O papel da linha editorial para planejar o seu blog
Saiba criar uma linha editorial para o sucesso do seu blog. Aprenda a planejar e organizar seu conteúdo para atrair e engajar sua audiência. Leia este artigo!
June 10, 2024
7 minutos
Hoje vamos conhecer um pouco mais a importância das palavras-chave na hora de lançar campanhas e anúncios na internet e te apresentar o Google Keyword Planner: uma ferramenta que vai te dar uma mãozinha para obter o melhor resultado possível de um anúncio no Google Ads.
O objetivo desta postagem é te alertar sobre a importância das keywords e como você pode aproveitar essa ferramenta do Google ao máximo!
Vamos lá!
Quando se faz um anúncio, por melhor que tenha sido produzido, o que garantirá o resultado da campanha serão as palavras-chave às quais ele será relacionado.
Com a ajuda de dados das pesquisas do Google, é possível saber quais keywords vão fazer com que mais pessoas cheguem aos anúncios de suas campanhas no Ads.
O Google Keyword Planner irá te ajudar a planejar as palavras-chave corretas para fazer com que seu anúncio tenha o maior alcance e os melhores resultados, por meio de estatísticas de resultados de busca por elas, te ajudando com a comparação entre um grupo de keywords.
Assim, você poderá comparar e escolher entre as que te darão mais acessos, já que o planner também te indica as keywords mais relevantes para sua empresa. Legal, não é? Tudo isso com esta ferramenta dentro do Adwords. Quer aprender como usar? Acompanhe.
Keywords são palavras-chave e são determinantes quando se anuncia na internet. Quando você cria seu anúncio, no Google Ads, por exemplo, você deverá escolher entre palavras-chave para que seu anúncio seja exibido em determinadas páginas da internet ou em SERP (Search Engine Results Page) - página de resultados de pesquisa.
Assim, se você tem uma floricultura e vai anunciar no Adwords, poderá escolher por exemplo as palavras-chave “floricultura delivery” ou “floricultura são paulo” para relacionar seu anúncio. Nós usaremos este exemplo para ilustrar o acesso ao Google Keyword Planner =)
Usar o Google Keyword Planner é muito fácil, basta acessar sua conta no Adwords e acessar o Planejador de Palavras-Chave no botão Configurações.
O fácil uso da ferramenta é sem dúvida a maior de suas vantagens! As informações são diretas e fáceis de serem encontradas, como você poderá acompanhar ao longo deste post.
Mas para facilitar seu primeiro acesso, te mostro como fazê-lo na sequência abaixo como fazê-lo:
Assim, você poderá buscar por novas palavras-chave e consultas os volumes de pesquisas e previsões das palavras-chave que você já usa. Vou te mostrar como fazer nos próximos passos e já te adianto que é mais fácil do que você pensa. Vamos lá!
Assim, a ferramenta te listará uma série de informações úteis sobre as palavras-chave que você está consultado, como média de pesquisas mensais, valores de lances dos leilões, concorrência e muito mais.
Você pode filtrar as informações como quiser e ainda fazer o download do conteúdo com as ideias das palavras-chave. Indiquei essas funcionalidades úteis na imagem abaixo para te ajudar a se achar na ferramenta =)
Você deve usar bem os filtros para conseguir tirar o melhor proveito da ferramenta possível. A dica é filtrar por concorrência e média de pesquisas mensais, principalmente =)
Pronto! O Google Keyword Planner te mostra as previsões para o período de tempo que você definir para que você consiga estimar o retorno que determinadas palavras-chave trarão para o seu anúncio. São utilizados alguns índices para que você possa acompanhar, como o CPC (Custo por clique) e CTR (Click True Rate - Taxa de Cliques).
Dica: O cálculo do CTR leva em conta o número de cliques sobre o número de impressões multiplicado por 100 - para que o resultado seja uma porcentagem.
Comparando um grupo de keywords, você consegue acompanhar seus desempenhos individuais e uma noção muito melhor do quanto são viáveis =)
Em nosso exemplo da floricultura, olhem só como “flores são paulo” atraem muito mais clique que “floricultura são paulo”.
Esse tipo de comparação é um grande facilitador! É só saber aproveitar.
Além de comparar palavras-chave, você pode até consultar palavras-chave negativas no Google Keyword Planner! Sem dúvidas, essa ferramenta é um grande aliado de quem anuncia no Ads.
Dica: Você conta com a versão em gráficos que facilitará sua vida na hora de elaborar relatórios! Parece brincadeira que a ferramenta seja tão fácil de usar, não é? Mais uma vez a Google facilita a vida de quem quer anuncia sem complicações.
Quer saber o desempenho de determinada palavra-chave ao longo de um período?
O Google Keyword Planner possui um histórico de métricas, para que você consiga comparar a performance de uma ou de um grupo de keywords e optar sempre por manter apenas as melhores.
Os recortes de tempo podem ser feitos para que você acompanhe as estatísticas de períodos anteriores e ser muito mais assertivo nas escolhas futuras!
E claro, você pode fazer o download todo o seu plano para visualizá-lo e exibi-lo em qualquer lugar. Muito bacana, não acha? Todos esses resultados podem ser filtrados por bimestre, trimestre, mês e ano.
Todas essas consultas podem e devem ser feitas antes de anunciar do Adwords. Use e abuse da ferramenta e invista corretamente em seus anúncios no Adwords usando as palavras-chave corretas, com o Google Keyword Planner, o planejador de palavras-chave que vai facilitar demais a sua maneira de anunciar no Google!
Use a ferramenta com sabedoria e não tenha medo de arriscar, pois sabemos a dinamicidade com a qual mudam-se os interesses e os hábitos de pesquisa no Google.
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Helder Santos
Marketing Manager