O papel da linha editorial para planejar o seu blog
Saiba criar uma linha editorial para o sucesso do seu blog. Aprenda a planejar e organizar seu conteúdo para atrair e engajar sua audiência. Leia este artigo!
June 10, 2024
7 minutos
O SEO com certeza ainda está nos principais meios de resultado no comércio online. Mesmo depois de especulações de que o famoso SEO (Search Engine Optimization) não seria mais tão importante, ele ressurgiu como uma estratégia forte para o mercado digital.
O SEO para e-commerce é essencial para a otimização para que a loja virtual ou site, mantendo-se competitivo no meio das disputas acirradas da concorrência.
É fato que utilizar ferramentas de Marketing ajuda na realização de uma análise completa da evolução do projeto e acompanhamento da estratégia de SEO, além de otimizar o tempo que seria gasto para tarefas que as ferramentas te indicam.
A importância do SEO também envolve a economia de tempo e de dinheiro. Uma vez que você utiliza uma única ferramenta com todos os recursos que você precisa, você não terá mais que 'caçar' os problemas do site e ficará longe dos 'achismos', otimizando seu tempo.
Além disso, pagar uma única assinatura de ferramenta de SEO, em real e com suporte em português, te deixa tranquilo quanto as variações do dólar, por exemplo.
Uma pesquisa realizada em 2017 mostrou que 80% das empresas que trabalham com SEO e tem resultados, usam alguma ferramenta. E os outros 20%? Estão perdendo tempo, e sinceramente espero que sejam seus concorrentes e não você.
Primeiro, confira o nosso Guia de SEO e fique por dentro do assunto!
Sem dúvidas, a Ferramenta de SEO mais usada no Brasil e no mundo é Google Search Console, antiga Webmaster Tools. Então, se você quer ter dados extremamente críticos e importantes do seu site ou loja, você deve ter uma conta no Google Search Console e, melhor ainda se ela estiver vinculada com a sua conta do Google Analytics.
Essa ferramenta de SEO da Google vai te dar um norte do que precisa ser otimizado em seu site para que ele chegue mais longe e que errinhos chatos sejam corrigidos, para que ninguém perca viagem ao tentar chegar ao seu site.
Com inúmeras funcionalidades, veja o que você pode fazer com o serviço e o que Google Webmaster Tools pode fazer pelo seu site. Com o Search Console você pode:
Dica: Para ter um monitoramento eficiente de desempenho, mantenha seu site com o mínimo de interrupção possível. Além disso, monitore e resolva problemas de spam e malware para que seu site esteja sempre limpo e sempre no ar. 😉
O Google Search Console pode mostrar como os usuários da ferramenta de pesquisa enxergam seu site. Além disso, o serviço pode:
Mensalmente, você deverá verificar o painel do Search Console. No painel, você poderá verificar a integridade do seu site, com a análise dos erros e estatísticas de cliques, com a indicação de tempo onde houve aumento ou diminuição para que você não tome susto algum em épocas onde é normal que os acessos diminuam. Tudo isso lhe será indicado por esse serviço poderoso.
Todas as vezes que alterar o conteúdo do seu site, loja virtual ou blog, você deverá fazer algumas verificações para que o Google Webmasters continue funcionando e coletando suas informações. A Google lista algumas dessas verificações, selecionamos as mais relevantes para você. Acompanhe:
De acordo com o Wikipedia: "A Yoast é uma empresa de otimização de busca sediada em Wijchen, Holanda. Yoast é atualmente considerado o mais abrangente software de otimização de mecanismos de busca disponível para usuários do WordPress".
Se você tem um site ou loja no Wordpress, e ainda não instalou esse plugin, vá para seu painel administrativo do WordPress e no menu lateral à esquerda clique na opção Plugins. Em seguida clique em Adicionar novo e busque por "Yoast".
Basicamente, ele será uma espécie de árbitro do conteúdo da sua página. De certa forma, ele simula os crawlers do Google avalia suas questões de SEO On Page, dando sugestões do que pode ser ajustado.
Mas é importante lembrar que mesmo que o Yoast aponte questões em sua página, não quer dizer que o Google irá te prejudicar, afinal, o plugin de SEO é baseado em melhores práticas e não em regas.
O Yoast está preocupando com a visão centralizada nos robôs, enquanto o Google está cada vez mais preocupado com a experiencia do usuário (humano) que irá clicar nos resultados de sua pesquisa. O plugin de SEO Yoast apresenta pontos de atenção sinalizado pelas cores vermelho, laranja e verde. Então pensando na experiência de seu cliente, uma bolinha verde pode não proporcionar a melhor na página.
Apesar de ser uma ferramenta de SEO para Wordpress mais básica e robotizada, é um bom parâmetro de análise e que muitas vezes abrirá os seus olhos em relação a pequenos erros de SEO On Page que você não havia percebido.
A tecnologia da WebPeak possui mais de 16 ferramentas de SEO, que são indispensáveis para seu negócio, ou seja, todas as ações eficazes de SEO estão presentes na plataforma, como:
Se você possui um e-commerce, a principal colaboração do SEO em seu negócio é que ele irá colaborar para geração de vendas. Afinal, uma vez que seu site esteja nas primeiras posições dos resultados de busca orgânica, maior visibilidade terá seu negócio e mais chances de converter vendas. Por outro lado, se seu negócio possui um blog, ele também será positivo, uma vez que seu blog precisa de leituras, e bem posicionado isso irá ocorrer.
Diante disso, é preciso que você compreenda que existem ferramentas de SEO que vão facilitar o processo de aplicação de SEO em seu negócio. A WebPeak possui um papel central quando o assunto é SEO, afinal, agregamos um conjunto completo com dezenas de ferramentas de SEO para seu negócio!
Curiosidade: cerca de 45% dos usuários trabalham em um dos segmentos mais concorridos (como moda, saúde, serviços e beleza) e tem ótimos resultados com a ferramenta WebPeak.
Nossos recursos para pesquisa de palavras-chave agregam muito valor ao seu negócio, podendo melhorar e simplificar a descoberta e análise de palavras-chave com oportunidades de uso para seu negócio.
Base com milhões de palavras-chave mundiais, nacionais e locais. Receba sugestões, descubra o volume de buscas, a concorrência dos termos e as tendências dos últimos 12 meses.
Você digita o URL da página que deseja conhecer e quais palavras-chave que deseja atingir, nossa tecnologia analisa uma enorme base de dados que é atualizada diariamente. Sempre tem novidade!
A base de dados disponibilizada para consulta dos cliente é atualizada periodicamente. Apresentamos também a tendência das pesquisas, com um histórico do volume de buscas dos últimos 12 meses.
Esta ferramenta da WebPeak permite que você saiba como agilizar seu link juice e aumentar a visibilidade do seu site nos motores de busca.
A ferramenta de análise de SEO da WebPeak direciona o seu negócio ao conhecimento de como proteger seu site das proibições do Google e otimizar suas páginas para as palavras-chave mais buscadas.
Uma ferramenta de criação de sitemap XML e monitoramento da indexação das páginas do sitemap. Aproveite também para enviar seu sitemap para o Google, Bing e Yahoo com um único clique.
Um relatório sobre a saúde do site para uma melhor usabilidade e indexação do site. A ferramenta de Auditoria Técnica proporciona sua compreensão de como tornar os motores de busca e os visitantes satisfeitos com um site sem erros.
Com esta ferramenta você saberá como fortalecer seu perfil de backlink e se livrar de links tóxicos.
Analisamos profundamente os sites de seus concorrentes para entender quais estratégias de link building eles aplicam. Você obtém uma lista com todos os backlinks de seus concorrentes.
Vamos analisar todas as métricas dos domínios onde estão listados seus competidores para que você possa trabalhar a engenharia reversa em prol do seu negócio.
Aproveite ao máximo as estratégias de construção de links de seus concorrentes com a ajuda desta ferramenta da WebPeak. Veja todos os backlinks de sites concorrentes, encontre oportunidades para gerar links contextuais e com mais qualidade. Economize tempo utilizando esse recurso indispensável!
Acompanhe a atividade social em suas páginas de destino no Facebook, LinkedIn e Pinterest. Analise as atividades de seus concorrentes para estabelecer um alto desempenho para sua marca.
A ferramenta de Engajamento Social da WebPeak permite de modo efetivo rastrear e analisar o desempenho de sua mídia social e melhorar seus resultados.
É simples: obtenha informações sobre sua estratégia de mídia social usando a ferramenta Facebook Insights da WebPeak.
Esta ferramenta Rastreamento e Análise de Rank da WebPeak permite que você saiba como monitorar todos os tipos de rankings do mecanismo de pesquisa (listagens globais e locais, rankings de desktop e móveis, Imagem, Vídeo, Notícias e outros tipos de rankings verticais).
Com a Ferramenta Métricas do Competidor (métricas competitivas) você irá acompanhar o desempenho de seus concorrentes para atuar de forma rápida para superá-los.
Esta ferramenta permite que você saiba como obter os dados de análise web mais essenciais no seu tráfego de visitantes e seus concorrentes.
São centenas de sites analisados e mais de 1 milhão de usuários da tecnologia em todo o mundo.
Você certamente já se deparou no quanto uma equipe de marketing pode ter dificuldades em escolher um tema atrativo ao público-alvo da empresa. Se basear em achismos ou adivinhações não condizem para estruturar um bom planejamento. E nesse sentido o Google Trends entra com soluções para seu negócio.
O Google Trends não é bem uma ferramenta de SEO, mas quando falamos em tendências de pesquisa, ele pode trazer insights valiosos!
O Google Trends reúne uma gigantesca base de dados para mostrar a você quais termos e temas estão sendo pesquisados no momento (quase um trending topics do Google), quais foram pesquisados nos últimos 30 dias (ou no último ano, ou em qualquer data a partir de 2004).
Essa é uma ferramenta gratuita do Google que permite acompanhar a evolução do volume de buscas por uma determinada palavra-chave ou tópico ao longo do tempo. É possível refinar sua pesquisa por critérios de país, período, categoria e tipo de busca.
A equipe do Think with Google (UK) fez um vídeo explicando como fazer um planejamento com o Google Trends, dá uma olhada:
1. Para ter ideias de conteúdo: a ferramenta mostra os termos mais pesquisados pelos usuários (pessoas e seus potencias clientes). Importantíssimo para conteúdo e SEO;
2. Para encontrar tendências: pesquisar por palavras-chave relacionadas ao seu negócio, dessa forma você consegue identificar o crescimento (ou queda) das buscas relacionadas ao seu mercado;
3. Para comparar termos: Celular ou Smartphone? Palavra-chave ou keyword? Compare sinônimos ou temas correlatos para verificar qual vale mais a pena usar.
Agora que você conhece as melhores e mais utilizadas Ferramentas de SEO no Brasil, chegou a hora de melhorar os resultados de seu negócio! Invista nas melhores práticas e técnicas de SEO e veja seu negócio no topo do Google! São ferramentas de SEO que vão auxiliar ao máximo seus projetos na internet.
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"A parceria na trajetória de sucesso teve início em 2018 e perdura até hoje. Eles focaram e entenderam os desafios do negócio. Superaram expectativas."
Helder Santos
Marketing Manager