O papel da linha editorial para planejar o seu blog
Saiba criar uma linha editorial para o sucesso do seu blog. Aprenda a planejar e organizar seu conteúdo para atrair e engajar sua audiência. Leia este artigo!
June 10, 2024
7 minutos
Falta muito pouco para o Dia das Mães, e pesquisas como as que a ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico) impulsionam indicam que Abril é o mês em que se iniciam as compras de presentes para esta data, ou seja: é o momento que sua loja tem para focar nos trabalhos para faturar mais. A cada ano que passa a perspectiva de faturamento para o Dia das Mães só aumenta, e você pode ter sua parcela de lucro desta data comemorativa.
O primeiro passo é se planejar para ter retornos de vendas, e você deve se preparar com bastante antecedência. Esse conteúdo é definitivo para você se convencer de que uma boa campanha é fundamental para seu negócio, e nesse sentido sua equipe já deveria estar preparado para as vendas, mas ainda há tempo.
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Muitos empreendedores não levam esse processo tão a sério e acabam deixando todo o planejamento para última hora. Diante disso, é preciso buscar e alcançar soluções práticas e rápidas para o sucesso das vendas. Desenvolvemos este conteúdo com dicas rápidas para agilizar o seu planejamento para você aplicar e aproveitar o Dia das Mães.
Vamos lá!
Se tratando desse período, e levando em conta que esta data comemorativa é uma das mais importantes para o varejo, as entregas rápidas são muito valorizadas e garantem boa experiência para o cliente.
Leve em consideração: se esta data é tão importante e você irá vender muito, é o momento de alterar a forma de entrega de produtos neste período. Busque por empresas de motofrete, afinal, costumam ser as opções mais rápidas. Existem alguns aplicativos, como 99Motos e VaiMoto, permitem que você entre em contato diretamente com motoboy que vão realizar as entregas. Outra opção é o SEDEX10 dos Correios, que é um serviço da linha expressa que garante entrega até as 10 horas da manhã do dia útil seguinte ao da postagem.
São diversas as formas de atendimento que podem auxiliar seu cliente neste período para que ele tenha boa experiência com seu negócio. Telefone, e-mail, chat online, Skype e, muitas vezes, até o WhatsApp podem ser fiéis ao seu seu planejamento para faturar mais no Dia das Mães. Disponibilize um número dedicado à seu negócio e informe aos clientes a existência exclusiva desse meio de contato. Vai facilitar e muito a forma que seus clientes irão te contatar quando houver algum problema, talvez você não compreenda o valor dado a este tipo de recurso, mas o público de seu negócio dá muito valor a essas ações que tornam tudo mais prático e fácil.
Você deve prezar pela praticidade do seu cliente, grave uma mensagem se o atendimento for por telefone, no caso de e-mail, use resposta automática, e no chat online é importante que você mostre quantas pessoas na espera para serem atendidos. Evite que seu cliente fique ansioso na espera por resposta, essa é uma das experiências que mais levam os clientes a abandonarem a intenção de compra.
Dado o fato que você está projetando suas ações agora, e que logo o Dia das Mães está aí, que tal investir em mídia paga para garantir bons resultados de vendas? Separe uma verba para o investimento em links patrocinados e anúncios em redes sociais, afinal, esta ação pode ajudar a trazer novos consumidores para sua loja. Vale também personalizar ao máximo que conseguir os conteúdos de sua loja para entrar por inteiro no espírito da data, não deixe de mapear quais os produtos mais desejados da sua loja e deixe que eles sejam como iscas para o público de seu negócio.
Esta temporada é uma ótima oportunidade para esvaziar seu estoque e oferecer uma venda mais completa, que tal você relacionar produtos que podem ser comprados juntos? Criar promoções e fechar kits, ou apresentar um produto ao lado de outro que pode compor bem uma venda. Use bastante a criatividade para impulsionar boas vendas e deixar seu estoque vazio para novas campanhas e vendas. Este é o momento!
Utilize o conteúdo a favor de seu negócio, seja relevante. Você pode divulgar presentes que são ideais para cada estilo de mãe em seu blog, ou até mesmo impulsionar e-mail marketing que vão auxiliar seus clientes a comprar seus produtos, relacionando aos produtos que estão disponíveis em sua loja.
As vezes, e não são poucas, os consumidores realmente precisam de dicas para comprar o presente ideal, e aí está uma excelente oportunidade para você faturar mais no Dia das Mães.
Antes de montar uma boa estratégia, saiba que existem 3 perfis de internautas que compram presentes no Dia das Mães:
Estatísticas apontam que 44% dos consumidores que compras no Dia das Mães já sabem exatamente o que vão comprar. E pensando neles que é tão importante criar uma campanha com antecedência para que você esteja em sintonia com seu público.
Nesse caso, 56% dos consumidores que compram no Dia das Mães não fazem a mínima ideia de como vão presentear suas mães. Nesse ponto que vale suas campanhas que vão auxiliar seu público.
E por fim, 18% dos consumidores efetuam compras no dia ou no dia anterior ao Dia das Mães. Nesse sentido, vale sua estratégia de marketing para esta data mesmo que em cima da hora, o importante é não deixar de realizá-la.
Não deixe de ler: Motivos para impulsionar campanhas de Dia das Mães no Instagram e Facebook
Para concluir esta postagem, se prepare para o Dia das Mães da melhor forma:
Leia também: Melhores plataformas de e-commerce para iniciar seu negócio
Realizamos uma pesquisa rápida para você ver que existem muito mais pessoas pesquisando sobre 'comprar' do que pessoas pesquisando sobre 'vender' na internet:
Lembre-se que essa é a segunda data comemorativa mais importante para o comércio brasileiro, só perde para o Natal em volume de vendas. Agora coloque as dicas na prática e fature muito com as datas comemorativas.
Até a próxima!
"A parceria na trajetória de sucesso teve início em 2018 e perdura até hoje. Eles focaram e entenderam os desafios do negócio. Superaram expectativas."
Helder Santos
Marketing Manager