O papel da linha editorial para planejar o seu blog
Saiba criar uma linha editorial para o sucesso do seu blog. Aprenda a planejar e organizar seu conteúdo para atrair e engajar sua audiência. Leia este artigo!
June 10, 2024
7 minutos
As métricas são cruciais para mensurar o sucesso de uma estratégia de marketing digital. Elas permitem monitorar os parâmetros relevantes para as campanhas e ajudam a mostrar o valor do Google SEO para os clientes.
No entanto, as informações obtidas nem sempre são úteis. Sem saber exatamente o que observar, você pode acabar se perdendo nos inúmeros dados que o Analytics oferece.
Continue lendo para saber se você está mandando bem no Google SEO!
Com tantas variáveis em jogo, às vezes é difícil entender se a estratégia de Google SEO está funcionando. Felizmente, existem três fatores que determinam o sucesso dos seus esforços de otimização SEO.
As mudanças no algoritmo de pesquisa estão fora do seu controle, mas tornam os resultados mais relevantes para os usuários do Google.
E, a menos que seja uma grande novidade, você não saberá quando vai acontecer.
Isso significa que sua estratégia de Google SEO pode ser impactada profundamente, para bem e para o mal, enquanto a atualização é aplicada.
A melhor maneira de lidar com isso é seguindo as diretrizes de SEO da melhor maneira possível, a fim de minimizar a chance de ser prejudicado e maximizar a chance de ser ajudado.
Todo mundo quer aparecer na primeira página de resultados do Google. Por isso, é muito provável que seus concorrentes estejam segmentando palavras-chave iguais ou similares as suas.
Como isso afeta suas táticas de Google SEO? Quando os competidores criam conteúdos melhores que os seus ou segmentam uma keyword antes que você sequer pense nela, você despenca no ranking.
Espiões de URL podem ajudá-lo a descobrir quais palavras-chave eles estão focando e quais eles estão deixando de fora. Essa é uma ótima maneira de estabelecer vantagem competitiva! :)
Os resultados de Google SEO também têm a ver com a maneira como os usuários utilizam os mecanismos de busca. Isto é, como eles interagem com seu site, quais informações eles consideram úteis, entre outros fatores.
Qualquer alteração nesse comportamento pode afetar a maneira como você aparece nos resultados de busca.
Se você possui um e-commerce voltado para moda praia, as chances são de que suas vendas aumentem no mês que antecede o verão. No entanto, se o verão durar mais que o esperado, você poderá receber um fluxo de clientes em períodos que não tinha antes.
Também conhecidos como principais indicadores de performance, os KPIs são valores mensuráveis atribuídos a uma campanha ou canal de marketing. Ele são usados para avaliar se você alcançou ou não os objetivos propostos.
Para descobrir se você está mandando bem em Google SEO, observe como estão os seguintes KPIs.
A métrica USUÁRIOS representa o número de pessoas que visitaram seu site durante um período específico, independente de quantas vezes elas o acessaram.
Isso o ajuda a ver se o seu público está crescendo e/ou se diferentes esforços de marketing estão valendo a pena. Mas o aumento no tráfego não significa, necessariamente, que você conquistou novos usuários.
Ofertas especiais e cupons de desconto podem gerar picos de tráfego, por exemplo. Se o número de novos usuários não acompanhar esse crescimento, talvez seja interessante repensar seus esforços de Google SEO.
Com base no engajamento dos visitantes, o KPI referente às landings pages mostra quais páginas do seu site eles consideram mais importantes.
Isso pode dar uma boa ideia de quais informações eles acham mais relevantes e em quais páginas eles estão convertendo.
Ao identificar quais páginas estão com desempenho ruim, você tem a oportunidade de repensar sua estratégia de Google SEO e lidar com seus pontos fracos.
A taxa de conversão é, provavelmente, uma das métricas mais importantes para Google SEO. Ela indica o quão bem as informações e a interface do seu site estão convencendo os visitantes de que eles precisam do seu produto ou serviço.
Essa métrica também pode ajudá-lo a descobrir problemas no site.
Por exemplo, se sua taxa de conversão cair repentinamente ao preencher um formulário, há uma boa probabilidade de que algo esteja errado com o próprio formulário.
Se sua taxa de conversão for baixa, é provável que o conteúdo da sua página não esteja respondendo às perguntas certas. Ou talvez você esteja atraindo o público-alvo errado.
Quando o assunto é Google SEO, a taxa de rejeição é uma das métricas mais subestimadas. Ela representa o número de visitantes que deixam seu site depois de visualizar apenas uma página.
É interessante acompanhar este KPI porque ele ilustra a jornada do visitante — do clique no link aos caminhos usados para acessar páginas.
Se as pessoas estão saindo após passar apenas alguns segundos no seu site, algo está definitivamente errado.
Certifique-se que as informações sobre seu produto sejam precisas e fáceis de entender. Em seguida, avalie a qualidade do seu conteúdo e a responsividade do design do seu site.
Os algoritmos do Google SEO priorizam sites que ofereçam a melhor experiência possível para o usuário. E a velocidade de carregamento da sua página conta muito aqui.
Se você quer aparecer nos primeiros resultados de busca, certifique-se que seu site seja eficiente.
Além de melhorar seu posicionamento nos rankings dos motores de busca, isso ajuda a aumentar as taxas de conversão.
Todos os prinicpais KPIs e mudanças de algoritmos, podem ser acompanhandos com Ferramentas de SEO como a WebPeak, que além de dar Insights valiosos, acompanha TODAS as atualizações do Google e integra com Google Analytics e Search Console. Crie sua conta GRÁTIS!
Agora que você já sabe quais métricas são importantes observar, use as nossas dicas para tornar sua estratégia de Google SEO mais bem-sucedida.
Mas se você precisa de ajuda profissional, o time de especialistas da WebPeak pode ajudá-lo a identificar e solucionar os principais problemas do seu site. Assim, você só precisa se preocupar em colher os frutos do seu trabalho.
Vem, manda um e-mail ou uma mensagem no whatsapp chorando as pitangas.
A gente te ajuda hoje mesmo.
"A parceria na trajetória de sucesso teve início em 2018 e perdura até hoje. Eles focaram e entenderam os desafios do negócio. Superaram expectativas."
Helder Santos
Marketing Manager