O papel da linha editorial para planejar o seu blog
Saiba criar uma linha editorial para o sucesso do seu blog. Aprenda a planejar e organizar seu conteúdo para atrair e engajar sua audiência. Leia este artigo!
June 10, 2024
7 minutos
Com bilhões de sites em todo o mundo, a Internet disponibiliza diversas informações para você utilizar em seu dia a dia, seja para procurar por uma receita, enviar mensagens, buscar por conhecimento, entretenimento e uma infinidade de opções.
Quem foi o primeiro presidente do Brasil? Quanto está o dólar hoje? Qual o melhor lugar para se hospedar em São Paulo? Quando será o próximo feriado? Imagine se fossemos ter que olhar site por site para obtermos respostas, não é mesmo? Seria uma loucura e demoraria uma eternidade.
Sabendo disso, surgiram os buscadores, mecanismos que facilitam o acesso rápido a informações sobre qualquer assunto que seja do nosso interesse.
Também conhecidos como motores de busca, os buscadores são ferramentas que rastreiam e localizam arquivos armazenados em servidores web em todo o mundo, a partir de uma palavra-chave ou de uma série delas introduzida pelo utilizador.
O motor de busca mais conhecido, o Google, processa mais de 90% de todas as buscas realizadas no mundo. Entretanto, um grande número de pessoas desconhece que existem outras opções de buscadores que também podem fornecer diversas informações.
No conteúdo de hoje, vamos te apresentar o DuckDuckGo, um concorrente que promete vir com tudo!
Lançado em 25 de setembro de 2008, o DuckDuckGo foi fundado pelo empreendedor americano Gabriel Weinberg e tem como principal diferencial ser uma alternativa mais segura e privada ao Google.
Em dois anos, o site tornou- se conhecido na comunidade hacker e, em 2011, Gabriel Weinberg colocou um outdoor em frente ao prédio do Google com a frase: "O Google te rastreia. Nós não." Na época, ele era o único funcionário da empresa.
DuckDuckGo funciona basicamente da mesma maneira que qualquer outro mecanismo de busca, incluindo o Google. Ele combina dados de centenas de fontes, incluindo Yahoo, Search Boss e Wikipedia, além de seu próprio rastreador da web, para apresentar os resultados mais relevantes. O Google faz exatamente o mesmo, embora em uma escala maior.
A empresa apresentou nos últimos anos um grande crescimento nas buscas, impulsionado pela preocupação pública com a privacidade dos dados.
DuckDuckGo processa cerca de 1,5 bilhão de pesquisas todos os meses. Já o Google, por outro lado, processa cerca de 3,5 bilhões de pesquisas por dia. Não é uma disputa muito justa, mas o DuckDuckGo está crescendo. Em 2012, a média era de apenas 45 milhões de pesquisas por mês. Sentiu a diferença?
A pesquisa do DuckDuckGo é igual a de outros buscadores: basta acessar o site e digitar o que desejar no campo vazio da página inicial. Em seguida, serão apresentados resultados com opções padronizadas de filtro ("Web”, “Imagens”, “Vídeos” e “Notícias”) na barra superior.
Agora que já sabemos o básico sobre esse buscador, vamos ao que interessa: quais as diferenças DuckDuckGo vs Google!
Já na própria página principal do buscador, DuckDuckGo diz:
“Nossa política de privacidade é simples: não coletamos ou compartilhamos nenhuma informação pessoal sua.
Mas como isso??? O DuckDuckGo não segue seus usuários com anúncios personalizados, pois não armazena seu histórico de pesquisa, não rastreia seu endereço IP e, essencialmente, não tem dados pessoais para vender. Isso ocorre independentemente de o usuário estar no modo de navegação privada.
E, com as preocupações crescentes das pessoas comuns em torno da privacidade do usuário, é óbvio que a DuckDuckGo está fazendo algo certo.
Todas as pesquisas feitas são particulares e as respostas são orgânicas e não personalizadas. É aí que ela se difere bastante do Google, que coleta os dados dos usuários para otimizar as respostas e mostra os links que ele acredita serem mais relevantes.
Sua interface clean que proporciona uma experiência do usuário simples torna o uso da plataforma uma experiência totalmente descomplicada.
A usabilidade parece ser um dos principais diferenciais e isso fica evidente. Também é esteticamente agradável, ao mesmo tempo que se assemelha aos demais motores de busca.
Quanto mais usuários, mais lucro, mais recursos = melhor será o mecanismo de pesquisa.
Após descobrirem a proteção de seus dados no buscador, mais pessoas se interessaram pelo mesmo, visto os grandes vazamentos de informações que ocorreram em grandes organizações nas últimas décadas.
Se continuar nesse ritmo, DuckDuckGo tem sem dúvidas grande potencial de expansão!
Isso não é segredo: ele não é tão bom quanto ao Google.
É o motor de busca emergente, enquanto o Google continua a ser o todo poderoso.
DuckDuckGo simplesmente não tem os recursos dos grandes e antigos motores de busca. Mas está aumentando a cada ano, incluindo um investimento de US $ 10 milhões no final de 2018, quando foi avaliado em quase US $ 75 milhões.
A DuckDuckGo detinha apenas 0,22% da participação total no mercado de pesquisa em 2017, o que é menos do que Ask, Yandex, Baidu e todos os três “principais” nos Estados Unidos (Google, Bing e Yahoo).
Isso significa que há espaço para muito crescimento, mas precisa sustentar sua popularidade crescente nos próximos anos para ganhar uma participação de mercado significativa, levando em consideração que os principais concorrentes também estão em constante crescimento.
Recursos, ideias e práticas de DuckDuckGo vão seguir o Google, na maior parte, incluindo fazer o oposto do que o Google está fazendo em termos de privacidade.
Isso não está fora do normal para outros mecanismos de pesquisa; estão todos perseguindo o Google.
Para começar, é o mecanismo de pesquisa mais completo que existe em mais de uma forma, com uma família de ferramentas e bancos de dados para acompanhá-lo e apoiar sua missão de fornecer as respostas mais relevantes e confiáveis de forma rápida e fácil.
Além dos resultados tradicionais, você pode encontrar informações sobre:
Ah, e não podemos esquecer que o Google também disponibiliza ferramentas úteis e gratuitas para webmasters, como o Google Analytics e Google Search Console.
O Google tem o maior índice de pesquisa, o algoritmo de mecanismo de pesquisa mais inteligente e o maior portfólio de ferramentas grátis que se encaixam perfeitamente em seu mecanismo de pesquisa.
O Google é o melhor e tem sido há muito tempo. E mudou a vida de todos desde seu lançamento em 1998. Ele continuará a estar enraizado em nossas vidas por muitos anos, a não ser que um concorrente o ultrapasse (o que é bem difícil).
O Google dispõe da maior rede de anúncios, graças aos dados que são compilados de seus usuários e seu comportamento.
No lado orgânico, o Google trata a personalização como um benefício para o usuário, mas tudo isso também é obtido por meio da coleta de dados.
O Google está sempre testando recursos e mudanças, grandes e pequenas, para tentar ter uma ideia do que funciona melhor.
Às vezes, o Google vai mudar as coisas e, depois, não parece que foi uma mudança para melhor.
Algumas dessas mudanças deixam os webmasters, profissionais de marketing e pesquisadores rodeados de dúvida.
Por exemplo, hoje um critério de avaliação para uma boa otimização pode conter um tipo de especificação. Amanhã, ela já não pode ser mais tão viável assim, fazendo com que diversos pontos sejam ajustados no site.
Mesmo que o Google seja surpreendente em quase tudo o que faz, o lançamento total do Google de seu Featured Snippet em destaque levou a muito mais respostas certamente erradas ou enganosas.
Ao tentar fornecer sua melhor resposta rápida (e muitas vezes gerada automaticamente) para perguntas simples, o Google às vezes obtém informações incorretas que ainda mostram que o computador nem sempre pode ser mais esperto (ou superar!) os humanos.
É tudo uma questão de preferência!
Qualquer usuário que preza por privacidade iria preferir o DuckDuckGo apenas por suas políticas de privacidade acentuadas, o que seria o ideal para todos os demais.
Entretanto, como sabemos, ainda existe um baixo volume de pesquisas realizadas no DuckDuckGo, o que acaba tornando assim sua procura ainda mais longa.
Provavelmente, aquilo que você tanto busca no DuckDuckGo você acabaria encontrando no Google, afinal, podemos encontrar quase TUDO lá.
Se você pesquisou em ambos os buscadores e não encontrou o que procurava, reformula sua busca, pois é muito provável que tal conteúdo não exista.
Gostou do nosso conteúdo? Assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades do blog.
Até a próxima! :D
"A parceria na trajetória de sucesso teve início em 2018 e perdura até hoje. Eles focaram e entenderam os desafios do negócio. Superaram expectativas."
Helder Santos
Marketing Manager