O papel da linha editorial para planejar o seu blog
Saiba criar uma linha editorial para o sucesso do seu blog. Aprenda a planejar e organizar seu conteúdo para atrair e engajar sua audiência. Leia este artigo!
June 10, 2024
7 minutos
Olá, pessoal!
Hoje vamos falar de um dos pilares de um bom trabalho de SEO: as palavras-chave ou keywords. Em especial, vamos te mostrar como as ferramenta de palavras-chave da WebPeak vão te ajudar a levar seus negócios mais longe na internet. Com isso, nossa expectativa é que você entenda definitivamente que para ter os melhores resultados de SEO não é necessário utilizar várias ferramentas, já que a WebPeak reúne todas as ferramentas de palavras-chave que você precisa para posicionar o seu site na frente dos seus concorrentes nos buscadores!
Vamos lá! 😁
Primeiro, confira o nosso Guia de SEO!
Você que acompanha nosso blog já sabe que para aparecer nos buscadores de maneira orgânica deve possuir um site otimizado para SEO. Isso acontece utilizando as palavras-chave que mais se adequam ao seu conteúdo e criando referências externas em domínios com alta confiabilidade e relevância. Assim, o seu site é priorizado na indexação e também na exibição como resultado de pesquisa na SERP.
As keywords devem ser utilizadas nas meta tags title, description, atributo ALT nas imagens, título das imagens, títulos e subtítulos das páginas (com marcação de H1 a H6, se possível) e também nas URLs (separadas por hífen), sendo fundamentais na orientação dos robôs indexadores (crawlers, spiders e bots) e irão fazer toda a diferença para que você consiga aparecer no Google sem pagar pelo clique. 📊
Passaremos ferramenta por ferramenta te mostrando o poder da WebPeak para os seus negócios. Mas antes, ressaltaremos aqui o que você precisa saber antes de iniciar um trabalho de otimização de palavras-chave.
Volume de Buscas: Se você quer melhorar seu alcance a partir de estratégia de keywords, o primeiro indicador para o qual você deve olhar para traçar uma estratégia é o volume de buscas da palavra-chave. Esse indicador mostra quantos usuários buscaram por aquela palavra-chave no último mês. O volume de buscas ideal para a palavra-chave depende do quão popular é o seu produto/serviço na internet.
De maneira geral, classificamos o volume de buscas assim:
- 0-99: Baixo 🔍
- 100-499: Médio 🔍
- 500>: Alto 🔍
Lance Competidor (Competitividade): Não basta identificar uma palavra-chave com alto volume de buscas e otimizar seus conteúdos: é preciso entender a competitividade desses termos. A competitividade é indicada pelo volume de páginas que aparecem como resultado para determinada busca, cruzando com o volume de buscas médio. Por exemplo:
Para a busca “cachorro quente”, temos 17.700.000 resultados. Entretanto, trata-se de uma palavra-chave com mais de 75.000 buscas mensais. Assim, temos que a palavra-chave cachorro quente tem competitividade baixa. 💪
KEI: O indicador KEI leva em consideração o volume de buscas e a competitividade de uma palavra-chave e varia de 0 a 100. Você deve se atentar a palavras-chave com o KEI alto, no caso da Ferramenta de SEO WebPeak, foque nas palavras-chave com KEI maior do que 0.01.
Abaixo, pesquisei por “cachorro quente osasco” 🌭 e consegui identificar uma palavra como oportunidade e outra mais concorrida, na qual o investimento de tempo com otimização não traria resultados rápidos.
Feitos esses esclarecimentos, vamos agora verificar ferramenta a ferramenta o que a WebPeak pode fazer pelo seu negócio em termos de palavras-chave. Vamos lá!
Essa ferramenta será sem dúvidas a sua melhor amiga ao utilizar a WebPeak. Se você já possui um site ou e-commerce e não sabe por que não te acham nos buscadores, essa ferramenta pode te dar a resposta. Aqui, você buscará pelas palavras-chave de suas páginas e receberá insights de palavras-chave com melhor volume de buscas e menor competitividade para otimizá-las. Utilizar o Receba Sugestões de sua Pesquisa é muito fácil, olha só:
1. Abra o módulo Ferramentas de Palavras-Chave e clique em receba Receba Sugestões de sua Pesquisa
2. Digite a palavra-chave da página, por exemplo, “ferramenta de seo” e clique em Pesquisar.
3. Compare os resultados levando em consideração as palavras-chave que representam oportunidade: bom volume de buscas e lance competidor baixo.
Dica: Atente-se à barra de Lance Competidor, passe o cursor sobre a barra para saber se há baixos, médios ou grandes competidores para determinada keyword.
As tendências de pesquisa também devem ser acompanhadas para acompanhar a sazonalidade das buscas pela palavra-chave indicada. Passando o cursor sobre as barras você tem o volume de buscas mês a mês no período de 1 ano de maneira fácil e rápida 🖲️
Identificadas as oportunidades, você pode salvar as keywords em uma cesta, para acompanhar as tendências de pesquisa e competitividade de maneira mais rápida ou ainda deixá-las salvas para otimizações futuras. 💭
Clique no checkbox e em seguida em “adicionar os itens selecionados à cesta”. Simples, não é?
Além disso, pode atribuir tags às palavras-chave, dividindo-as em blocos, basta selecionar a keyword e clicar em “Atribua tags”.
Feito isso, as tags ficarão salvas para que você possa marcar mais palavras-chave com facilidade em suas próximas consultas.
A WebPeak é assim: fácil e prática. Agora que você já consultou suas palavras-chave, pode inseri-las em suas páginas utilizando a marcação correta de títulos e subtítulos. 📝
Para acessar, vá em:
Ou acesse pelo Menu.
Agora, basta digitar a URL de seu concorrente e pesquisar 💻
A WebPeak trará os termos que acionam o site do concorrente e a ideia é que você identifique dentre eles as melhores oportunidades para trabalhar também em seu site. Um dos segredos do marketing digital moderno é o growth hacking: observar as práticas dos concorrentes e adaptá-las à sua estratégia.
Uma vez feita a pesquisa, você poderá salvar essas palavras-chave em sua cesta e acompanhá-las ao longo do tempo. Os demais botões funcionam exatamente como na ferramenta Receba Sugestões de sua Pesquisa.
Olha só os termos que acionam a WebPeak:
Como disse no início deste texto, a ideia da WebPeak é fazer com que você não precise utilizar várias ferramentas diferentes para fazer SEO. Em Palavras-Chave da Search Console, você pode integrar sua conta da Search Console na WebPeak e acompanhar todos os seus indicadores com muito mais praticidade. O período de análise é sempre os últimos 30 dias.
Com isso, você também poderá ter acesso a ganho e perda de posições na SERP, variação em número de cliques, CTR e impressões. Também é possível salvar as palavras-chave da GSC em sua cesta de palavras-chave bem como atribuir tags =)
Fica muito mais fácil fazer um bom estudo de palavras-chave assim, não acha?
Aqui não tem segredo. Todas as palavras que você salvou ao longo das pesquisas e também os destaques dentre as palavras-chave da Search Console estarão salvas para que você acompanhe as tendências de buscas, competitividade e posicionamento (caso essas palavras já estejam indexadas e acionem o seu site).
Essa ferramenta é muito importante para quem já adotou a estratégia de inbound marketing ou para quem também trabalha com anúncios patrocinados aliados a SEO e impulsiona publicações relacionadas a palavras-chave com competitividade menor e alto volume de buscas, para ter mais sucesso com a estratégia. Sendo assim, o ideal é que você salve todas as palavras-chave que representam uma oportunidade na cesta para não perdê-las de vista!
As palavras-chave são o grande segredo do SEO! É possível ter muito mais alcance utilizando-as de maneira correta ao longo dos conteúdos do seu site.
Por isso, ainda que você não possua um blog ou produza conteúdos, mesmo para páginas de produtos, é importante que você trabalhe as palavras-chave que já possuem volume de buscas alto e tenham competitividade menor. 🧠
Parece bobagem, mas mesmo utilizando uma palavra-chave com muitas buscas mensais, se a competitividade é alta e você ainda não possui métricas de domínio altas, suas chances de aparecer na primeira página são mínimas. Portanto, vale trabalhar para identificar as palavras-chave que irão proporcionar resultados mais efetivos: ainda que tenham volume de buscas baixo ou médio mas tenham competitividade baixa, arrisque utilizá-las.
Os acessos em seu site não devem depender de apenas uma ou duas palavras-chave, o ideal é que você abra a maior quantidade de páginas possíveis com conteúdos que se relacionem ao core do seu negócio e trabalhe as mais diversas keywords. 🧐
Espiar a concorrência também deve estar dentre as suas prioridades se quer aparecer na internet! Não deixe de usar nosso Espião de URL e entender o que leva acessos a seu concorrente e tira de você.
Lembre-se de que você pode otimizar as suas páginas, as meta tags - title e description -, atributo ALT nas imagens e os títulos e subtítulos a qualquer momento, a depender de sua plataforma, sem a necessidade de redirecionamento (caso não haja necessidade de alterar a URL). 🕵🏼
Sabe qual é o melhor disso tudo? A WebPeak é a única ferramenta de SEO que você paga em reais, tem suporte via chat em português e uma base de conhecimento completa com tutoriais sobre cada um de nossos poderosos módulos! Conheça nossos planos e deixe de perder dinheiro.
Esperamos que tenha gostado das dicas, e que seja útil para o seu negócio. Caso tenha gostado, não se esqueça de assinar nossa newsletter, assim você terá os melhores conteúdos em primeira mão.
Temos o caminho para o seu sucesso na internet! Faça já uma demonstração e descubra o que a WebPeak pode fazer pelo seu negócio.
Gostou? Se ainda restou alguma dúvida, você pode perguntar em nosso chat. Fique por dentro de nossas novidades e acompanhe nossas postagens.
Até a próxima =)
"A parceria na trajetória de sucesso teve início em 2018 e perdura até hoje. Eles focaram e entenderam os desafios do negócio. Superaram expectativas."
Helder Santos
Marketing Manager