O papel da linha editorial para planejar o seu blog
Saiba criar uma linha editorial para o sucesso do seu blog. Aprenda a planejar e organizar seu conteúdo para atrair e engajar sua audiência. Leia este artigo!
June 10, 2024
7 minutos
Não importa o tamanho que a sua loja virtual tem, também não importa se você vende produtos apenas para seu estado ou se vende para todo o país. Uma coisa podemos te afirmar, seu negócio precisa de SEO. Por que essa certeza toda? Oras, quem não quer aparecer na internet sem ter que pagar por todos os cliques que recebe em seu site?!
Se você é iniciante nesse mercado digital, pode estar se perguntando: 'Como divulgar minha Loja Virtual com Pouco Dinheiro?' e é sobre isso que o SEO trata.
A tecnologia literalmente veio para ficar e não é novidade para ninguém que as lojas virtuais aliadas com a tecnologia, são muito facilitadoras e conhecidas por praticamente todos. As lojas virtuais já movimentam milhões na economia de diversos países, assim como no Brasil também e é por isso que muita gente está investindo na criação de uma loja virtual como fonte de renda. Desde que o mercado é mercado, um dos fatores de sucesso mais importantes, é a visibilidade.
Pensando em visibilidade, o SEO pode ser 'traduzido' como: "Técnicas de SEO ajudam a melhorar o posicionamento dos sites nos buscadores, proporcionando mais visibilidade do conteúdo". Esse é o objetivo principal do SEO, fazer você aparecer, e aparecer em um lugar de destaque (no topo dos buscadores). 🥇
Vender na internet é a prática mais comum da atualidade, diversos empreendedores estão apostando em vender seus produtos ou serviços através da internet. O mercado digital não para de crescer no Brasil e em todo o mundo. Os empreendedores acham que a tarefa mais fácil é vender pela internet, mas isso é um mito, uma loja virtual exige esforços e estratégias e se não for bem administrado pode muito bem ir para o buraco.
Tenha em mente que, acima de tudo, marketing digital é conhecimento e para atingir resultados o passo número um é entender bem seu mercado, assim como aprender o caminho para disseminar esse conhecimento utilizando boas estratégias de marketing e ações na internet.
Dessa forma, você estará revestindo sua presença na internet, educando pessoas a respeito de sua área de atuação, mostrando que elas têm um problema e que a sua empresa pode resolvê-lo a partir de uma solução eficiente. Tudo isso é tática, que você deve se apropriar para elaborar estratégias e táticas eficientes. Com o tempo, esse relacionamento fará toda diferença e trará resultados importantes, e melhor: você pode desenvolvê-lo em paralelo com uma estratégia de investimento em mídia paga para assim acelerar os resultados.
A partir do momento que você inicia uma campanha de otimização SEO no seu site, é possível melhorar seu posicionamento através da escolha das palavras-chave corretas, que estão relacionadas a seu negócio, e que as pessoas buscam na internet. Parece simples, mas é extremamente necessário dar foco a esse ponto para gerar visibilidade à sua marca.
O próprio Google indica um investimento inicial de não menos que R$25/dia, que no final do mês dá R$760,00. O que não é muito pensando na exposição e visibilidade que seu site terá enquanto houver orçamento.
Já com SEO, você consegue trabalhar sozinho, e com ferramentas que cobram em Real e disponibilizam suporte brasileiro. Não é preciso fazer muitas contas para entender a diferença entre os investimentos. 😉
Os sites de busca, atualmente, são as principais fontes para procurar informações pelos que navegam na web. Ter um site bem posicionado nesses buscadores é fundamental para ser visto. O trabalho de SEO deve ser contínuo e detalhado para gerar resultados relevantes. Se bem-feito, gera maior visibilidade para o negócio e diminui a necessidade de investimentos em anúncios.
Para começar pense no seguinte: Eu quero aparecer para qual busca do meu potencial cliente?
Portanto, a escolha das palavras-chave ideais é o trabalho inicial e principal para SEO, já que elas são os termos que o Google utiliza para encontrar alguns resultados na web. De um jeito simples, essas palavras são como um índice para o Google encontrar sua página e ver se o site tem mesmo relevância para aquela busca.
Porém, não é só de palavras-chave que um projeto se sustenta. O SEO envolve uma série de fatores e técnicas que devem estar alinhados para você obter o máximo de proveito. Pensando nisso, ficamos uma lista com os principais fatores de sucesso na internet e que estão diretamente ligados ao SEO:
Essa é a base de toda e qualquer estratégia online, afinal, se utilizar as palavras erradas, como seu cliente vai te encontrar? Na realidade cada site ou negócio precisa da sua própria palavra-chave foco, conforme o tema do site, seu público-alvo, localização, entre outros aspectos.
Cauda curta: contém de 1 a 3 termos e são palavras-chave com um grande volume de busca. Por serem menos específicas, possuem uma menor taxa de conversão, pois mais sites as utilizam, ou seja, são termos mais competitivos.
Cauda longa: De nada adianta milhões de visitantes que não compram, certo? Portanto, foquem em termos mais específicos. O termos cauda longa contém 4 ou mais palavras e tratam-se de expressões mais específicas, portanto tendem a ter uma taxa de conversão maior, por serem termos menos competitivos.
Nossa tecnologia possui uma base com milhões de palavras-chave rastreadas a níveis mundiais, nacionais e locais.
Receba em tempo real sugestões de novos termos, descubra o volume de buscas, a concorrência dos termos e as tendências dos últimos 12 meses.
Você digita o URL da página que deseja conhecer e quais palavras-chave que deseja atingir, nossa tecnologia analisa uma enorme base de dados que é atualizada diariamente. Sempre tem novidade!
A base de dados disponibilizada para consulta dos cliente é atualizada periódicamente. Apresentamos também a tendência das pesquisas, com um histórico do volume de buscas dos últimos 12 meses.
Para um mecanismo de busca, a relevância é definida conforme as palavras corretas. Na realidade o conteúdo é útil quando tem referência com a sua pesquisa.
Com o passar dos anos os mecanismos foram se desenvolvendo e criaram-se métodos para saber a relevância de um conteúdo. Dentro das páginas são analisados diversos campos que devem conter a palavra-chave para os bots entenderem sua relevância, como: título, descrição, URL, nome e ALT da imagem, links internos, entre outros.
Dentro da Ferramenta de SEO WebPeak é possivel encontrar as melhores oportunidades online!
Primeiramente acesse seu projeto na ferramenta, clique em Ferramentas de Palavras-Chave > Receba Sugestão de Palavras-Chave.
No campo em destaque: Informe palavras-chave ou frases e suas variações, separados por vírgulas e em letras minúsculas, sempre as mais importantes.
Alguns exemplos de buscas:
unhas postiças
buscas mensais: 27.100 | competitividade: alta
batom matte
buscas mensais: 27.100 | competitividade: alta
brincos simples
buscas mensais: 140 | competitividade: média
camisetas personalizadas
buscas mensais: 40.500 | competitividade: alta
placa de decoração
buscas mensais: 210 | competitividade: média
jardim vertical
buscas mensais: 40.500 | competitividade: alta
loja pet
buscas mensais: 1.900 | competitividade: alta
roupa de gato
buscas mensais: 1.600 | competitividade: média
Como determinamos se a Palavra-chave é boa ou não para seu negócio? A Matemática é simples, quanto mais altas as buscas e menor a competitividade, melhores são as oportunidades de rankeamento.
Encontrou os melhores termos? Agora você deve reestrtuturar o conteúdo de suas páginas de forma que esses termos demonstrem relevância na página. Veja como melhorar o conteúdo das páginas, com as melhores práticas de SEO que mostramos nos tutoriais para as principais plataformas:
Esse fator pode parecer um pouco mais técnico, mas ainda sim é extremamente relevante para melhorar a performance online de seu site. Começando pelo básico, o Sitemap XML deve listar todas as páginas importantes do site, no caso de e-commerce deve conter categorias e páginas de produtos, por exemplo. Para lojas com muitos departamentos é recomendada a criação de um sitemap para cada um deles, assim, o conteúdo fica melhor organizado para os bots analisarem.
Importante: Para Sitemaps com mais de 10.000 URLs NÃO utilizar '<changefreq>daily</changefreq>' o Google não utiliza mais esse parametro.
A indexação das páginas existentes no seu Sitemap, vai além do envio do seu domínio para Google Search Console (que deve ser feito com certa frequência, além disso tudo você tem a disponibilidade de envio do Sitemap direto da ferramenta), pensando nisso nossa ferramenta gera uma TAG que você adicionará ao robots.txt de sua Plataforma para acelerar a indexação de seu site e também para descobrir quando os bots te visitaram pela ultima vez.
Como encontrar essa Tag do Sitemap? É muito Simples, siga nosso passo-a-passo.
Primeiro Selecione o seu projeto, vá em Saúde do site> Dados Sobre Sitemap
Você pode fazer a configuração gerando um sitemap via WebPeak (Não recomendado) ou utilizar o seu sitemap gerado por seu CMS (Recomendado).
Você será direcionado a aba Dados sobre Sitemap aonde a ferramenta mostrará a tag em forma de URL para ser adicionada ao arquivo Robots.txt do seu domínio.
A Tag se apresentará em forma de url Sitemap: http://seudominio.com/sitemap.xml
Com essa Tag você poderá rastrear as visitas que os robôs fizeram em seu Sitemap, e com ela a ferramenta terá acesso ao seu Sitemap, afim de melhor rastreamento.
Agora sobre o Robots.txt se você tem a oportunidade de editar o arquivo robots.txt tenha muito cuidado! Não é algo que você deve fazer com frequência, mas vale a pena utilizar as configurações corretas a seu favor.
User-agent: *
Disallow:
Sitemap: https://www.meusite.com.br/sitemap.com.br
Algumas plataformas impedem você editar o arquivo robots.txt e tem uma configurações padrão para todos os sites. Então se esse é seu caso, não se preocupe.
Com certeza você já ouviu alguém dizer: "Uma imagem vale mais do que mil palavras" e na internet isso não é muto diferente. Entenda que as imagens interferem diretamente em como seu cliente te vê como empresa, e também em como os robôs interpretam seu conteúdo. Falando de imagens, englobamos seu logo, fav icon, imagens de produtos e ilustrativas de serviços.
Os robôs ainda não conseguem 'ler imagens', então é preciso dar uma ajudinha para eles, renomeando corretamente e adicionando um texto alternativo (ALT text) que auxiliará nessa interpretação. Além disso, o tamanho das imagens pode ser um grande vilão pensando em velocidade de carregamento das páginas.
O Google sempre atualiza seus parâmetro de análise e rankeamento, então veja quais foram as ultimas mudanças: https://support.google.com/webmasters/answer/114016?hl=en
Uma vez que você está trabalhando na internet, é essencial entender e conhecer melhor com quem você está disputando tráfego orgânico para as palavras-chave que você deseja rankear.
Com tais informações, você identificará os competidores mais perigosos para os termos e ainda pode usar o Espião de URL da WebPeak para identificar todos os termos que levam acessos orgânicos ao site, identificar os que tem maior volume de busca e menor competitividade, e passar a trabalhá-los melhor no conteúdo de seu site.
É muito importante realizar o acompanhamento próximo, com dashboards completas e intuitivas repletas de informações importantes, para um diagnóstico e plano de ação agilizado.
Com a Ferramenta de SEO WebPeak é possível identificar qual a posição do concorrente na SERP (página de resultados de pesquisa do buscador), posicionamento médio no ranking para os termos que você identificou como importantes e também te dará indicativos importantes sobre o motivo desse bom posicionamento, a partir do número total de backlinks que referenciam o domínio, idade do domínio (quanto mais antigo o domínio, maior a relevância para os buscadores), total de páginas do site que contém as palavras-chave, pontuação do tráfego, cuja pontuação corresponde a porcentagem de vezes que o site aparece como resultado para os termos e a pontuação global de tráfego do Alexa, que compara o quão popular um site é em termos de tráfego quando comparado aos outros.
Essas métricas te ajudarão a entender o segmento de seu negócio, a fim de atingir um maior nicho no mercado, engajar mais pessoas à seus produtos ou serviços.
#1 Descubra quem são seus concorrentes: Adicionando seu projeto na ferramenta de SEO, você irá ver um relatório com a lista de sites que competem pelos mesmos termos que você deseja rankear.
#2 Acompanhe a concorrência de perto: Um fator de EXTREMA importância, é ter um bom posicionamento nos buscadores. Isso faz com que potenciais e atuais clientes, encontrem as páginas de seu site antes das páginas do concorrente, além de demonstrar maior autoridade perante o mercado.
#3 Palavras-chave importantes da concorrência: Além dos termos que você deseja aparecer, é importante conhecer mais sobre os termos que já acionam as páginas do concorrente. Analisar o mercado inclui um ‘Q de espionagem’ e as ferramentas online podem nos ajudar com isso.
Além de análises para construir um planejamento ou acompanhamento da situação da empresa, ficar de olho na concorrência é fundamental. Essa é uma etapa preciosa que permitirá traçar o cenário comercial no qual você está inserido. Mais do que descobrir quem são os concorrentes, essa análise permite entender como estão posicionados, melhorias a serem implementadas e novas ações que irão fortalecer sua empresa.
Gostou? Não deixe de compartilhar e continue nos acompanhando! 😃
"A parceria na trajetória de sucesso teve início em 2018 e perdura até hoje. Eles focaram e entenderam os desafios do negócio. Superaram expectativas."
Helder Santos
Marketing Manager