O papel da linha editorial para planejar o seu blog
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June 10, 2024
7 minutos
Vamos começar pelo princípio de que a internet é um grande e profundo oceano de informações e oportunidades. Para entender completamente o trabalho de Search Engine Optimization - SEO, precisamos ter em mente como funciona a classificação dos resultados apresentados ao usuários.
Existem centenas de fatores que influenciam no rank dos sites e hoje iremos falar sobre o rastreador do Google que faz esse trabalho.
Rastreamento Google: Crawler
Quando o Google visita seu site com algum propósito, isso é realizado pelo bot Spider. 🕷
Rastreamento Google: Index
Depois que seu site é ‘lido’ e interpretado, ele fica disponível para consulta no índice do buscador.
Antes de você realizar qualquer pesquisa, os rastreadores da Web coletam e classificam centenas de bilhões de páginas, e as organizam no índice de pesquisa.
Esse processo se inicia na análise dos sitemaps fornecidos pelos proprietários dos sites. Essa inteligência artificial se concentra principalmente nos sites novos, com alterações recentes e nos links inativos do site. É importante saber que esse é um processo totalmente orgânico e que o Google nunca aceita pagamentos para rastrear sites com mais frequência.
A Internet funciona como uma grande biblioteca de informações porém sem catálogo. Por sua vez, os rastreadores analisam as páginas e seguem os links delas, da mesma forma que você faria se estivesse navegando pela web.
Eles vão de link em link e levam dados sobre essas páginas para os servidores do Google.
Quando o Rastreamento Google encontra uma página online, os sistemas processam o conteúdo da página da mesma forma que um navegador, detectando sinais importantes, como as palavras-chave e estruturação da página.
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Vamos começar com uma informações importante, cerca de 15% das buscas diárias realizadas no buscador são inéditas!
Segundo o próprio Google: “sistemas de classificação do Google organizam centenas de bilhões de páginas no índice da Pesquisa para fornecer resultados úteis e relevantes em uma fração de segundo”. Continuando: “Compreender o significado da sua pesquisa é crucial para retornarmos boas respostas”.
Tais sistemas de classificação são compostos por uma série de algoritmos que analisam a busca do usuário e que quais páginas contém informações relevantes que devem ser exibidas.
A maioria das pessoas fica constantemente se perguntando por que suas páginas não estão sendo indexados ou aparecem nos resultados de busca. Bom, é fato que existem milhões de sites nesta terra, então é preciso seguir as melhores práticas e agradar os buscadores.
Vejamos alguns fatores importantes que desempenham papéis importantes para rastreamento e indexação:
1. Nome do domínio
desde a atualização do Google Panda, a importância do nome de domínio aumentou significativamente. Domínios que incluem a palavra-chave principal recebem importância.
2. Backlinks apontando para seu site
Quanto mais backlinks de qualidade você tiver, mais confiável e relevante estará aos olhos dos mecanismos de busca.
3. Links internos
A vinculação interna entre as páginas do site, é uma boa prática, não apenas para SEO, mas também para manter usuários engajados em seu website.
4. Sitemap.xml
Funciona como um mapa do seu site, indicando aos robôs quais as páginas existentes de forma organizada.
5. Robots.txt
Funciona como um ‘porteiro’ do site, que permite e bloqueia a leitura de suas páginas pelos robôs.
6. Meta Tags SEO
Tenha meta tags únicas e que contenham a palavra-chave desejada para o seu site. Isso irá garantir que você tenha um melhor ranking nos motores de busca.
7. Marcações HTML
Os famosos H1, H2, H3… que indicam a força dos títulos encontrados nas páginas.
Encontrar os melhores resultados para todas essas consultas é um desafio complexo e constante. Então se o Google se preocupa tanto com isso, você deve dar atenção a como aparece nos resultados de busca.
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Helder Santos
Marketing Manager