O papel da linha editorial para planejar o seu blog
Saiba criar uma linha editorial para o sucesso do seu blog. Aprenda a planejar e organizar seu conteúdo para atrair e engajar sua audiência. Leia este artigo!
June 10, 2024
7 minutos
O marketing digital está em constante transformação, até aí isso não é novidade… Agora, Content Experience é uma nova técnica (científica) de marketing de conteúdo, seu objetivo é ser ideal para planejar, gerir e escrever conteúdos que geram taxas de leituras maiores, podendo alcançar até 10x mais, dessa forma, se colocando no topo dos buscadores e altamente persuasivos.
Diferente de outras formas de escrita, que podem ser mecânicas ou bastante “literárias”, o Content Experience é um modelo de escrita prático, científico, persuasivo, focado na experiência do usuário. Pensando em obter tráfego? Esta é a melhor forma de escrever conteúdos com objetivo de obter tráfego orgânico e melhorar a experiência do usuário.
Basicamente, é escrever conteúdos com orientação de dados e métricas. Não se faz marketing sem dados precisos, com conteúdo não é diferente. Listamos as 5 métricas mais importantes, até mesmo indispensáveis, para fazer Content Experience, são elas:
1. Escolha a palavra-chave correta e analise a SERP: a partir disso, será possível entender o que o seu usuário deseja encontrar em conteúdo; faça a análise dos principais resultados, das buscas relacionadas, essa ação permitirá, com clareza, identificar as dúvidas que o usuário quer responder.
2. Faça uma introdução envolvente: a introdução é o cartão postal do conteúdo, é aqui que você irá apresentar de um modo geral o seu conteúdo, preste atenção nos detalhes para não entediar o leitor logo de cara.
3. Índice de tópicos: este é opcional, porém, tem sido bastante útil para os usuários que buscam por uma experiência objetiva e sabem exatamente em qual lugar querem chegar (além disso, permite trazer uma visão geral do que exatamente o usuário vai encontrar no site, tem tudo a ver com experiência do usuário.)
4. Título e Subtítulos persuasivos: apesar de muitas pessoas acharem que simplesmente basta atrair o tráfego e com isso o visitante irá ler o conteúdo, porém, na realidade é um pouco diferente: o usuário tem hoje tanta dispersão, sempre fazendo mais de uma coisa ao mesmo tempo, que você deve ser persuasivo e “vender” a continuação da leitura sempre que possível!
5. Parágrafos do conteúdo: pode parecer que não, mas esse ponto é muito importante. Cada seção de um texto deve ter aproximadamente 6 parágrafos, é o suficiente para grande parte dos textos, mas há exceções, principalmente quando os conteúdos se aproximam de formatos tutoriais.
Um site otimizado traz como resultado um fluxo maior de pessoas.
Lembre-se: tão importante quanto criar uma audiência é garantir que ele esteja interessado no que você tem a oferecer.
O tráfego qualificado é desenhado pelos usuários que já possuem algum conhecimento sobre o que o seu negócio aborda. Diante disso, estão mais próximos de se tornarem clientes. Com o SEO, é possível alcançar exatamente seu público-alvo. Ao aparecer em posições elevadas em resultados de pesquisas específicas, o seu site se torna a resposta para a dúvida do usuário.
O SEO é responsável por fazer a ponte entre seu público e seu negócio. Ele ajuda a aumentar a exposição dos conteúdos, ampliando as chances de que eles recebam visitas, tudo de maneira orgânica. Se tratando de SEO, é sempre importante contar com um conjunto de estratégias e ações para resultar em melhores resultados para o usuário e algoritmos dos buscadores.
Um dos diferenciais das ferramentas é que o investimento em SEO é feito em Real (moeda brasileira), viu como será uma decisão mais que certa? Principalmente nesses tempos instáveis e que qualquer contenção de dinheiro é bem vinda. Além disso, ao investir em SEO outros fatores são absorvidos em todos os âmbitos internos de um negócio que está presente na internet.
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"A parceria na trajetória de sucesso teve início em 2018 e perdura até hoje. Eles focaram e entenderam os desafios do negócio. Superaram expectativas."
Helder Santos
Marketing Manager