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Fortaleça sua presença digital com o SEO

Nos últimos anos percebemos a evolução no mundo digital e o quanto isso impacta na vida das pessoas. Vimos também o quanto o comportamento do consumidor mudou, empresas de todos os portes acabaram migrando seus negócios ou fortalecendo o digital.
Fortaleça sua presença digital com o SEO
Escrito por
Mariana Chaves
Publicação
8/2/2024

Nos últimos anos percebemos a evolução no mundo digital e o quanto isso impacta na vida das pessoas. Vimos também o quanto o comportamento do consumidor mudou, empresas de todos os portes acabaram migrando seus negócios ou fortalecendo o digital. 

Se você já tem, ou está pensando em abrir uma empresa, é preciso ter em mente a importância da presença digital para fazer o negócio alavancar. Isso já não é mais segredo para ninguém, não é mesmo? Afinal, quem não é visto, não é lembrado. 

Para que isso aconteça do jeito certo e alcance cada vez mais pessoas, é necessário investir pesado em SEO para conseguir ter resultados relevantes

Seguem algumas dicas para você marcar presença digital com o SEO o quanto antes. 

Otimize seu site

A primeira coisa que você precisa fazer é aplicar as estratégias de SEO no seu site. Não existe segredo nessa parte, caso não tenha conhecimento na área existem ferramentas que podem te auxiliar no processo. 

A WebPeak, por exemplo, possui diversas ferramentas de SEO para que você consiga ter um site ou e-commerce otimizados para os mecanismos de busca. 

É bem simples: O foco principal do SEO é otimizar todo o conteúdo do seu negócio , e mostrar para os buscadores o quanto elas são relevantes para os usuários. 

Alguns pontos que precisam ser destacados:

Palavras-chaves

Esse é o ponto fundamental para uma boa estratégia de SEO. Antes de começar, escolha as palavras-chaves do seu negócio, os termos que as pessoas irão buscar para encontrar as soluções que sua empresa oferece.

Tenha um site responsivo

Se você acha que apenas conteúdo é avaliado como fator de rankeamento e, por esse motivo, você também deve ter atenção com o layout e design das suas páginas. Ter um site responsivo — que seja adaptável aos diferentes dispositivos de acesso —, influencia diretamente para a experiência do usuário e é um processo importante para otimização de sites.

Fortaleça o link building

Outra etapa essencial no SEO que vai ajudar na otimização das suas páginas é o fortalecimento de ações de link building. Tenha conteúdos de qualidade, invista em ações como guest posts e aumente o número de páginas direcionadas para o seu site, dessa forma será visto como um indicativo de relevância e autoridade pelos mecanismos de busca.

Qual a importância de garantir a presença digital

Presença digital é a forma como uma marca se posiciona na internet, agrega valor para os usuários e se relaciona com o público. Hoje em dia, é impossível fazer negócios sem ter uma boa presença na internet. Se você não está na web, então não existe, consequentemente, não vende. 

No momento que a sua empresa estiver aberta e operando, ela precisa ter algum tipo de presença digital. Ela pode ser positiva ou negativa, em outras palavras, ativa ou passiva. 

Presença digital passiva é aquela que é realizada sem que tenhamos influência sobre ela. Para exemplificar, suponhamos que você criou um site institucional e deixou ele parado, quietinho, sem atualizações ou qualquer trabalho de publicidade online.

As pessoas que entram em contato com a sua marca dessa forma fazem uma ideia própria sobre a sua empresa. Em outras palavras, você não influencia a opinião delas.

Por outro lado a presença digital ativa, é aquela que é estrategicamente programada por uma equipe de marketing. Ela possui metas concretas e faz uso de estratégias de marketing digital para atingir esses objetivos.

Com a presença digital ativa você tem muito mais chances de gerar resultados para a sua empresa, portanto, é mais eficiente.

Além disso, a presença digital também tem algumas ações como:

Permite uma comunicação direta com seus públicos prioritários

Um dos maiores benefícios da comunicação online é o poder de escalar relacionamentos de forma segmentada. Resumidamente, você pode falar com um grande número de pessoas de forma personalizada. 

Caso você tenha uma boa presença na internet, sua comunicação chega a mais pessoas. Fazendo uso das ferramentas corretas, como a automação de marketing, você pode abordar cada pessoa partindo de um interesse em comum. Isso faz toda diferença no momento de atrair e engajar clientes, colaboradores talentosos e parceiros de negócios, por exemplo.

Dá maior visibilidade à marca

Empresas com uma boa presença online têm maior visibilidade na web. Sabe por quê? Porque elas investem na produção de conteúdo digital para conseguir gerar valor para seus públicos de interesse.

Também porque as organizações com boa reputação online entendem a importância de estarem bem posicionadas em mecanismos de buscas, como o Google. Dessa forma, elas investem em SEO (Search Engine Optimization).

Quando conquistada visibilidade na web, sua empresa pode ser vista por milhares de pessoas ao mesmo tempo,mesmo assim, não corre o risco fica limitada às barreiras geográficas e tampouco perder negócios por estar fechada fora do horário comercial. 

Traz maior credibilidade

Uma empresa que não tem presença digital passa despercebida para a maioria das pessoas. Não ter um site institucional, por exemplo, pode sugerir que a sua organização não existe de fato, colocando em xeque a credibilidade da sua marca.

Mas, se você investe na presença digital de boa qualidade, diz às pessoas quem sua empresa é e o que ela faz. Além de indicar características que comprovam que ela existe, como número de telefone e endereço, por exemplo.

Confere autoridade à marca

Através de uma estratégia de conteúdo bem elaborada, sua empresa compartilha conhecimento com todas as pessoas que têm interesse no assunto e se torna referência no mercado.

Como consequência a empresa que se torna referência tem autoridade para ditar tendências e influenciar pessoas. O que acha de ser a marca número um na cabeça dos seus consumidores?

Reduz os custos com publicidade

A publicidade online tem sido a opção número um das empresas que buscam vender mais. E como todas as coisas, com o passar do tempo, acaba se tornando uma estratégia cara.

Ainda assim, se você investe pouco a pouco na criação de conteúdo inteligente, na otimização de sites e no compartilhamento de conhecimento, vai ganhando reputação e visibilidade.

Quanto mais reconhecida sua marca for, menos propaganda você precisa fazer. Toda a rede irá trabalhar ao seu favor.

Se o seu site aparecer mais vezes e em melhores posições no Google, outros sites fazem links para os seus conteúdos. Sua marca é citada com mais frequência nas redes sociais. Dessa forma você vai escalando negócios sem precisar colocar muito dinheiro em anúncios.

Viu só como é bom para o seu negócio marcar presença digital? E não é difícil, basta ter objetivo e constância. 

Se gostou deste artigo, continue nos acompanhando para ter acesso a mais conteúdos como este. 










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Helder Santos

Marketing Manager