O papel da linha editorial para planejar o seu blog
Saiba criar uma linha editorial para o sucesso do seu blog. Aprenda a planejar e organizar seu conteúdo para atrair e engajar sua audiência. Leia este artigo!
June 10, 2024
7 minutos
O link building é uma velha conhecida técnica, seu uso é voltado centralmente para aumentar a quantidade de links recebidos por uma página ou site, mesmo nesse lugar já alcançado, continua sendo o calcanhar de Aquiles do SEO.
Infelizmente, boa parte dos profissionais que atuam na internet não conseguem bons links, com isso, acabam utilizando técnicas que apresentam riscos de punição para aquele site. Entre essas técnicas, encontram-se a compra de links, o cadastro em diretório de artigos e o guest post de baixa qualidade. Das três técnicas apresentadas, apenas a última é aceitável, com ressalvas.
O Google tem como objetivo avaliar a reputação e autoridade de um site a partir dos links que ele recebe. Dessa forma, é possível afirmar tranquilamente que os bons links são o motor do SEO. Isso porque, na internet, os links são fundamentais por serem a relação entre sites, pois os links são exatamente aquilo que liga uma página a outra, de um site para outro.
Resumindo, se uma página tem um link ela diz que a outra é confiável, tem um pouco a ver com segurança para os buscadores. Os links funcionam como “votos de confiança” de páginas que elegem outras páginas, outros conteúdos, ou seja: construir um link é como dizer a seus visitantes que eles devem ler a outra página, e isso gera confiança tanto para o Google quanto para os usuários.
Listamos os seguintes critérios de avaliação do Google, eles levam diversos fatores em conta, mas vale considerar os principais pontos para maximizar o impacto do link building, são eles:
É essencial que os links façam sentido com o que está sendo colocado no conteúdo. Se, por exemplo, algum site muito relevante no setor de saúde linkar outra página com a âncora “curso de plantas medicinais”, há um sucesso aqui. Afinal, é um caminho andado para que a página linkada fique bem posicionada para a palavra-chave escolhida. Porém, se este mesmo link tiver a tag rel=“nofollow”, a questão é que não fará a mínima diferença no algoritmo do Google, mesmo que isso possa trazer novos usuários para aquela página, o que não deixa de ser uma boa coisa.
Conseguir links de qualidade não é um bicho de 7 cabeças. Há diversas maneiras de alcançar bons links, entretanto, é fundamental ter cuidado. A internet está repleta de links ruins, irrelevantes, e essa situação pode ser um empecilho para um site ficar bem posicionado. E aí pode ser que os links causem um efeito contrário, e causar reações negativas mesmo depois de ele ser banido do Google.
Agora, falando dos bons links, esses são aqueles links “naturais”, relevantes tanto para quem linka quanto para quem é linkado. Por mais que encontrar bons links seja uma tarefa não tão fácil, vale a pena se dedicar a essa seção.
Se você está pensando em fazer link building, mas não tem conteúdos relevantes no seu blog ou site, é a hora de dar uns passinhos para trás e começar a resolver isso! Além dessa ser a melhor maneira de ser linkado, bons conteúdos vão tornar o seu site bem posicionado no Google.
Funciona da seguinte maneira: se um artigo relevante é publicado, outros sites e blogs tendem a querer dar sua opinião e, a partir disso, tendem a fazer referência à sua página com um link. Se seu produto for de fato relevante, blogs especializados poderão fazer o review, falar de seu produto e recomendá-lo com um link a outros usuários. É uma excelente maneira de atrair um público que sabe o que quer, e de maneira orgânica, ao seu site.
Para melhores resultados em link building, você pode optar também por fazer prospecção ativa de links. Essa ação é semelhante à assessoria de imprensa, que produz releases e se dedica a ficar em busca de sites, blogs e páginas que possam criar links para seu site.
Ao fazer link building, não tem segredo. Não existe receita de bolo, mas o principal segredo é conseguir sempre links bons e relevantes, conseguir os links que seus concorrentes já utilizam (ou equivalentes) e, sobretudo, links que seus concorrentes jamais poderiam conseguir: você precisa estar a frente do tempo.
São muitas as funcionalidades das ferramentas de SEO da WebPeak, que agregou as melhores ações e criou um canivete suíço de SEO que ninguém pode botar defeito. Destacamos 3 ferramentas da WebPeak que vão te ajudar a construir links relevantes.
Com esta ferramenta você saberá como fortalecer seu perfil de backlink e se livrar de links tóxicos, aqui está uma excelente oportunidade de separar o joio do trigo e adentrar à soluções consistentes.
Aproveite ao máximo as estratégias de construção de links de seus concorrentes com a ajuda desta ferramenta da WebPeak.
Gostou do nosso conteúdo? Continue nos acompanhando e receba mais conhecimento para seu negócio! Conheça nossos planos e veja seu negócio decolar!
"A parceria na trajetória de sucesso teve início em 2018 e perdura até hoje. Eles focaram e entenderam os desafios do negócio. Superaram expectativas."
Helder Santos
Marketing Manager