O papel da linha editorial para planejar o seu blog
Saiba criar uma linha editorial para o sucesso do seu blog. Aprenda a planejar e organizar seu conteúdo para atrair e engajar sua audiência. Leia este artigo!
June 10, 2024
7 minutos
Qual a importância das Meta Tags para SEO dentro de um site? Ou qual a melhor forma de preencher esses campos? Essas são dúvidas que você já pode ter se deparado, mas que serão esclarecidas nesse guia.
As Meta Tags tratam de textos aparecem na página nos resultados das buscas, de forma que descrevam o conteúdo da mesma. Esse atributo serve como um resumo do que o usuário encontrará ao clicar naquele link, funciona como um elemento de atração. Então capriche!
Uma vez que esse item defina se alguém visitará ou não o seu site, é importante que ele seja elaborado de maneira correta. Para atender a um SEO otimizado, acrescente a palavra-chave na área, como forma de aumentar a relevância.
Entretanto, não deixe de criar uma chamada criativa e que atue de modo a persuadir. Utilize palavras de impacto de modo a incentivar o usuário a clicar na página. Outra recomendação importante é que você mantenha o tamanho dentro de parâmetros ideais. Desse modo, ficará visível, sem textos cortados de forma abrupta e você irá manter o máximo de resultados.
Tenha em mente que as Meta Tags, definitivamente, não são uma solução mágica para melhor rankear nos principais buscadores da Internet (como Google, Bing, Yahoo). No entanto, elas ajudam a contar para os Buscadores e (consequentemente) usuários sobre o que se trata seu site, e quando implementadas/utilizadas de forma incorreta, o impacto negativo pode ser devastador.
Mas vamos falar melhor das Meta Tags para SEO agora mesmo.
Meta Tag é um comando implementado no código de páginas web, dentro da área Head do site (entre as tags <head> e </head>) para repassar instruções a programas externos ou ações mais simples, como informar qual a pessoa responsável pelo desenvolvimento da página.
Determinadas Meta Tags são utilizadas para passar aos mecanismos de busca como o Google, Bing, entre outros, instruções sobre o título da página e uma descrição breve a ser exibida nos resultados de busca, quais páginas devem ou não ser indexadas, assim como outras instruções.
Em resumo, Meta tags são comandos em HTML que descrevem o conteúdo de uma página para os mecanismos de busca, ou seja, fornecem dados como título ou breve resumo sobre o assunto abordado para programas externos.
Por meio das meta tags é possível indicar a autoria do responsável pelo desenvolvimento da página. Elas normalmente não são visíveis aos usuários, mas estão em que ele realizam suas pesquisas.
Meta Tags tratam-se de uma importante ferramenta de comunicação entre o webmaster e os sites de busca, como vamos apresentar mais abaixo. Para muitas pessoas, porém, SEO é somente isso, Meta Tags ou Tags HTML SEO. Isso está longe de ser verdade. O Google utiliza perto de 250 variáveis para determinar os resultados de pesquisa, e as meta tags são apenas algumas delas.
As meta tags são decisivas quando os mecanismos de busca analisam e decidem quais resultados são relevantes para a busca do usuário.
O preenchimento correto das meta tags com base na palavra-chave que você definiu como o melhor termo para ser utilizado em sua página (com bom volume de buscas e baixa competitividade) pode contribuir para ganho de posições.
Os robôs leem as meta tags e comparam com o conteúdo que é encontrado dentro das páginas, levando em consideração a quantidade de vezes em que a palavra-chave é usada, a relação da palavra-chave com o conteúdo total do site e também a marcação de títulos.
É importante ressaltar que cada página do seu site ou blog deve ter tags title e description ÚNICAS. Repetir os mesmos textos em várias páginas indica aos buscadores que você não está atento a oferecer uma melhor experiência para os usuários e te impede de ganhar posições.
Meta Tags não são exibidas no tela principal do Browser, ou seja, no conteúdo exibido ao usuário. O jeito mais fácil de visualizá-las é pela exibição do código fonte da página. Cada navegador tem a sua forma de fazê-lo.
Normalmente, basta clicar com o botão direito em alguma área da página e clicar em "Exibir código fonte da página" ou algum texto similar a esse.
No Chrome, teclar Ctrl+U tem o mesmo efeito. Exibido o código-fonte, faça uma busca por <meta ou <title (geralmente digitando Ctrl-F) e veja como os meta tags da página estão especificados:
Há plugins que permitem visualizar rapidamente os meta tags de uma página. Um de nossos favoritos é o plugin gratuito Quirk Search Status para Firefox.
São apresentados nas páginas de resultados do motor de busca (SERP), exibem trechos de visualização para uma determinada pesquisa e, são importantes tanto para SEO quanto para compartilhamento social.
A Tag Title aparece no bloco de cabeçalho da página, deve conter a palavra-chave escolhida para ser trabalhada e não ultrapassar um limite de 60 caracteres.
Esta é uma meta tag bastante útil pois ela simplesmente, explica aos motores e aos próprios usuários que estão pesquisa, sobre o assunto da página.
Uma descrição atraente pode motivar pesquisadores a clicar em seu site a partir da SERP, especialmente se a descrição inclui as palavras-chave que eles estavam procurando. Ela facilita o entendimento para o motor de busca.
Sua descrição não deve mais do que 160 caracteres (incluindo espaços).
A Descrição contribui para o aumento da taxa de clique sem seu site: quando se escreve uma boa descrição, isso não só ajuda a manter sua posição no Google, mas também ajuda a obter mais pessoas clicando no seu site e com maior qualidade. Uma descrição bem escrita não só informa aos usuários o que está em sua página, mas também os atrai para visitar o seu site. É como boa fachada. Sites com descrições pobres tem menos cliques e os motores de busca irão reclassificá-lo em favor de outros sites.
> Descrições vazias: É possível uma descrição estar vazia? Sim. E quando isso acontece, o Google e o Bing o preenchem para você. Na verdade, às vezes você pode preferir a versão do buscador.
Esses são recursos de programação HTML utilizados para destacar títulos e subtítulos de uma página/conteúdo. Não é apenas uma questão estética, texto grande ou pequeno, e sim uma hierarquia do que está presente nas páginas do site. A letra 'H' é uma abreviação em inglês para Header, que significa Cabeçalho. Conceitualmente o H1 é o cabeçalho mais importante, mais forte dentro de um conteúdo e com a fonte maior, além de ser o elemento que o Google utiliza para determinar qual o assunto principal que está sendo abordado.
É recomendado que você utlize apenas um H1 por página, sempre focando na palavra-chave principal que você deseja rankear. As outras Heading Tags, como H2 e H3 (entre as outras), podem ser utilizadas como subtítulos em uma página, e pensando em SEO, são um excelente recurso para incluir a palavra-chave principal com destaque mais de uma vez na página e termos complementares.
As tags de cabeçalho são responsáveis por fornecer às páginas da web dois grandes benefícios: clareza e hierarquia.
Com isso, os mecanismos de pesquisa são capazes de entender o tópico principal e a estrutura de uma página e permite que os usuários examinem rapidamente o conteúdo para encontrar aquilo que desejam. Sem enrolação.
Destacamos que os mecanismos de pesquisa têm como objetivo tornar mais fácil para os usuários procurarem e encontrarem o conteúdo certo online. Na prática, isso significa que, para ter uma chance de ter altas classificações de SEO, não pode deixar passar (de forma alguma) o uso de suas tags de cabeçalho HTML.
O primeiro passo é utilizar a tag H1. Esta técnica funciona como a ‘’capa do livro’’, sem este recurso, o leitor pode não sentir interesse em aprofundar-se nos conteúdos. No WebFlow, o título h1 é dado automaticamente.
Apesar da possibilidade de ser classificado organicamente sem usar tags H seja verdadeira, esta ação pode resultar em um perfil de SEO incompleto.
Uma vez que a tag de cabeçalho <h1> tenha como destino descrever claramente o conteúdo que está presente em uma página, ela deve ser desenvolvida com base:
Utilizar tags de cabeçalho <h2> – <h6> irá depender somente do quesito de complexidade do conteúdo.
É comum usar tags <h2> e <h3>, por outro lado, <h4> raramente é usado, mas existem conteúdos que seu uso tornam a leitura muito mais dinâmica. No mesmo sentido, as tags <h5> e <h6>. Embora esses últimos tenham sua importância, visto que em textos longos com estruturas complicadas cabe perfeitamente, eles são frequentemente convertidos em arquivos PDF e não são usados em páginas HTML.
De qualquer maneira, confira as melhores práticas para o uso adequado das tags de cabeçalho <h2> – <h6>:
Pode-se dizer, no entanto, que a classificação SERP de uma página depende fortemente de uma combinação da relevância do conteúdo, qualidade, estrutura e experiência do usuário. Com isso, os criadores de conteúdo produzem textos naturais e orgânicos que não tratam somente da inserção de palavras-chave sempre que possível.
Existem outras Meta Tags, mas nenhum é realmente considerado útil hoje em dia. Por não serem mais utilizadas ou por termos encontrado melhores maneiras (tais como métodos de Schema Markup).
Enquanto Meta Tags não são a solução mágica que você pode ter ouvido, elas continuam a desempenhar um papel importante na hora de seu site ser encontrado nos motores de busca.
Conheça o Gerador de Meta Tags SEO da WebPeak
Foque nas palavras-chave estratégicas para o site, e elas deverão estar presentas nas meta tags para SEO.
Cada site ou negócio precisa encontrar uma palavra-chave foco, conforme o tema do site, seu público-alvo, localização, entre outros aspectos.
Para isto é preciso que seja feita uma pesquisa de palavras-chave com foco em SEO. Mas para que tais termos sejam melhor aproveitados na estratégia de marketing, é preciso entender todo o processo de otimização, já que para melhorar o rank do site é preciso seguir um conjunto de técnicas, guias e diretrizes.
Para ter um bom rank, é necessário que seja feita esta otimização para as ferramentas de busca. Para conseguir otimizar o seu site é necessário saber as palavras-chave ideais. Na realidade, cada site ou negócio precisa da sua própria palavra, conforme o tema do site, seu público-alvo, localização e etc.
O mapeamento dos melhores termos ajuda a expandir sua lista de palavras-chave ideais, aumentando suas chances de aparecer para buscar que devem converter em negócios. Então dedique seu tempo nessa etapa.
A pesquisa de palavra-chave tem funções muito importantes, como:
O trabalho cuidadoso nas meta tags para SEO permite ranquear as páginas do site, de forma que elas sejam apresentadas como resultados conforme relevância do conteúdo.
O rank/posicionamento das palavras-chave, é a melhor forma para entender se sua estratégia de SEO está sendo positiva para o site. Se você seguiu nossas dicas, não tenho dúvidas que os resultados estão sendo promissores.
O ranking de palavras-chave é um KPI essencial porque é o que os clientes relacionam diretamente com o sucesso do SEO. As melhorias no rank de palavras-chave são o primeiro ponto de entrada para alcançar outros objetivos principais: mais tráfego, leads e vendas.
As flutuações são normais e as atualizações dos algoritmos do Google podem causar uma volatilidade significativa, mas na visão de longo prazo você deve ver o crescimento. Fique de olho, pelo menos, semanalmente, pois uma queda nos rankings pode indicar um problema em seu site que precisa ser resolvido.
DICA: Aproveite o poder do Google Search Console para realizar o acompanhamento de palavras-chave e aproveite as outras ferramentas analíticas, ampliando a visão sobre os pontos fortes e corrigir os pontos fracos de seu website.
Agora é hora de colocar em prática e maximizar seus resultados!
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Até a próxima! :)
"A parceria na trajetória de sucesso teve início em 2018 e perdura até hoje. Eles focaram e entenderam os desafios do negócio. Superaram expectativas."
Helder Santos
Marketing Manager