O papel da linha editorial para planejar o seu blog
Saiba criar uma linha editorial para o sucesso do seu blog. Aprenda a planejar e organizar seu conteúdo para atrair e engajar sua audiência. Leia este artigo!
June 10, 2024
7 minutos
O SEO é essencial para quem quer se destacar nos mecanismos de busca.
Todos os dias mais pessoas aperfeiçoam suas técnicas para que suas páginas estejam na primeira página do Google.
Mas será que isso realmente acontece, ou é só mais um sonho impossível? Pode acreditar, é real sim e você pode se tornar referência justamente por ser relevante para os mecanismos de busca.
Contudo, como nada nessa vida é fácil, caso não tenha cuidado na hora da otimização, você pode ter sérios problemas de SEO e ao invés de alcançar os resultados desejados seu site pode sofrer algumas punições.
Quer saber quais os principais problemas de SEO e como evitá-los? Então continue acompanhando.
Vamos te passar uma pequena lista de problemas de SEO que devem ser evitados a todo custo para que você consiga um bom posicionamento.
É muito simples, basta ficar atento para não fazer essas coisas, e caso esteja fazendo é hora de começar a mudar para conseguir bons resultados.
Alguns dos problemas de SEO são:
O desempenho do seu site também conta muito para o SEO, afinal, quantos usuários visitam suas páginas e permanecem por lá por mais de cinco minutos? Por isso, é extremamente importante que o tempo de carregamento seja o mais rápido possível, e que haja facilidade de navegação, principalmente quando se trata de acessos por dispositivo móvel.
Se o seu site não é responsivo, não sendo compatível com esses dispositivos móveis, considere que seu posicionamento já está afetado, então, certifique-se que a experiência do usuário seja agradável, independentemente do aparelho que ele estiver usando para acessar seu site.
Se você acha que o tempo de carregamento nas páginas do seu site não influenciam no SEO, você está muito enganado. Ainda seguindo a linha de boas experiências, se o seu site demora muito a abrir gera frustração e pode ser o motivo pelo qual um usuário decida abandonar a página.
Imagine só quantos possíveis cliente você já não perdeu por conta disso, eles até poderiam estar dispostos a recomendar seus produtos e serviços para pessoas próximas, mas como tempo é precioso ela não permaneceu no site.
Sendo assim, é bom prevenir esse tipo de coisa contratando um bom serviço de hospedagem e seguindo as recomendações do Google PageSpeed Insights.
A title tag também é relevante para os resultados no Google, com ela é possível determinar o posicionamento de uma página, então, nunca deixe de usá-la. Afinal, ela representa o título da sua webpage e por isso é um pedaço de informação com bastante peso dentro da página.
Em outras palavras, nunca deixe essa tag em branco. Procure por um título chamativo e que, se possível, que conte com a keyword planejada para aquela página.
As Tags HTML de SEO - as heading tags (h1, h2, h3, h4, h5 e h6) - devem ser utilizadas para marcar os intertítulos nos seu conteúdo, elas servem basicamente para estruturar melhor os textos para os leitores. E quando se trata de mecanismos de busca, as heading tags contribuem para que eles tenham uma compreensão melhor da hierarquia das informações.
Sempre utilize as heading tags na produção de conteúdo para que sua página não tenha problemas de SEO.
Apenas cuide para usar apenas uma h1, ela tem que predominar sobre as demais e se refere ao título do conteúdo para quem a lê.
Pode acreditar, mas existem diversos fatores que contribuem para que um conteúdo seja considerado de baixa qualidade, como:
Cada um desses exemplos se referem ao conhecido termo thin content, ou seja, o tipo de conteúdo que você não pode ter no seu site de jeito nenhum. O indicado é produzir a maior quantidade de conteúdo relevante possível para as pessoas, que realmente tenham a intenção de informar ou educar o público-alvo.
Sabe aquela pequena descrição que aparece abaixo do título da página na lista de resultados de busca? Pois bem, essas são as meta descriptions que muita gente ainda tem negligenciado.
Embora ela não seja um fator de ranqueamento para o Google, a meta-description tem a função de influenciar os usuários a clicarem ou não em um link para a sua página nas SERPs.
Sendo assim, é muito importante se certificar que as páginas tenham as meta-descriptions configuradas, com informações relevantes, que descrevam bem o que as pessoas irão encontrar no seu site e que contenham as respectivas palavras-chave.
Quais são as keywords do seu site que você deseja que apareça bem posicionado nos resultados de busca do Google? Caso ainda não saiba, é bem provável que não esteja utilizando as palavras-chave adequadas nas suas páginas.
Uma boa otimização envolve compreender como que seus clientes em potencial utilizam os mecanismos de busca para pesquisar sobre assuntos relacionados aquilo que a sua empresa oferece. Para isso, existem diversas ferramentas de planejamento de palavras-chaves para auxiliar na escolha das melhores keywords.
A WebPeak por exemplo, possui uma ótima ferramenta de para te auxiliar nessas escolhas. Conheça as Ferramentas de Palavras-Chave da WebPeak!
Essas são as dicas dos problemas de SEO que você precisa evitar a todo custo. Para mais conteúdos como este basta continuar nos acompanhando. E não se esqueça de assinar nossa newsletter para receber conteúdos exclusivos.
Até a próxima!
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Helder Santos
Marketing Manager