O papel da linha editorial para planejar o seu blog
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June 10, 2024
7 minutos
E-E-A-T é a sigla de Experience, Expertise, Authoritativeness e Trustworthiness. É um método estrutural usado pelo Google para avaliar a qualidade do conteúdo em sites.
Em tradução literal para português, significa Experiência, Competência, Autoridade e Confiabilidade.
Originalmente, consistia em apenas três fatores (E-A-T), mas, em dezembro de 2022, o Google adicionou o critério de “experiência” ao conceito.
De acordo com o Google, alguns tipos de conteúdo precisam ser produzidos focados na experiência do usuário, para serem considerados confiáveis e relevantes para as pesquisas. Aqui está a “evidência” do que isso significa para SEO.
Com a adição do novo “E” que se refere à experiência, isso significa que o Google passa a valorizar informações a respeito da experiência vivida sobre o assunto.
A importância dessa adição é explicada a partir das diversas vezes que alguém pesquisa para saber informações em primeira mão antes de decidir comprar algo, visitar um lugar, contratar uma empresa, comer ou viajar ou usar determinado serviço.
Experiência: o criador do conteúdo tem uma experiência pessoal com o assunto?
Dica: adicionar fotos tiradas por quem está fazendo o conteúdo, pode mostrar experiência.
Expertise: o criador do conteúdo tem habilidade ou conhecimento sobre o tema?
Dica: um certificado ou selo pode mostrar expertise.
Autoridade: o criador do conteúdo ou o próprio site são conhecidos como a fonte do tópico?
Dica: fortaleça sua autoridade criando conteúdos exclusivos e completos.
Confiança: o que faz desse conteúdo uma fonte confiável dessas informações?
Dica: cuidado com conflito de interesses, pois o site ou o criador de conteúdo pode não ser considerado uma fonte confiável nesse caso.
Pensando em fornecer experiências reais, o Google tende a “recompensar” conteúdos e páginas em que o autor realmente experimentou sobre o tópico que está escrevendo.
Considere fornecer informações de atendimento ao cliente e avaliações dos produtos do e-commerce, além de aumentar o tempo em suas páginas, é mais uma forma de incentivar a conversão.
De acordo com o próprio Google: “A confiança é o membro mais importante da família E-E-A-T porque as páginas não confiáveis têm baixo E-E-A-T, não importa o quão experientes, especialistas ou autoridades possam parecer.”
Por exemplo, se um autor está escrevendo uma crítica sobre o tênis Adidas, ele deve ter realmente usado o produto da marca, ou se está escrevendo sobre os melhores restaurantes de São Paulo, deve ter visitado e consumido nesses lugares.
Para fins de classificação da qualidade, o conteúdo principal pode ser:
Ou pode ser conteúdo gerado pelo usuário, como comentários ou artigos que os usuários adicionam ou carregam na página.
Aprender as diretrizes e melhores práticas pode ser útil para negócios que buscam entender seu próprio conteúdo para obter sucesso com as estratégias de SEO.
E-E-A-T não é um fator de classificação específico, nem influencia diretamente o rank, mas pense nele como um ponto favorável na hora de escolher uma página.
Sem dúvidas, a confiança é o membro mais importante da família E-E-A-T.
Existem muitos aspectos da Confiança, alguns que não são capturados pela Experiência, Expertise e Autoridade, como informações de atendimento ao cliente para lojas online.
Olhe para o site e se pergunte como torná-lo mais "confiável" do ponto de vista do usuário.
A experiência é necessária para satisfazer a curiosidade da pesquisa do usuário e o conhecimento não será suficiente.
Conteúdos gerados automaticamente sem edição ou curadoria manual, ou um conteúdo não original, podem ser considerados conteúdos de spam e receberá a classificação mais baixa.
Acompanhe as nossas publicações e saiba como criar conteúdo de qualidade!
"A parceria na trajetória de sucesso teve início em 2018 e perdura até hoje. Eles focaram e entenderam os desafios do negócio. Superaram expectativas."
Helder Santos
Marketing Manager