O papel da linha editorial para planejar o seu blog
Saiba criar uma linha editorial para o sucesso do seu blog. Aprenda a planejar e organizar seu conteúdo para atrair e engajar sua audiência. Leia este artigo!
June 10, 2024
7 minutos
O SEO é uma técnica que possui um conjunto de estratégias de marketing digital para que suas páginas tenham um posicionamento de destaque nos resultados de pesquisa e garantir mais tráfego orgânico.
A otimização de sites consiste em uma série de ações, como técnicas de indexação, produção de conteúdo relevante, experiência do usuário, link building e gestão de performance.
O SEO possui uma grande função: melhorar o posicionamento do seu site, por conta disso é preciso levar em consideração a otimização para as suas páginas. Neste conteúdo vamos dar dicas que vão auxiliar na otimização de sites. Acompanhe o conteúdo!
Sem dúvidas você já sabe sobre a importância do SEO e como isso tudo pode impactar no seu negócio.
Na linguagem digital, ser um ninja em SEO significa dominar o conhecimento acerca de como se destacar na internet, como alcançar o topo dos buscadores, como fazer sucesso e dinheiro.
Agora vamos ao que realmente interessa. Confira a seguir nossas dicas para otimização de sites!
As keywords são extremamente importantes para otimização de sites, afinal, é com elas que você segmenta seus potenciais clientes. Neste caso, é necessário utilizar as palavras-chaves em seu planejamento de SEO e também para criar pautas de conteúdo.
Uma dica interessante para você aplicar é, escolher keywords que tenham o maior volume de busca e menor dificuldade de posicionamento. Caso ainda esteja iniciando em SEO, busque palavras mais simples, pois você terá mais chances de se posicionar.
Não existe uma regra, mas nossa dica é que encontre 10 palavras-chave relevantes para o seu negócio, e só depois de escolher essas palavras você passará a produzir conteúdo sobre.
De forma geral, o Google irá localizar as keywords principalmente nos seguintes elementos da sua página:
Atualmente é o conteúdo que define o sucesso ou o insucesso das suas páginas na internet, por isso é necessário ter conteúdo relevante e qualificado para que o Google identifique que seu site é digno de ser apresentado para quem fez uma pesquisa relacionada.
Se você quer saber que o Google procura, é muito simples, o buscador leva em consideração os seguintes quesitos:
De modo geral, o Google considera relevante conteúdos que proporcionem uma boa experiência para o usuário, e a melhor forma de se medir isso é o consumo de seu conteúdo, utilizando métricas como duração da sessão e tempo médio dentro das páginas.
Para melhorar os seus conteúdos, fazer algumas pesquisas no Google e estudar os principais resultados que atualmente se posicionam, é tarefa central. Assim você vai conseguir identificar quais conteúdos o Google está considerando relevante no momento.
Faça um apanhado de coisas em comum que esses resultados possuem, anote todas as informações, e depois se for possível, traga conteúdo exclusivo, que ninguém ainda falou.
Faça algo original, bem pensado, seguindo as diretrizes do Google, mas que também possa chamar atenção do usuário.
A “escaneabilidade” pode ajudar a escrever conteúdos que facilitam a leitura do usuário
Escaneabilidade é um conceito utilizado onde o usuário lê o texto dinamicamente, de forma mais popular, quando lemos “por cima”, vendo os tópicos principais.
Para conseguir essa escaneabilidade em seu conteúdo, utilize parágrafos curtos com apenas uma ou duas frases. Você também pode fazer uso de subtítulos. A cada 5 parágrafos, procure usar subtítulos (em H2 ou H3) par destacar o assunto abordado naquela parte do texto.
Já sabemos que possuir uma página relevante é o foco para conseguir um bom posicionamento.
Para ajudar nessa questão existem ferramentas como Google Analytics, Heatmap (mapa de calor) que é excelente para analisar o comportamento do usuário e criar melhorias.
Geralmente esses mapas de calor trazem, 3 tipos de relatórios. São eles:
Essa é uma ferramenta muito útil, que pode ser utilizada para acompanhar o que acontece dentro das suas páginas.
Agregar links no seu conteúdo, mais conhecido como Link Building, também é uma das etapas mais difíceis ao fazer SEO. Esses links possuem um grande valor para SEO, pois ajudam o Google a entender a autoridade, em outras palavras, a reputação das suas páginas.
Resumidamente falando, se tratando da otimização de sites, quanto mais links um site conseguir melhor será a sua autoridade sobre o assunto. Mas nunca se esqueça de que a qualidade é sempre mais levada em consideração do que a quantidade.
Uma das formas de conquistar esses links é, escrevendo conteúdos de qualidade, assim outras pessoas passam a apreciar o seu conteúdo e consequentemente fazem menção a sua página em seus sites.
Caso tenha uma loja virtual, uma boa pedida para gerar links é pedir aos seus fornecedores e distribuidores que mencionem a sua loja como ponto de venda.
O que achou dessas dicas sobre otimização de sites? Temos uma última dica muito boa: WebPeak possui um conjunto de ferramenta para otimização de sites!
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Helder Santos
Marketing Manager