O papel da linha editorial para planejar o seu blog
Saiba criar uma linha editorial para o sucesso do seu blog. Aprenda a planejar e organizar seu conteúdo para atrair e engajar sua audiência. Leia este artigo!

June 10, 2024
7 minutos
Você já ouviu falar em Google Search Console? Esse serviço da Google é essencial para qualquer pessoa que tem um site e se preocupa com o desempenho de suas páginas no buscador.
Nessa postagem eu vou te contar tudo sobre ele e como você pode usá-lo em favor do seu negócio. Aproveite para deixar um comentário ao final caso algum tópico não fique bem explicado, ok?
Vamos lá!
É também chamado de Webmaster Tools ou Google Webmasters, mas não por ter esse nome que pode ser usado apenas por desenvolvedores. Se você tem um site, blog ou e-commerce, não sinta-se intimidado pois a interface do Search Console assim como a de todos os serviços da Google é de muito fácil utilização.
Você vai conseguir dentro do Search Console entender as suas páginas indexadas. É um conjunto de ferramentas de análise e acompanhamento de usuários essencial para todo e qualquer site. Utilizar essa ferramenta é essencial para encontrar problemas e diversas informações vitais para o negócio online.
Sua utilização diária e com frequência não irá consertar suas páginas, mas te dará uma excelente direção dos passos a serem tomados. Definitivamente é uma das plataformas mais fáceis de se trabalhar, embora às vezes exige um pouco mais de dedicação para compreendê-la.
Vamos listar aqui as ferramentas mais importantes. É claro que sempre vale explorar todo o conjunto de ferramentas com calma pois são todas de fácil utilização e podem ser muito úteis para você e seu negócio ;)
Na área Search Appearance, é possível analisar as otimizações que você pode realizar para melhorar a aparência da sua página quando aparecer nos resultados de busca do Google, uma vez que a ferramenta faz a leitura de títulos, descrições, imagens, etc.
É importante que você entenda que a maneira como as suas páginas aparecem na SERP vai ser muito importante para garantir o clique orgânico!
Esta ferramenta é útil para mostrar o que as pessoas estão procurando no campo de busca. O relatório consegue apresentar o tráfego orgânico para a sua página, e tirar insights de possíveis otimizações.
Entender o comportamento dos usuários dentro da sua página é muito útil para ter um conteúdo cada vez mais relevante e conseguir uma melhor taxa de conversão.
Com essa ferramenta é possível:
1. Palavras-chave do seu site que apareceram nos resultados de busca;
2. Páginas do seu site que foram referenciadas;
3. Países que acessaram seu site;
4. Quais foram os acessos em aparelhos móveis e desktop;
5. Identifica quais foram as pesquisas para web ou imagem;
6. Análise por datas;
7. Quantidade de cliques;
8. Quantas visualizações o link teve para o seu site;
9. CTR (click-through-rate);
10. Posição média do seu site nos resultados de busca.
O Google Index mostra as páginas indexadas pelo Google, como está o desempenho do site e a identificação de palavras-chave, assim como as páginas que foram bloqueadas e as que foram removidas.
Sempre fique atento aos seguintes pontos:
1. Mudanças que demonstram problemas de segurança;
2. Quedas inesperadas, pois indicam servidor sobrecarregado ou dificuldade de acesso ao seu conteúdo;
3. Volume de índices altos, indicando conteúdos duplicados;
4. Aumento de páginas indexadas, uma vez que o Google passe a rastreá-las.
Com essa ferramenta é possível entender como o Google rastreia seu site para indexar e quais os problemas encontrados. Se existem dificuldades para os robôs (no caso do Google, o GoogleBot) vasculharem as páginas do seu site na busca de conteúdos relevantes você terá um apontamento de como resolvê-las.
Quando você passa a utilizar o serviço, caso ocorra algum problema com o seu site, você receberá um e-mail informativo sobre o evento. Você também tem acesso a uma lista de principais problemas detectados pelo serviço, mas em geral, eles estão relacionados a tentativas de invasão e problemas para indexar sua página. Você sabe como sua página é indexada ao Google?
Mensalmente você deverá verificar o painel do Google Search Console. No painel você poderá verificar a integridade do seu site, com a análise dos erros e estatísticas de cliques, com a indicação de tempo onde houve aumento ou diminuição para que você não tome susto algum em épocas onde é normal que os acessos diminuam. Tudo isso lhe será indicado por esse serviço poderoso.
Todas as vezes que alterar o conteúdo do seu site ou blog, você deverá fazer algumas verificações para que o serviço continue funcionando e coletando suas informações. A Google lista algumas dessas verificações, selecionamos as mais relevantes para você. Acompanhe:
Você deverá testar se o Google consegue acessar suas páginas com o Google Bot Fetch.
Informe ao Google quais as páginas que serão rastreadas atualizando seu sitemap.
Informe ao Google quais páginas não deverão ser rastreadas com robots.txt.
Semanas após a postagem, você deverá confirmar se o número de páginas indexadas no seu site está aumentando e se você não tem recursos bloqueados que possam prejudicar o rastreamento do Google das suas páginas.
1. Configurar um site para dispositivos móveis: A Google recomenda usar um único site que possa ser exibido em qualquer dispositivo, ainda assim, se você tem um site separado para mobile, adicione ao Google Webmasters e adiciona as tags <link rel=”alternate”> para conectar ao seu site principal.
2. Alterar o nome de domínio do seu site: Você deverá usar a ferramenta Alteração de endereço para informar à Pesquisa Google o novo domínio de seu site.
3. Quiser remover uma página dos resultados da pesquisa: Você deverá utilizar a ferramenta de remoção de URL ou impedir a indexação da página configurando em seu código-fonte o robots.txt.
Acredito que eu tenha te contado tudo sobre o Search Console! Agora é só acessar e começar a fazer suas próprias verificações. Espero que tenha gostado do conteúdo, comente aqui o que achou e se tiver qualquer dúvida, compartilhe-a em nosso fórum dedicado a SEO!
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Até a próxima!
"A parceria na trajetória de sucesso teve início em 2018 e perdura até hoje. Eles focaram e entenderam os desafios do negócio. Superaram expectativas."
Helder Santos
Marketing Manager