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Demand Creation: Nunca te falaram sobre esse poderoso marketing

Nossa revelação é a seguinte: essa estratégia de marketing é utilizada por empresas que crescem 10 vezes mais que seus concorrentes e aumenta, de maneira significativa, a lucratividade do negócio.
Demand Creation: Nunca te falaram sobre esse poderoso marketing
Escrito por
Victoria Ribeiro
Publicação
8/2/2024

Acho que te esconderam tanto tempo as estratégias de Demand Creation, e justamente porque elas são muito poderosas. Nossa revelação é a seguinte: essa estratégia de marketing é utilizada por empresas que crescem 10 vezes mais que seus concorrentes e aumenta, de maneira significativa, a lucratividade do negócio. 

Demand Creation é uma estratégia de marketing digital cujo objetivo é criar interesse e desejo de compra de um produto ou serviço de uma marca. No passado, esse interesse nem sequer existia. Agora, o Demand Creation percorre a atuação estratégica da marca, assim como do negócio, dessa forma, todas as ações e planos táticos de marketing resultam em atrair novos públicos para a marca.

Uma das premissas é que as marcas tenham uma proposta de valor inovadora, com foco no consumidor, assim como deve ser capaz de atrair a atenção dele. Se não for assim, estará fadada à disputa de preço.

Como fazer a Criação de Demanda (Demand Creation)?

Escolha a palavra-chave que será indicador de sucesso de Demand Creation

Se você quer medir demanda, é importante escolher a palavra-chave sobre a qual você possa produzir impacto com as suas ações de marketing

Aqui, pode ser tanto sua marca quanto alguma categoria. Cuidado, essa última não é tão ideal, somente na condição de não haver nenhuma ou muito pouca concorrência, ou no caso de você ter um alto market share.

No Brasil, não se fala quase nada sobre Criação de Demanda ou Demand Creation, tanto é verdade que não há buscas sobre o termo. De fato, Demand Creation é um recurso de muito poder, entretanto, o próprio Google Trends já revelou que é uma verdade que a informação sobre isso está sendo escondida para o público brasileiro. Pensando em SEO,para desenvolver mais esse assunto, poderia aplicar esses termos chave a essas duas palavras, seriam ótimos pontos de partida, que a médio-longo prazo me daria resultados. Dessa forma, seria ideal para aumentar o volume de buscas da mesma, assim como a quantidade de audiência e tráfego extremamente qualificado.

Posicionamento para essa marca

Algumas pessoas (bastante equivocadas) dizem que conceitos como Posicionamento de Marcas e Unique Selling Proposition estão ultrapassados, isso não é verdade! 

Realmente, as necessidades do mercado são maiores, logo, é preciso aliar novas soluções. Porém, aplicar técnicas da publicidade clássica continua sendo uma tarefa fundamental.

O posicionamento de marcas tem grande importância, pois auxilia uma marca a se diferenciar, ligando-a diretamente a uma categoria de mercado. É possível utilizar o Google Trends para analisar tais dados, mas não se esqueça: não podemos concluir que uma marca mais buscada é maior do que uma menos buscada. O que pode ser feito é, geralmente, concluir que uma marca mais buscada produz muito mais interesse de informações, soluções e consumo (pelo menos a nível digital) que uma que tem menor volume de pesquisas.

Experiência do Consumidor e do Usuário

É preciso aliar técnicas de publicidade (mais importantes no passado) com novas técnicas, entre estas últimas está a Experiência do Consumidor e do Usuário, que também são fundamentais – e não raro deixadas de lado.

Se por um lado, o posicionamento da marca é atribuído a fatores externos, para fora, a Experiência do Consumidor diz sobre algo interno de um produto ou serviço, que é o seu Ativo. O primeiro tem função de atrair, a Experiência fideliza.

O melhor recurso para construir sua estratégia de Experiência é uma Jornada do Consumidor (direcionado para marcas maiores) ou Funil de Vendas (direcionado para marcas menores).

Marketing de Conteúdo 

Apesar de apenas agora estar nas paradas, com toda a força, o Marketing de Conteúdo é a estratégia mais antiga de vendas. A começar pelo fato do conteúdo vender, entre as opções no mercado, hoje, estão: blogs, redes sociais e e-mail. Não é necessário reinventar a roda dos canais. Mas, você pode reinventar formas de fazer mais desenvolvidas para direcionar melhor um conteúdo. Como resultado, os seguidores aparecerão.

O Marketing de Conteúdo tem grande responsabilidade para transmitir a mensagem da marca que você criou no seu posicionamento de marca.

Para concluir, pensando no conceito de Demand Creation, à princípio, você irá precisar:

  • Palavra-Chave;
  • Posicionamento de marca;
  • Estratégia de Experiência do Consumidor;
  • Marketing de Conteúdo.

Entenda a importância do Marketing de Conteúdo para conectar consumidores 

As estratégias de marketing de conteúdo auxiliam as marcas a atuarem de modo relevante, transmitir ideias e gerar confiança, além, é claro, de conectar consumidores. Fato é, certamente estarão em alguma rede social, ou qualquer outro tipo de fórum, comentando sobre seu negócio (positivamente ou negativamente).

Dessa forma, o SEO é fundamental pois os buscadores concentram o intelecto humano (através do conhecimento) e trazem credibilidade.

Não se engane, os mecanismos de busca são os principais aliados de consumidores, que confiam no Google, muitas vezes, mais do que em pessoas. Lá o consumidor valida todas as suas dúvidas e manifesta sua intenção de consumo.

Com o aumento de sua demanda, os consumidores irão pesquisar por sua palavra-chave, e assim é essencial ter uma estratégia de SEO fazendo efeito. Os mecanismos de busca são responsáveis por todo o conhecimento humano e o tornam acessível com poucos cliques.Diante disso, ter uma alta visibilidade nos mecanismos de busca, inclusive com links patrocinados, é essencial para a credibilidade de sua mensagem.

Imagine só que desperdício: criar uma demanda e, quando o seu consumidor começar a pesquisar, não estar validado. Já pensou?!

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Helder Santos

Marketing Manager