O papel da linha editorial para planejar o seu blog
Saiba criar uma linha editorial para o sucesso do seu blog. Aprenda a planejar e organizar seu conteúdo para atrair e engajar sua audiência. Leia este artigo!
June 10, 2024
7 minutos
Muitas pessoas possuem o desejo de montar uma loja virtual, mas não saem do lugar. A verdade é que, quando essas pessoas montam um e-commerce, o que elas esperam mesmo é saber como vender pela internet.
São esses pequenos erros entre querer uma coisa e precisar de algo que atrapalha muito nas tomadas de decisões. Nesse artigo daremos dicas básicas, porém essenciais de todo o processo para você entender como montar uma loja virtual.
Para ter sucesso no seu negócio digital é preciso levar em consideração alguns pontos importantes. A maioria dos empreendedores que querem criar uma loja virtual seguem esse passo a passo, mas também é importante ter uma visão mais aberta para um conhecimento mais específico das necessidades da empresa.
Estude bem como começar uma loja virtual, faça pesquisas, monte seu plano de negócio e entenda o comportamento dos seus clientes. Entretanto, existem recursos essenciais para montar uma loja virtual que são:
Cuide para que o layout esteja de fácil compreensão para seu público e com o seu objetivo de negócio. O layout precisa ser discreto e passar segurança.
O processo de compra deve ser o mais simples e rápido possível. Em outras palavras, é preciso pedir apenas os dados que são indispensáveis para realizar a compra.
Não se esqueça de liberar o maior número possível de formas de pagamento e, de preferência, sem que o usuário precise de senha.
É bem mais simples converter um cliente que por algum problema ou distração, abandonou o processo de compra do que ter que atrair um cliente novo.
Você só precisa identificar qual foi o motivo que seu cliente abandonou o carrinho, entender as circunstâncias e oferecer à solução que ele está buscando.
Desde 2015 o Google tem dado uma certa preferência aos sites que possuem uma versão para mobile. Atualmente é essencial pensar nessa questão antes de criar uma loja virtual. Caso você já tenha uma loja, não deixe de utilizar a ferramenta que o Google disponibilizou.
Essa é uma funcionalidade que algumas plataformas possuem para e-commerce, ela atualiza de forma automática as movimentações relacionadas à entrega.
Essa ferramenta não é obrigatória no início das operações de uma loja virtual, uma vez que a quantidade de pedidos é baixa. Mas é essencial conhecer o processo e saber se a sua plataforma possui a ferramenta, pois a função aumenta a satisfação do cliente e elimina parte do trabalho do administrador da loja.
A maioria dos pedidos realizados no Brasil ainda são entregues pelos Correios. Contudo, os Correios possuem uma política rígida de proibições.
As empresas que não puderem ser atendidas terão que recorrer a transportadoras ou a algum tipo de entrega própria.
Há no mercado dois grandes grupos de formas de pagamento:
Hoje em dia a segurança nas principais plataformas de comércio eletrônico são dadas através do certificado de segurança (SSL) em todo processo de compra e acesso a dados pessoais do cliente. Uma das plataformas mais utilizadas é a SaaS por diversos motivos, e um deles justamente é a segurança. É válido ressaltar que você mostre aos clientes que se preocupa com a segurança deles em todos os detalhes.
Inclua a informação no rodapé do seu e-commerce, coloque em evidência na página de produtos, relembre ao longo do processo de compra, demonstre através do seu layout, tenha um telefone fixo no site e adote a linguagem na sua comunicação por e-mail e chat.
Quando se trata de pequenas lojas virtuais, o atendimento ao cliente também é primordial para o sucesso do seu negócio. Trouxemos alguns pontos para que você consiga se destacar nesse quesito:
Um ponto muito importante para se ter em mente é que pessoas compram de pessoas, não de empresas. Trate os seus clientes como você gostaria de ser tratado, de forma próxima e transparente, mostre para eles que existem pessoas do outro lado da tela.
Sempre trate o seu cliente pelo nome, mantenha o diálogo, interaja, faça com que ele se sinta confortável e seguro consumindo o seu produto ou serviço.
O suporte ao cliente acontece antes, durante e depois da venda. Quando você começa uma loja virtual você não terá muitas solicitações de suporte, mas conforme a empresa vai crescendo, a quantidade de problemas também aumenta, e daí é importante você ter um sistema para isso.
O grande objetivo de todos que abrem uma loja virtual é estar na primeira página do Google. O único obstáculo é que o Google só tem dez posições na primeira página e como já sabemos existem milhares de outras lojas virtuais que também querem essa posição.
Conquistar um bom posicionamento no Google e um tráfego de visitas constante é algo que demanda tempo e investimento, por isso se prepare para otimizar suas páginas e conseguir cada vez mais tráfego orgânico.
Se você ainda não é lojista ou quer testar uma plataforma, crie sua Loja Integrada clicando aqui.
Essas são as nossas dicas para você começar uma loja virtual com o pé direito. Busque melhorar a cada dia para conquistar mais e mais clientes.
Até à próxima!
"A parceria na trajetória de sucesso teve início em 2018 e perdura até hoje. Eles focaram e entenderam os desafios do negócio. Superaram expectativas."
Helder Santos
Marketing Manager