O papel da linha editorial para planejar o seu blog
Saiba criar uma linha editorial para o sucesso do seu blog. Aprenda a planejar e organizar seu conteúdo para atrair e engajar sua audiência. Leia este artigo!
June 10, 2024
7 minutos
Olá, tudo bem?
Neste material vamos falar sobre as principais plataformas de e-commerce do mercado Global. Nossa meta com este conteúdo é auxiliar na tomada de decisão pela melhor plataforma de e-commerce para desenvolver seu projeto.
Antes de mais nada é importante ressaltar que este artigo foi desenvolvido por profissionais com experiência em diversos projetos de marketing digital, então vamos abordar o que é relacionado a ações que realmente convertem.
Vamos nessa!
Saber identificar algumas diferenças que são de extrema importância entre plataformas e-commerces fazem toda diferença no momento da união com o projeto das necessidades específicas da sua empresa.
Para te ajudar a compreender melhor as diferenças entre plataformas SaaS e Open Source, confira as descrições abaixo para assim definir em primeiro lugar o sistema que vai favorecer o perfil do seu negócio.
Leia também: Saiba como a instabilidade da plataforma virtual afeta diretamente suas vendas
As plataformas de Open Source são desenvolvidas por programadores ou empresas de fomento, estes disponibilizam os códigos fonte para downloads gratuitos, assim qualquer pessoa pode fazer uso destes códigos para criar uma loja virtual.
A Magento segue esse padrão de sistema, até então muito famosa e utilizada por empreendedores audaciosos. Contudo, nada que reluz é ouro, e neste caso vale ressaltar que por mais que seja uma excelente ferramenta esse tipo de sistema é mais sofisticado e vai demandar serviços de terceiros.
Não é qualquer pessoa que conseguirá fazer as manutenções necessárias, será preciso um programador até mesmo para fazer as instalações. Sem contar que todos os detalhes importantes para sustentação de um e-commerce é responsabilidade de quem optou pelo sistema, ou seja, atualizações, hospedagem, certificados de segurança e outras ferramentas terão que ser inseridas pelo programador.
Não parece muito atraente? Sim, em partes pode parecer um pouco complicado. Por outro lado, empresas também investem nesse tipo de sistema justamente por ser aberto, sendo possível escolher outros fornecedores que lhe transmitem confiança, podendo ser completamente customizável, incluindo Marketplaces. Já o próprio sistema Open Source é gratuito, tendo gastos apenas com terceiros.
Imagine o aluguel de um espaço físico para o seu negócio, esta é uma excelente analogia para compreender SaaS. Plataformas neste formato estão basicamente prontas, basta “alugar” sua loja virtual e pronto.
Uma grande vantagem das plataformas SaaS é a terceirização da TI, você não precisa se preocupar com o funcionamento ou atualização do sistema, tudo é responsabilidade do fornecedor.
Falamos das rosas, agora vem os espinhos. Por mais que a escolha SaaS pareça prática e a mais adequada principalmente para pequenas empresas, vale ressaltar que suas funções de customização são bem limitadas.
Algumas plataformas já possuem layouts pré programados para o cliente apenas escolher o que lhe agrada e começar a trabalhar, mas caso queira dar a carinha da sua empresa para loja, então será necessário a contratação de uma empresa especializada em projetos de e-commerce para executar o trabalho.
Recentemente publicamos um artigo que detalha todos os pontos importantes de uma plataforma SaaS.
Para ficar mais claro neste primeiro momento, saiba que Tray Commerce, Vtex, Oracle Commerce, Shopify são plataformas saas (Software as a Service), estas plataformas são diferentes da Magento, que é uma plataforma Open Source (código aberto) como já citamos. Não se desespere, vamos falar com mais detalhes abaixo sobre as essas plataformas. Mas é importante salientar que existe muita discussão na internet sobre qual é o melhor modelo, entretanto, infelizmente não existe uma resposta exata para qual é melhor ou pior, e isso porque depende muito da necessidade do projeto, equipe e dos processos que sua empresa definiu.
Agora que já falamos um pouco sobre saas e open source, vamos falar sobre as funcionalidades das plataformas. Nós criamos uma metodologia para definir quais as principais funcionalidades nativas e sobre as principais integrações que flexibilizam a conexão do e-commerce com softwares de terceiros.
Nossos parâmetros que dão norte a metodologia que criamos perpassa pelos seguintes pontos:
Os pontos apresentados são importantes pois desdobram no bom desempenho da plataforma. Agora que apresentamos nossas ações, vamos ao comparativo de plataformas que lhe trouxe até aqui!
A Tray Commerce é empresa do grupo Locaweb e sem dúvida nenhuma é uma das melhores plataformas do mercado. São funcionalidades muito bem elaboradas, com qualidade garantida em cada serviço prestado.
Não à toa que em 2017 a Tray foi eleita a melhor plataforma de e-commerce do Brasil pela ABComm.
Motivos para escolher a plataforma:
São mais de 200 recursos disponíveis na plataforma para que você possa garantir o sucesso do seu e-commerce. Então não precisa se preocupar com a parte burocrática, todo sistema é projetado e executado para o seu sucesso.
Funcionalidade e Integrações disponíveis na Tray Commerce:
A Tray Commerce conta com integrações de sistemas para meios de pagamento, gerenciadores de risco, comparadores de preços, marketplaces, ERP e muito mais.
Contras: O painel não apresenta as imagens dos produtos e não é possível abrir mais de um pedido por vez.
Contras: Os planos iniciais há limitação para cadastro de produtos e também de pageviews, porém no plano Tray Corporativo ambas as funcionalidades são ilimitadas.
Contras: Não tem.
Contras: Não tem.
Contras: Não é possível filtrar na página da loja somente os produtos em que estão em promoção.
Contras: Não tem.
Contras: Caso queira vender em outros marketplaces, a plataforma precisa homologá-los previamente.
Contras: Não é possível utilizar outros meios de pagamento.
Contras: As integrações de ERP não são nativas da plataforma.
Contras: O lojista deve realizar a instalação do tema dentro da loja, no caso de temas pagos, a agência que desenvolveu poderá dar suporte.
Contras: Alguns aplicativos com ótimos desempenhos são pagos.
Contras: Não tem.
Contras: Não tem.
Contras: A plataforma é para iniciantes com recursos avançados, entretanto, possui configurações mais avançadas para outros nichos de negócios, nesse sentido a dificuldade de configuração pode ser um fator.
Custo Aproximado: A Tray commerce possui mensalidades a partir de R$63 e o plano Corporativo tem mensalidade de R$1.000 OU 2,1% das vendas realizadas.
A VTEX é uma plataforma e-commerce robusta e com boa disponibilidade de atualizações. Possui um recurso chamado smart checkout, que possibilita a compra com apenas um clique. Totalmente voltada para a experiência do usuário, sempre permite um grande nível de personalização do layout e integração com ERP, além de possuir um módulo CRM, podendo integrar com outros sistemas.
Motivos para escolher a plataforma:
Funcionalidades e Integrações disponíveis na VTEX:
A VTEX é uma plataforma adaptável, com integrações de sistemas para meios de pagamento, gerenciadores de risco, comparadores de preços, marketplaces, ERP e outros recursos.
Contras: O sistema apresenta pedidos realizados em até 6 meses.
Contras: Cadastro de produtos é mais complexo que as demais plataformas, já que todas as informações da plataforma ficam ‘amarradas’.
Contras: Para criar as regras/tiggers, é necessário conhecimento da plataforma e de como a entidade de dados funciona.
Contras: Relatórios que trazem emails dos usuários cadastrados no site, trazem a informação criptografada, o que dificulta a usabilidade dos dados.
Contras: Não tem.
Contras: Algumas integrações com tabelas de transporte tem um custo alto.
Contras: Para integrar com marketplaces não nativos da plataforma, o lojista precisará criar novas políticas comerciais para cada integração, como Magazine Luiza e Multiplus.
Contras: A plataforma cobra um % das vendas concluídas na loja, que varia de acordo com o faturamento mensal.
Contras: As integrações devem ser feitas pelos parceiros especializados na tecnologia.
Contras: Valores a partir de R$5.000, não existem ‘versões de lojas básicas’.
Contras: Não existe loja, mas sim um módulo com recursos ‘instaláveis’.
Contras: Não há suporte diretamente da plataforma, salvo em casos extraordinários.
Contras: Em alguns casos, a instância pode ficar cheia o que reduz a velocidade de carregamento das páginas de seu site.
Contras: Não é possível realizar a configuração sozinho.
Custo Aproximado
A VTEX Commerce possui mensalidades a partir de R$1.500 + 2,5% das vendas realizadas na loja e 1,3% para vendas realizadas pelo marketplace. *confirme os valores no site da plataforma
A Magento é uma plataforma de código aberto, bem popular em médias e grandes operações. Porém, devido ao grau de complexidade de implementação e operação, necessita de programadores experientes.
Motivos para escolher a plataforma:
Funcionalidades e Integrações disponíveis no Magento:
A plataforma Magento é um sistema web de e-commerce Opensource (de código aberto), com CMS de gestão de loja virtual líder em seu segmento, baseado em PHP e MySQL, com recursos avançados de performance e resultado de vendas.
Contras: O sistema não apresenta imagem dos pedidos realizados.
Contras: Cadastro de produtos via API é detalhado e complexo.
Contras: Não existe módulos de comunicação com clientes que seja nativo do sistema.
Contras: A exportação de dados é limitada módulo a módulo.
Contras: Não tem.
Contras: A maioria dos plugins são pagos, mas pesquisando bem, é possível encontrar versões free.
Contras: Para integrar com marketplaces é preciso a compra e instalação de plugins.
Contras: Para realizar vendas na loja é preciso comprar e instalar plugins.
Contras: As integrações são feitas pela instalação de um plugin, ou contratação de um desenvolvedor para projetos personalizados.
Contras: Valores a partir de USD59 com suporte do desenvolvedor.
Contras: Não tem.
Contras: Não há suporte diretamente da plataforma.
Contras: Em alguns casos, a instância pode ficar cheia o que reduz a velocidade de carregamento das páginas de seu site.
Contras: Necessidade de conhecimento em Magento.
Custo Aproximado
A plataforma Magento não possui mensalidades por ser Opensource, mas depende de quem implantará a loja. Em geral, o percentual cobrado das vendas varia de acordo com o Gateway escolhido.
A Oracle Cloud Platform tem como missão ajudar empreendedores a criarem, implantarem, protegerem e gerenciarem as cargas de trabalho de forma prática no local ou na nuvem, sempre com novidades de conexão e ampliando os aplicativos empresariais para benefício dos usuários.
Motivos para escolher a plataforma:
Funcionalidades e Integrações disponíveis na Oracle:
A plataforma Oracle é tudo que você precisa para ter sucesso na próxima era do ecommerce, agora com varejo e B2B em uma única plataforma SaaS, que também é multi-loja.
Contras: Não soube informar.
Contras: Não soube informar.
Contras: Não soube informar.
Contras: A exportação de dados deve ser verificada módulo a módulo.
Contras: Não tem.
Contras: Configuração depende da análise das necessidades do projeto.
Contras: Necessário verificar a disponibilidade de marketplaces brasileiros.
Contras: É necessário uma configuração prévia.
Contras: As integrações são feitas de acordo com a necessidade do projeto.
Contras: Valores devem ser negociados com a empresa de desenvolvimento.
Contras: Não tem.
Contras: Não soube informar.
Contras: Em alguns casos, a instância pode ficar cheia o que reduz a velocidade de carregamento das páginas de seu site.
Contras: Não soube informar.
Custo Aproximado
A plataforma Oracle tem custos que dependem da empresa que implantará a loja. Em geral, o percentual cobrado das vendas varia de acordo com o Gateway escolhido.
É um plataforma de hospedagem de e-commerce, que é extremamente popular entre os designers/desenvolvedores e usuários finais. Se você é um designer, você vai apreciar a facilidade de implementação de projetos e modelos seus com Shopify. Para os usuários finais, Shopify oferece uma interface atraente, intuitiva e com riqueza de recursos.
Motivos para escolher a plataforma:
Funcionalidades e Integrações disponíveis na Shopify:
A plataforma Shopify é tudo que você precisa para cuidar de tudo, marketing e pagamentos, checkout seguro e frete. Perfeita para principiantes e especialistas de todos os portes.
Contras: Não tem.
Contras: Não tem.
Contras: Não tem.
Contras: A exportação de dados deve ser verificada módulo a módulo.
Contras: Não tem.
Contras: Verificar a disponibilidade caso haja necessidade de outras transportadoras.
Contras: Necessário verificar a disponibilidade de outros marketplaces brasileiros.
Contras: É necessário verificar se seu gateway escolhido está na lista da plataforma.
Contras: As integrações são feitas de acordo com a necessidade do projeto.
Contras: Não tem.
Contras: Não tem.
Contras: Suporte com a equipe é realizado em inglês.
Contras: Em alguns casos, a instância pode ficar cheia o que reduz a velocidade de carregamento das páginas de seu site.
Contras: Não tem.
Custo Aproximado
A plataforma Shopify possui mensalidades apartir de USD29 + 2,0% das vendas.
O mais importante é que todas essas plataformas são analisadas e podem ser otimizadas com WebPeak!
Mais uma vez vale lembrar que não existe a plataforma certa ou errada, existe a necessidade de cada negócio, e qual a melhor ferramenta que se encaixa no perfil da sua empresa. O Brasil conta com cerca de 90 plataformas de ecommerce disponíveis, e sem dúvidas nosso país é um dos mais fortes no setor de comércio digital.
Se você está começando um negócio no mundo virtual, com certeza precisa de uma boa base, e conhecer as melhores plataformas de e-commerce e suas funcionalidades é o mais importante passo, uma vez que ele irá decidir o futuro de seu negócio!
Você pode se interessar por: 15 Ferramentas de Marketing Para Melhorar o Seu Negócio!
Pense bem e faça as escolhas baseadas naquilo que lhe trará benefícios e que acima de tudo transmita confiança. Suporte é essencial principalmente para quem está iniciando, então priorize também pelo seu atendimento, no mercado atual precisamos de respostas rápidas e reparos quase que instantâneos.
Faça uma lista do que você considera mais importante para ter no seu e-commerce, o que não pode ficar de fora e quais ferramentas gostaria de utilizar, depois analise quais das plataformas podem oferecer aquilo que tem buscado.
Boa sorte!
"A parceria na trajetória de sucesso teve início em 2018 e perdura até hoje. Eles focaram e entenderam os desafios do negócio. Superaram expectativas."
Helder Santos
Marketing Manager