesse o Google Webmaster em‘Aspectos de pesquisa’> ‘Melhorias de HTML’ para ver quais informações são repetidas. Por exemplo, se você ver que tem Tags de títulos adicionais ou META descrições adicionais, provavelmente significa que essas páginas podem ser acessado por várias URLs diferentes, o que confunde os Buscadores.
Seu e-mail e número de telefone devem estar na parte superior ou na parte inferior de todas as suas páginas. Clicar no logotipo de um site deve imediatamente levar um visitante para a página inicial, seja a logo em uma imagem, o nome em negrito ou uma clipart animada, é fácil de vincular qualquer item em seu site à sua página inicial. Isso, além de facilitar a vida de quem acessa seu site, indica aos buscadores sua localização aumentando seu posicionamento.
Leia também: O que é otimizar as páginas de seu site para SEO?
Um texto completo, de qualidade a um tema ou público ou tema em específico tem um melhor direcionamento e junto com a boa escrita garantem QUALIDADE à sua página.
Robôs de busca tendem a dar mais pontos positivos a textos com densidade, uso sábio das palavras-chave e boa interação com usuário.
LINKS EXTERNOS direcionados a sites renomados, dados e porcentagens com fontes conhecidas são essenciais para construir a reputação do seu site.
Outro fator importante em SEO é o elenco de PALAVRAS-CHAVE que não só guiam o seu conteúdo, como também possuem baixa competição. As também chamadas keywords não se limitam apenas a palavras, como também sentenças mais específicas para direcionamento ( long tail keyword).
Após o clique inicial de um visitante, seu conteúdo precisa ser atrativo para fidelizar um visitante, então uma ótima tática é sempre se manter atualizado com possíveis upgrades, assuntos pertinentes e atualidades globais.
Lembre-se das influências externas que podem gerar ou não interesse, ter a noção das preferências do público que você procura atingir. O desenvolvimento social de engajamento de mídia exige um know how para aplicar as métricas corretamente. Tente planejar uma estratégia de engajamento saber onde está o seu público e como eles estão se comunicando.
É necessário estar presente, atento e interagindo o mais rápido possível para gerar engajamento. Envolver-se com o seu público, respondendo a perguntas ou dando dicas valiosas, é a melhor maneira de garantir uma espécie de lealdade para o seu site/fan page e ainda humaniza a você. Ou seja, não basta apenas que você apenas fale: é preciso conversar com o seu público!
Metadados bem direcionados são importantes quando falamos do atrativo visual em páginas de busca. É importante pensar em utilização de keywords que não sejam genéricas, com título atraente e cabeçalho focado em direcionar com qualidade um visitante potencial.
Os buscadores enviam “spiders ou bots” para reunir as palavras em seu site usando elementos META. Estes elementos são o HTML utilizados para fornecer Metadados sobre uma página Web. Os Spiders só podem pesquisar páginas que têm os elementos META e avalia o quão pertinente é para uma pesquisa. É importante adicionar informações relacionadas ao seu site para ajudar os bots a compreender os dados que lá estão, através de um o título pertinente e uma descrição de palavras-chave especifica para cada página do site.
Faça títulos e descrições distintas para cada página do seu site. Tenha um título descritivo com no máximo 70 caracteres. Evite o uso de títulos comuns, atualizando seus títulos para coincidir com o conteúdo exibido na página específica. Para as descrições usar, no máximo, 156 caracteres e certifique-se elas estão em todas as páginas listadas e artigos individuais em seu site.
Alguns fatores externos nos quais você não tem controle, podem ser consequências positiva do planejamento e otimização dos elementos internos e são fatores a se considerar quando se trata de SEO.
Sites mais antigos, especializados e com plataformas user-friendly são facilmente enquadrados nessa categoria, mas isso não impede que novos sites de conteúdo ou e-commerce fiquem pra trás. Com o conteúdos planejados, completos e verificação de identidade (uma pessoa real e não robô gerindo a página), podem fazer frente ao tradicional, virando até referência digital no segmento direcionado
Citações orgânicas, textos-âncora e indicações de fontes confiáveis mantêm o ~buzz~ social que a sua empresa precisa- Qualidade x quantidade: As indicações externas são rankeadas de acordo com a relevância e visibilidade do site, ou seja, citações de sites-referência são mais pontuais do que diversas citações de fontes novas. Mesmo assim, é importante manter um equilíbrio
Apesar de polêmico, pois o próprio google já afirmou que postagens em redes sociais não são rankeadas pelo SE, a reputação na era digital muitas vezes pode ser construída ou destruída de acordo com a gestão de mídia social
O direcionamento por região (país, cidade, etc) é importante para SEO, pois procura atingir possíveis visitantes em uma determinada localização.
Os motores de busca avaliam o número e a qualidade dos links que apontam para o seu site. Isso é um dos fatores mais importantes para determinar a posição no ranking. Backlinks são os links contidos em sites e páginas, que fazem referência a seu site. Por exemplo: uma blogueira faz um tutorial e coloca um link de seu produto na postagem.
Uma parte dos links gerados para otimização do SEO, são comumente chamados de linkspam ou técnica ‘BLACKHAT’, onde uma empresa coloca como muitos links como referência para seu site, independentemente do contexto. Essa técnica é penalizável pelos motores de busca seja com a perda do rankeamento ou até mesmo banimento como por exemplo:
- Links comprados, sem indicação de campanha publicitária
- SPAM, queda de qualidade em detrimento a divulgação excessiva e não direcionada
- Pirataria ou plágio de conteúdo
- Conteúdo superficial;
- Excesso, repetição e hidden keywords (palavras-chave não visíveis ao usuário, mas reconhecidas pelo SE);
- Ads em excesso ou sem direcionamento específico;
- Cloaking (O conteúdo apresentado difere do conteúdo real da página. Textos e links escondidos, por exemplo.)
Infelizmente, a plataforma foi descontinuada. O anúncio do fechamento da empresa foi feito através de e-mail no dia 14 de janeiro de 2021 deixando seus clientes e comunidade em alarme. A paralisação ocorreu devido a venda da plataforma para Vtex.
A Xtech Commerce é uma plataforma de lojas virtuais, que atende diversos fatores de SEO com extrema qualidade e conta com cases de primeira pagina em diversas lojas. Mas mesmo assim, ainda tem algumas limitações, quando comparada com outras plataformas de maior porte.
Sem duvida alguma a Xtech Commerce é uma das principais plataformas de e-commerce do Brasil quando o quesito é tecnologia.
Os principais Fatores são:
Mas antes...
Acesse sua plataforma e adicione (ou altere) um produto.
Observação: As informações de SEO, serão inseridas após esse passo.
Entre em seu projeto, Dashboard de Projeto > Ferramentas de Palavra chave > Receba Sugestões de sua Pesquisa
Ao clicar, você será direcionado a uma página com um campo para pesquisar palavras-chave.
Insira a palavra-chave que você deseja, pode ser o nome do produto.
Ao clicar em pesquisar será exibido resultados informando o quanto determinada palavra-chave é relevante para você competir.
Mas o que considerar para determinar se a palavra-chave é realmente boa para ser trabalhada?
Fatores mais relevantes:
Lembre-se que para ter uma boa palavra-chave é necessário um KEI maior que 0.01 e uma busca local maior que 50, com o menor lance competidor possível.
Agora que você encontrou a palavra-chave ideal, pode partir para a otimização da página. Acesse sua plataforma e adicione (ou altere) um produto.
Observação: As informações de SEO, serão inseridas após esse passo.
Ao clicar em novo produto, será aberto uma página para você inserir as informações.
Em Nome deverá ser inserido a palavra-chave escolhida como nome do produto. Indicamos que o título tenha no máximo 70 caracteres.
Logo abaixo em Resumo faça uma breve descrição, um resumo de seu produto. Indicamos no máximo 170 caracteres.
Se caso seu produto tiver algum vídeo, insira a URL no campo > Vídeo URL
Insira todas as informações gerais, como os preços e parcelas, nome, descrição e imagens.
Em Descrição Completa, insira a descrição do seu produto podendo ser longa ou não, indicamos no mínimo 300 caracteres.
Repita o nome do produto/palavra chave como título.
Para isso basta clicar em [ver HTML] e inserir <h2>Nome do Produto </h2> e automaticamente ficará como título.
Ao começar a descrição insira o nome do produto novamente, logo no inicio da frase.
Por exemplo: Nossa Luva de Latex com Pó é confeccionada com os mais altos padrões…
Lembre-se também de salvar a imagem do produto com a palavra-chave (nome do produto) e insira na descrição.
Ao término da descrição insira um link ancora com o nome do produto, novamente.
Para adicionar link: <a href="”#Tag" div="" que="" deseja="" direcionar”="">Nome do Produto</a>
Para adicionar imagens do produto basta clicar em “Adicionar arquivos” (mais a baixo).
Em Categorias será necessário você adicionar a categoria do seu produto.
Basta clicar na caixinha anterior indicando a categoria.
Em Estoque e Variações você pode inserir a quantidade do produto, se deseja gerenciar estoque e a quantidade é fixa.
Clicando em Adicionar/editar opções, na seta indicada, você pode adicionar as variações de seu produto como cor e tamanho.
No campo de Envio você deverá adicionar as informações sobre envio do seu produto.
No campo de URL da página, insira o nome do produto na url da página (deve ser amigável). Utilize traços (-) no lugar dos espaços para poder validar a url. Por exemplo, Blusa-Branca-Marisa.
Em Titulo da Página adicione novamente o nome do produto/palavra-chave. [Máximo 70 caracteres].
No campo Descrição da página faça uma breve descrição repetindo o nome do produto sempre em primeiro.
Como por exemplo: Blusa branca frete grátis para todo brasil. Compre aqui! [Máximo 170 caracteres].
Lembre-se, sempre repita a palavra-chave/nome do produto, isso fará que os robôs dos buscadores entenda que sua página tem relevância e autoridade no assunto.
Pronto, seguindo todos esses passos acima sua página estará otimizada para os principais buscadores.
“ROBOTS.TXT“. é um arquivo que deve ser colocar no diretório raiz do site e é o primeiro arquivo que os bots de busca procuram em um site. Nele você pode escolher os diretórios e arquivos que você deseja excluir das ferramentas de busca. O uso mais comum é evitar indexação de páginas logadas ou que possuam arquivos privados.
Por se tratar de um arquivo MUITO importante, você deve ter muita atenção com a maneira que ele é configurado. Mas não fique preocupado, pois a Xtech Commerce cuida muito bem deste arquivo, e tem as principais linhas para garantir o funcionamento.
SITEMAP É um arquivo no formato . XML, ou . XML.GZ, que contém uma lista com as páginas (URLs) do site. Ele funciona como um mapa QUE irá ajudar e guiar os robôs de buscas, ou os usuários, a navegar e encontrar as páginas relevantes da loja. Mas como o arquivo robots.txt, ele é gerado automaticamente pela Xtech Commerce e até o momento não temos nenhum report de erro :)
OBS: VOCÊ NÃO PODE MANIPULA-LO, MAS DEVE ENVIAR PARA O GOOGLE COM O WEBMASTER TOOLS, vamos falar disso a seguir.
RICH SNIPPETS são dados estruturados e baseiam-se em informações no código HTML do site.
Esses códigos assumem uma função de organizar o conteúdo do site, para que os robôs de busca ao examinarem a página, eles possam entender quais informações inseridas e determinar se há relevância em exibi-las. Ele tem por objetivo oferecer mais informações sobre uma página, diretamente na sua listagem de resultados.
Por exemplo existem diversos tipos de classificação de resultados, como classificação por estrelas, fotos de receitas ou do autor de um texto, lista de faixas de um CD e etc.
Podem aparecer na forma de informação de autor da parte do Google, avaliações e revisões, notificações de eventos e produtos.
São as estrelinhas que aparecem nas buscas, direto no Google. Na Xtech Commerce você não pode manipular isso, mas o TrustVox resolve todos os problemas de forma rapida e MUITO simples.
Amarcação ajuda você em:
Quando um produto começa a ter mais de 5 reviews positivos, sua taxa de conversão começa a aumentar. Isso te ajudado a aumentar a taxa de cliques dos produtos em relação a concorrência. O review verdadeiro auxilia no conteúdo da página, pois a forma informal de escrita dos clientes acaba batendo com termos de pesquisa.
Se você “sofre” para mensurar informações sobre seu site e paga por uma ferramenta ou não sabe qual usar, então você precisa conhecer o Google Analytics! Uma poderosa ferramenta gratuita fundamental para avaliar o comportamento de visitantes a seu site.
Um dos principais objetivo do Google Analytics é saber de que forma os usuários se comportam ao navegar pelas diversas páginas e seções do seu site. E de acordo com essas informações coletadas, através do Google Analytics, é possível analisar se os visitantes de um determinado site estão tendo o comportamento esperado por você.
Se você ainda não tem Google Analytics, CRIE SUA CONTA AGORA!
O Google desenvolveu a Webmaster Tools - ou Search Console, ferramenta para verificar e apontar soluções para que o seu site alcance melhores resultados nas buscas. A estratégia adapta a sua plataforma aos interesses do Google, otimizando-a de acordo com as métricas utilizadas pela líder nos sites de busca da Internet. Isso significa que o Google vai fazer o seu website ser encontrado com maior facilidade em resultados de pesquisa, podendo ir ao topo em pouco tempo!
O Webmaster Tools funciona através de relatórios que analisam e exibem os erros que o Google vê no seu site ou no seu aplicativo.
SE VOCÊ AINDA NÃO TEM O WEBMASTER TOOLS CONFIGURADO, FAÇA ISSO AGORA!
Agora seu GWT (Google WebMaster Tools) está configurado, você deve enviar o sitemap para o buscador.
A integração do Google Analytics com o WebMaster Tools é essencial para melhorar seus resultados de pesquisa. É uma integração muito discreta, mas você pode fazer rapidamente em sua conta do Google Analytics.
Heat Map é um mapa de calor que permite que você veja o que seus usuários estão olhando, clicando, digitando dentro de sua página, seja em imagens, textos, links ou até em áreas vazias. Trás inúmeros recursos pra você como otimizar suas páginas para gerar mais conversões, identificar problemas de usabilidade de sua página, fazer design baseado em mensuração etc.
O Scroll Map (Mapa de Rolagem) serve para analisar quanto tempo os usuários passam ou faz rolagem em sua página, você pode utiliza-lo para descobrir quanto tempo os usuários do site passa diferentes áreas da página, tempo médio e o número de pontos de vista para uma parte especifica que você faz rolagem sobre tal área.
O Page Speed Insights mede o desempenho de uma página para dispositivos móveis e computadores. Ele busca o URL duas vezes, uma com um user agent de dispositivo móvel e uma vez com um user agent de computador.
A pontuação do PageSpeed varia de zero a 100 pontos. A pontuação mais elevada é melhor, e uma pontuação de 85 ou superior indica que a página tem um bom desempenho. O PageSpeed Insights está sendo continuamente aprimorado, por isso a pontuação será modificada à medida que adicionamos novas regras ou melhoramos nossa análise.
O PageRank é um algoritmo de avaliação de um agrupamento de páginas interlinkadas, como por exemplo a Web, que tem como finalidade classificar as páginas por relevância perante a este conjunto de páginas.
Para elevar o PageRank de sua loja virtual, você precisa torná-la mais “visível” para a internet, deve trabalhar parceria, relacionamento, geração de conteúdo, etc.
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Até a próxima! (:
"A parceria na trajetória de sucesso teve início em 2018 e perdura até hoje. Eles focaram e entenderam os desafios do negócio. Superaram expectativas."
Helder Santos
Marketing Manager