O papel da linha editorial para planejar o seu blog
Saiba criar uma linha editorial para o sucesso do seu blog. Aprenda a planejar e organizar seu conteúdo para atrair e engajar sua audiência. Leia este artigo!
June 10, 2024
7 minutos
Você pode até entender a importância de ter um blog para o sucesso da estratégia de marketing de seu negócio, mas você sabe como fazer um blog?
Estamos aqui para te ajudar, em um passo a passo perfeito para você não ter dúvidas e fazer um blog de sucesso, atrativo para leitores e, consequentemente, mais lucrativo.
Vamos lá!
Não deixe de ler: Estratégia de Marketing Digital
Hoje em dia, quando falamos em como fazer um blog, são duas saídas que existem: a gratuíta e a paga. Ambas são eficientes, mas é importante que você saiba quais as principais diferenças.
Na versão gratuita, são duas plataformas muito utilizadas, a WordPress.com e a Blogger. Elas possuem as mesmas funcionalidades, entretanto, quando você optar sair dessas plataformas, o Blogger é mais complicado. As duas opções não precisam que você realize o pagamento para hospedagem do blog, e fica em um endereço como http://meublog.wordpress.com ou http://meublog.blogger.com.
Se você optar por uma versão paga, você irá pagar pela empresa que irá hospedar seu blog e não pela plataforma. Existem algumas boas plataformas, uma das mais conhecidas é o WordPress, mas não a citada anteriormente e sim o sistema open source.
Nesse caso, você pode fazer o download dos arquivos e instalar em seu servidor. Fato é que muitas empresas de hospedagem possuem a opção de solicitar a instalação do WordPress, que facilita muito a sua vida. Vale uma boa pesquisa de hospedagem e plataforma.
Para fazer um blog atrativo existem alguns passos indispensáveis:
Abaixo vamos falar de outros passos fundamentais para você fazer um blog. Para isso, encontre saídas a partir dos itens que iremos explorar. Está preparado? Então vamos!
Podemos dizer que na internet o conteúdo é fundamental, e isso vale para blogs centralmente! O que você deve fazer é escrever artigos de qualidade, que vão se destacar na rede. Você deve trabalhar com assuntos populares e interessantes para seu público.
O primeiro passo para fundamentar a criação de sua estratégia de marketing de conteúdo é descobrir qual tema tratado irá trazer retornos.
Existem outras formas para conseguir aumentar o volume de produção de conteúdo para seu blog, e isso através da utilização de recursos externos, como agências de conteúdo ou
ou freelancers.
Se tratando do marketing de conteúdo, outro ponto fundamental é o de anexar ao seu artigo imagens e vídeos, afinal, isso irá torná-lo agradável para o leitor no momento da leitura. Um artigo corrido, cheio de palavras, nos tempos atuais, é cansativo.
A internet envolve dinamismo, e para isso, artigos online devem ser descontraídos. Você precisa compreender a importância de conteúdos dinâmicos e únicos para que as pessoas retornem ao seu blog.
Se tratando de investimento de tempo, o importante é que você tenha em mente o gasto de 70 a 80% do seu tempo, isso porque produzir conteúdo de qualidade demanda a procura por assuntos que estão em alta, assuntos polêmicos e principalmente de interesse do seu público alvo.
Dessa forma, os 20% ou 30% que restarem você deve utilizá-los para melhores seu blog, experiência para o leitor, visual e outros aspectos do marketing digital.
Fato é que muitas pessoas acreditam não ser possível fazer um blog de sucesso voltado para uma área bastante explorada, como é o caso de tecnologia ou informática. Entretanto, você não deve pensar como concorrer com os blogs grandes do mercado, afinal, se você parar para pensar, é realmente difícil bater alguns “concorrentes”. ENTRETANTO, se seu trabalho for direcionado para a aplicabilidade de suas estratégias, um pouco de criatividade tornará seu blog notável. Se aplique em seus objetivos e metas, e faça a diferença na produção de conteúdo.
Dica: A WebPeak te ajuda a analisar a concorrência a partir de ferramentas de análise úteis e com alto desempenho. Vamos falar mais abaixo sobre as ferramentas que serão aliadas de seu negócio :)
O SEO (Search Engine Optimization), é conhecido em português como otimização de sites, e é definido por sua capacidade de aumentar os acessos através do seu site, e engloba um conjunto de técnicas e estratégias, que vamos expor mais abaixo, responsáveis o melhor posicionamento do seu site nos resultados orgânicos do Google.
AS técnicas de SEO são muito importantes para desenhar sua estratégia de conteúdo. A produção de conteúdos envolve atenção ao que é colocado no site. O Google consegue fazer a análise de relevância através de originalidade do conteúdo, tamanho do material escrito, e qual a ligação do texto com as palavras-chaves.
A escolha de palavras-chave, por exemplo, é uma ótima forma de se tornar notável nos sites de busca e produzir conteúdos originais e bem ranqueados, isso vai destacar seu negócio. Além disso, link building, entre outras, fazem parte do que é impulsionado a partir do SEO.
A WebPeak agrega 15 ferramentas de SEO indispensáveis para seu negócio, ou seja, todas as ações eficazes de SEO estão presentes na plataforma, como:
São ferramentas que vão auxiliar seu negócio da melhor forma, você irá receber relatórios detalhados e se destacar da concorrência. Quer criar conteúdos únicos e acompanhando seu desempenho? Não deixe de investir em SEO!
Saiba mais sobre SEO: As melhores técnicas de SEO para você subir de posições no Google
"A parceria na trajetória de sucesso teve início em 2018 e perdura até hoje. Eles focaram e entenderam os desafios do negócio. Superaram expectativas."
Helder Santos
Marketing Manager