O papel da linha editorial para planejar o seu blog
Saiba criar uma linha editorial para o sucesso do seu blog. Aprenda a planejar e organizar seu conteúdo para atrair e engajar sua audiência. Leia este artigo!
June 10, 2024
7 minutos
O que mais vemos as pessoas se preocupando na loja-virtual é com o design da loja – banners, imagens, cores – e acabamos nos esquecendo de outras regras básicas como: facilitar a navegação no site para o cliente e selecionar as melhores palavras-chave na descrições dos produtos, que por consequência, irá melhorar o posicionamento da loja nos mecanismos de busca (SEO).
Sendo assim, esteja preparado para tomar notas, pois temos algumas dicas incríveis para seu e-commerce não ser só mais um “rostinho bonito”, mas também gerar conteúdos de qualidade e relevantes aos olhos do seu público. Entenda porque a Nuvem Shop é a plataforma preparada para trabalhar SEO.
Vamos lá!
As palavras-chaves são os verdadeiros coringas quando o assunto é marketing digital. É através delas que você consegue posicionar melhor a sua loja nos mecanismos de busca, e permitirá que seus clientes te encontrem com mais facilidade. Por isso, capriche no nome e na descrição dos seus produtos.
Caso não saiba por onde começar, utilize um planejador de palavras-chaves. Através dessa ferramenta é possível entender quais são os termos mais ou menos buscados.
Quando for utilizar uma chamada para ação, seja simples e objetivo. Frases curtas são bem mais fáceis de processar. Exemplo: “blusa feminina listrada” é melhor que “blusa feminina manga longa de listras”. É importante ressaltar que, um título deve ter no máximo 60 caracteres.
Já se tratando de descrições do produto, além de cor, tamanho, peso e características básicas, mostre que você domina o assunto para o seu cliente. Dê informações sobre as funcionalidades dos produtos e o que eles facilitarão na vida do consumidor – este é o lugar para convencer.
Para finalizar essa parte, não se esqueça de nomear as imagens de cada item e de pensar numa URL amigável. Descreva ambos com boas palavras-chaves, uma vez que os algoritmos de pesquisa também farão a análise desses pequenos detalhes da sua loja virtual.
Não são apenas as palavras-chaves e descrições que são relevantes, ofereça um conteúdo de qualidade ao seu cliente. Esteja nas redes sociais e crie um blog corporativo para compartilhar tendências do seu nicho e usabilidade dos seus produtos. Lembramos sobre a Lei de Pareto: 80% de artigos de entretenimento e apenas 20% de propaganda, caso contrário, as leituras se tornam cansativas.
Faça posts com texto + imagem, seja criativo, mas tenha bom senso. O recomendado é ter tanto a comunicação verbal, quanto visual, porque para a maioria dos seguidores nas mídias, você terá pessoas que assimilam com maior facilidade conteúdo escrito e outras que são completamente visuais. Trabalhe nos dois.
Inclui também hiperlinks que direcionam para o seu e-commerce ou para artigos já publicados. Saiba relacionar novidades do mercado com os produtos e serviços oferecidos pela sua loja virtual. Assim, o público perceberá que você está sempre ligado às tendências e tudo isso criará um maior fluxo de acessos.
Essa é a hora de refletir as formas possíveis de melhorar a experiência de compra para o seu cliente. Para que esse processo seja facilitado e assertivo, é necessário ficar de olho na concorrência. Estude os acertos e erros observados para aperfeiçoar a dinâmica do seu e-commerce. Quanto melhor a experiência, maior a possibilidade de conversão.
Um fator essencial é inovar nas categorias de seus produtos. Caso você venda acessórios femininos como brincos, colares e pulseiras, é válido investir em categorias diferentes como: “acessórios para o dia a dia, para trabalhar e para brilhar na night”. Use a criatividade!
Ofereça ao cliente a função “Pesquisa” no seu e-commerce. Dessa forma será mais fácil os itens mais rapidamente. Crie designs intuitivos e layouts modernos. Lembre-se de investir em checkouts transparentes, garantindo a praticidade de navegabilidade para seu consumidor. Nunca use muitas páginas para concluir a compra, nem de longos cadastros.
Disponibilize também o “Fale Conosco”, para que seu cliente tire suas dúvidas sobre os produtos, fretes e prazos de entrega. E até mesmo para que ele tenha um espaço direto para feedback, seja positivo ou negativo. Utilize isso a favor do seu negócio para implementar melhorias quando for preciso.
E, para finalizar, invista no pós-compra. Essa é a hora ideal para fidelizar o cliente. Ofereça promoções ou frete grátis para a próxima compra via e-mail marketing e envie relatórios de acompanhamento dos pedidos feitos. O seu cliente com certeza se sentirá bem atendido e voltará para fazer negócio.
Leia também: Fazer SEO na Nuvem Shop é bom?
Essas foram as dicas de SEO na Nuvem Shop, viu como é simples? Espero que essas informações tenham te ajudado a continuar empreendendo e investindo em sua loja. Você só precisa acreditar no seu negócio e mãos à obra!
Depois que sua loja estiver com as configurações de SEO necessárias estiverem ok! Agora, é o momento de trabalhar no SEO do seu e-commerce Nuvem Shop e dar mais visibilidade à sua marca.
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Helder Santos
Marketing Manager