O papel da linha editorial para planejar o seu blog
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June 10, 2024
7 minutos
O relatório de SEO facilita a análise de desempenho e a tomada de decisão informada. Ao se concentrar nas variáveis relevantes para o seu negócio, você acompanha o progresso da sua estratégia e corrige o que não está dando certo.
Você está pronto para extrair insights valiosos do seu relatório de SEO e agir antes dos seus concorrentes?
O relatório de SEO fornece informações sobre o desempenho de um determinado site nos mecanismos de busca. Como qualquer investimento, o cliente quer saber como o dinheiro está sendo gasto e o que pode ser feito para melhorar os resultados.
Acompanhar a evolução, o retrocesso ou mesmo a estagnação dos seus esforços de marketing é fundamental para o crescimento dos seus negócios.
Afinal, sem dados objetivos em mãos, como você vai determinar se a sua estratégia de marketing está funcionando?
Cada cliente ou empresa tem objetivos diferentes, o que torna impossível criar um modelo universal de relatório de SEO.
No entanto, existem algumas informações e indicadores de desempenho que são vitais para analisar os resultados de suas campanhas.
Que tal começar pelo básico?
Aqui, você deve fornecer um panorama do projeto — quais eram os objetivos, o que foi combinado e quais eram as expectativas. Aproveite para descrever brevemente quais foram as métricas analisadas; dessa forma, o cliente saberá exatamente o que esperar do seu relatório de SEO.
Uma das primeiras coisas que os clientes olham num relatório de SEO é o ranking de palavras-chave. Eles querem saber se os termos escolhidos para a estratégia estão levando o site para a primeira página do Google. Caso contrário, este é o momento de explicar como você pretende resolver esse problema.
Hora de mostrar que você valoriza o tempo e o dinheiro do cliente. Explique como você aproveitou ao máximo os recursos disponíveis e sugira um plano de ação para o período seguinte.
Não deixe de ler: Maneiras para aparecer na Primeira Página do Google investindo em SEO
Agora que você já conhece os elementos básicos de um relatório de SEO, é hora de aprofundar o que ele pode incluir.
Embora algumas dessas páginas sejam essenciais para todas as empresas, outras serão mais adequadas para clientes específicos.
Por isso, é importante selecionar as que são certas para você, ok?
É a página introdutória do seu relatório de SEO. Lembre ao cliente o que vocês têm feito juntos e o que você espera alcançar este mês, incluindo próximas tarefas ou mudanças de estratégia.
É importante incluir no relatório de SEO uma página que abranja o desempenho do marketing. Esta seção deve incluir: insights sobre a origem do tráfego do cliente (pago, social, referência) e informações sobre conversões. Também vale a pena colocar dados de todas as fontes de tráfego comparados entre si, passando pelas tendências que afetam as conversões do website.
Muitas empresas recorrem ao SEO para melhorar sua margem de lucro e gerar mais conversões para seus e-commerces.
Com a ajuda do Google Analytics, você pode verificar como o tráfego orgânico está contribuindo para aumentar as vendas.
Nesta página, inclua: a taxa de conversão geral do cliente, receita oriunda de buscas orgânicas e principais landing pages por taxa de conversão.
Essa parte do relatório de SEO mostra especificamente as conversões obtidas através da busca orgânica.
O objetivo é ajudar os seus clientes a compreender melhor as páginas que geram conversões para o website.
Nesta página, inclua insights sobre: tráfego não orgânico vs. tráfego orgânico e o número total de conversões vs. meta estipulada.
Palavras-chave são uma das coisas mais importantes que você pode olhar em qualquer relatório de SEO. Mesmo que o tráfego não esteja aumentando, você ainda pode mostrar ao cliente que ele está no caminho certo, ou seja, que são trabalhados termos que os usuários realmente pesquisam nos buscadores.
Para esta página, lembre-se de incluir: o número total de palavras-chave ranqueadas, a quantidade de tráfego gerada por termo e o valor desse tráfego calculado pela vida útil do cliente.
Por fim, você não pode ter uma estratégia eficaz de SEO sem backlinks e conteúdo de qualidade. Informe quantos links você está gerando e quanto de conteúdo você publica.
Mais sobre: Relatórios de SEO e para que servem na prática
Quando se trata de criar um relatório de SEO completo, frequentemente é difícil encontrar o equilíbrio perfeito entre o conteúdo que seus clientes desejam ver e as informações que você precisa incluir.
Mas há algumas regrinhas de ouro para alcançá-lo…
Se o relatório de SEO for muito longo, o cliente poderá perder o interesse antes de encontrar os dados de que precisa. Se for muito curto, talvez seu cliente fique imaginando por que ele está pagando. Certifique-se que seu informe tenha os detalhes que importam para o cliente e que as informações apresentadas sejam fáceis de digerir.
Embora seja importante ser transparente sobre os serviços que você está oferecendo aos seus clientes, um relatório mensal de SEO não é um lugar para discutir seus erros. Aqui, você precisa destacar as metas que alcançou até agora e reforçar que você ainda é a melhor solução para os problemas de otimização de sites.
Cá entre nós: seus clientes não têm tempo para pesquisar ou traduzir conceitos complexos. Eles querem ver os resultados de seus investimentos em SEO rapidamente. Opte por apresentar dados complexos na forma de gráficos, diagramas e/ou infográficos para que seus clientes possam absorvê-los com facilidade.
De onde você tirou os dados apresentados no relatório de SEO? Espero que não seja da sua imaginação. A forma como você coleta, organiza e analisa os dados é tão importante quanto os resultados em si. Essencialmente, você precisa indicar suas fontes, por que as escolheu e mostrar está progredindo.
Após coletar os dados e organizá-los em um relatório conciso, é hora de analisar as informações. Observe os resultados e levante hipóteses sobre as possíveis causas. Escreva recomendações do que pode ser feito.
Para recapitular nossas dicas, o relatório de SEO perfeito deve:
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Helder Santos
Marketing Manager