O papel da linha editorial para planejar o seu blog
Saiba criar uma linha editorial para o sucesso do seu blog. Aprenda a planejar e organizar seu conteúdo para atrair e engajar sua audiência. Leia este artigo!
June 10, 2024
7 minutos
O Google é muito mais que um buscador: podemos dizer que suas inúmeras ferramentas, que podem te ajudar a melhorar os processos do cotidiano e traçar estratégias eficientes de marketing, atuam de modo sustentável ao seu negócio na internet.
A presença do Google está presente na vida de muitas pessoas diariamente, e de diversas formas: busca, e-mail, publicidade, e até mesmo nos smartphones com o Android e possibilidade de baixar no sistema IOS. Entretanto, poucas pessoas sabem que existem dezenas de ferramentas do Google para auxiliar muito o marketing de uma empresa, do funil de vendas à própria dinâmica da sua equipe.
Este conteúdo completo é para que você conheça as melhores ferramentas do Google que vão maximizar seus resultados.
Vamos lá!
Primeiro, confira o nosso Guia de SEO e fique por dentro do tema!
Falar de marketing digital sem mencionar o Google é um grande equívoco. A ferramenta de busca do Google é o principal canal para gerar tráfego e captar clientes. A famosa frase ‘’pergunte ao Google’’ é muito comum, e podemos dizer que virou um hábito para grande parte dos usuários da internet.
Entretanto, muitos destes usuários não reconhecem o poder de busca desta ferramenta, as diversas opções, em diferentes línguas, tornam este recurso central para o sucesso de muitas empresas.
Leia mais: Estratégia de marketing digital
Muito mais importante do que ter um website, é fundamental saber como mantê-lo compatível e amigável com o Google.
O Google Search Console é uma ferramenta voltada para webmasters. Não à toa que está inserida no Google Webmaster Tools, que trata-se de um conjunto de ferramentas do Google para desenvolvimento de sites.
Esta ferramenta foi lançada em 2000, e é uma das maiores ferramentas do Google quando o assunto é representatividade, afinal, a maior parte das receitas do Google provém dela.
O conceito é simples, ela permite que empresas façam anúncios online, tanto nos resultados de busca do Google quanto em sites parceiros, e melhor: diretamente para um público relevante para os negócios envolvidos.
O Google Keyword Planner, como o próprio nome indica, trata-se de uma ferramenta para te auxiliar no planejamento de palavras-chave que serão abordadas na sua estratégia de marketing de conteúdo.
Leia mais: Planejador de Palavras chave
Podemos dizer que o Google Suggest é o autocomplete do Google, você certamente já se deparou com aquele que sugere palavras sempre que você começa a digitar o que quer buscar. Certamente já viu, não é mesmo?
Quando você começa a escrever uma determinada palavra, você consegue compreender quais são os outros termos que estão relacionadas à sua busca e que têm um alto volume de procura pelos usuários, é um excelente meio para você estabelecer uma boa estratégia de marketing.
Você certamente já se deparou no quanto uma equipe de marketing pode ter dificuldades em escolher um tema atrativo ao público-alvo da empresa. Se basear em achismos ou adivinhações não condizem para estruturar um bom planejamento. E nesse sentido o Google Trends entra com soluções para seu negócio.
O Google Alerts pode ser utilizado para acompanhar as atualizações de conteúdos sobre variados temas. O intuito é que você receba um alerta via email a cada momento que algum termo que você esteja monitorando for citado na web.
Através disso é possível acompanhar citações referentes aos seus concorrentes, assim como às palavras importantes dentro do seu mercado ou até sobre o que se fala sobre o seu produto ou serviço.
O Youtube é a plataforma de vídeos do Google, que provavelmente você acessa bastante. Ela se coloca como a segunda ferramenta de busca mais utilizada no mundo. Além disso, o Youtube está entre os três primeiros sites mais acessados, que junto ao Google e ao Facebook estabelecem a tríade dos recursos mais acessados na internet. Isso significa que a procura por vídeos irpa representar uma parcela significativamente grande em motores de busca.
O Google Shopping atua como uma espécie de agregador de lojas. A partir dele você pode anunciar produtos no próprio Google e fazer uma conexão com sua loja.
Dessa forma, os produtos e preços da sua loja ficam sempre atualizados no topo da página de buscas.
O Google Analytics trata-se de um programa gratuito do Google para análise de sites e aplicativos. A partir do uso desta ferramenta você consegue analisar todo o comportamento de quem esteve no seu site: número de visitantes, tempo médio de permanência nas páginas, de onde vieram as pessoas, entre outros.
Você também pode desdobrar possibilidades de uso mais avançadas, como observar o funil, as taxas de conversões por categorias ou até mesmo a criação de testes A/B de páginas.
O Gmail nada mais é que o email do Google. Inúmeras pessoas possuem uma conta pessoal do Gmail, tanto por sua versatilidade, interface amigável, organização e filtro de spam eficiente. Na versão corporativa do Gmail, é possível utilizar o domínio da empresa voce@suaempresa.com. br e também grupos de email do tipo marketingdigital@suaempresa.com.br.
O email corporativo conta com a garantia de 99,9% de disponibilidade em contrato, diferentemente do Gmail pessoal. Ou seja, provavelmente você nunca ficará com email fora do ar. É uma excelente solução para seu negócio.
O Google Agenda (Calendar) possibilita que você marque compromissos e envie convites de forma automática para todos os participantes de um evento ou reunião. Compartilhar a agenda é muito mais fácil, as pessoas possuem disponíveis para fazer uma reunião da equipe.
Se tratando do seu modo online, o Google Agenda pode ser acessado de qualquer dispositivo com acesso à internet. Por outro lado, é possível programar para receber lembretes por email, sms e notificações de celular.
O Google Drive trata-se do serviço de armazenamento e sincronização de arquivos do Google na nuvem, ou seja, em um local no qual você não perderá seus arquivos em casos extremos. A partir dele, você pode fazer o upload de qualquer arquivo e converter determinados tipos de arquivos em um formato Google, como documentos, planilhas ou apresentações.
Esses arquivos não vão ocupar espaço no Drive e o aplicativo permite 30 GB de armazenamento de arquivos ou espaço ilimitado, dependendo do plano contratado. Você pode utilizá-lo gratuitamente.
O Google Forms trata-se da ferramenta de formulários do Google para fazer pesquisas. A partir dela você consegue criar um questionário com campos customizáveis. Após esse processo, o Google cria uma aba de resultados com tudo compilado, tabulado e contextualizado.
As Planilhas faz parte da suite de produtividade do Google, podemos dizer que é o Excel do Google. Esta é uma ferramenta robusta e que possui um grande benefício pelo simples motivo de ser na nuvem, e pode ser acessada de qualquer dispositivo com conexão a internet e sem necessidade de instalação.
Este é o que podemos chamar de “word do Google”. É uma excelente ferramenta para produção de conteúdo na nuvem. Uma das grandes vantagens do Docs é a facilidade de compartilhamento do documento com outras pessoas, seja da mesma organização ou não.
A ferramenta possibilita também que sejam realizados comentários e sugestões, contribuindo para a construção coletiva de artigos, eBooks, playbooks e outros documentos.
Esta ferramenta é responsável pela criação de slides do Google, onde é possível criar e editar apresentações diretamente do navegador, sem precisar de software.
Inúmeras pessoas podem trabalhar de forma simultânea em uma única apresentação online. Esta ferramenta é compatível com o power point, podendo exportar e importar arquivos.
Através do Hangouts, você pode trabalhar em equipe com clientes, agências e até mesmo integrantes da equipe à distância, o que é muito bom para a dinâmica do marketing digital, que muitas vezes possui equipes com limitações geográficas. Nesse sentido, o Hangouts é uma solução.
É possível fazer reuniões em áudio e vídeo com até 25 pessoas, de dentro ou fora da organização. E mais: o Hangouts possui bate-papo que fica dentro da interface gráfica do Gmail.
Ufa, chegamos na última ferramenta do Google que queremos apresentar: Google Meu Negócio. Esta é uma das ferramentas que podem ajudar potenciais clientes a terem um acesso mais completo sobre as informações de sua empresa.
Segundo o Google, empresas validadas têm o dobro da probabilidade de serem consideradas respeitáveis pelos utilizadores. Dessa forma, o uso desta ferramenta permite que você inclua informações como site, horário de funcionamento, telefone, fotos e mais. Pode ser muito importante para seu negócio!
Gostou do nosso conteúdo?
Não deixe de compartilhar e continue nos acompanhando!
Até a próxima! :)
"A parceria na trajetória de sucesso teve início em 2018 e perdura até hoje. Eles focaram e entenderam os desafios do negócio. Superaram expectativas."
Helder Santos
Marketing Manager