O papel da linha editorial para planejar o seu blog
Saiba criar uma linha editorial para o sucesso do seu blog. Aprenda a planejar e organizar seu conteúdo para atrair e engajar sua audiência. Leia este artigo!
June 10, 2024
7 minutos
Olá!
Nesse artigo vamos falar de:
Ferramenta: Otimização Interna de Produtos
Categoria - Plataformas: Nuvem Shop
Para um bom trabalho de SEO, é extremamente importante otimizar produtos e categorias dentro de sua plataforma de e-commerce ou loja virtual.
A otimização de categorias, marcas e produtos é a conhecida otimização On-Site que deve ser feita seguindo os principais requisitos de que o Google e outros buscadores solicitam.
Nesse artigo, você aprenderá como otimizar produtos de sua loja virtual para ganhar mais relevância e, melhores posições nos principais termos de pesquisa para o seu negócio.
Vamos lá!
https://www.nuvemshop.com.br/login
Caso sua loja seja nova e não tenha realizado alterações nela, você verá uma página inicial igual a essa:
Nessa página é possivel realizar todas as configurações gerais da loja, como escolha do meio de envio dos produtos, cadastro de produtos, meios de pagamento, personalização ou pular os passos iniciais e configurar depois.
Vamos adicionar um produto para que você o tenha como exemplo e replique as 'técnicas' para os demais.
Ao clicar, você verá algumas opções para selecionar o plano, de acordo com o numero de produtos vai adicionar.
Selecione o que melhor se encaixar ao seu plano.
Em primeiro lugar você deve escolher um Nome para o Produto, que é um campo obrigatório.
Mas cuidado, insira um nome para o produto que contenha uma palavra-chave que o seu cliente procure no buscador.
Não sabe como escolher Palavras-chave relevantes? A gente te ajuda!
Logo em seguida, existe um campo para se inserir todas as Fotos desse produto.
Exemplo: vestido-ciganinha-preto-1.jpg | vestido-ciganinha-preto-2.jpg | vestido-ciganinha-preto-costas.jpg
Depois de adicionar as fotos, é hora de inserir todas as Informações do produto, como peso, quantidade em estoque, medida da embalagem e não se esqueça do peso para calcular o frete.
Em seguida, crie uma Descrição para o produto que seja completa, copiando e inserindo o título, com uma tag H2 no nome do do produto/palavra-chave (você pode fazer isso clicando em Código-Fonte).
Ao clicar, irá se abrir uma caixa.
Nela, basta clicar em > Enviar (escolher arquivo) > Enviar para servidor > no campo 'Texto alternativo' cole o nome do produto, em seguida clique em > Ok.
Pronto sua imagem vai estar adicionada.
Não se esqueça de sempre salvar ou inserir com o nome do produto/palavra-chave.
Para fazer isso clique em > Código-Fonte e insira o código destacado vermelho com o nome do produto, como no exemplo onde as setas indicam.
Código: Vestido Ciganinha Peto
Ao terminar de preencher esses campos, volte ao topo da página. Clique em > Publicação avançada.
Você terá a opção de adicionar variações sobre o produto, como cor e tamanho.
Clicando no espaço em branco, ele exibirá as categorias para você selecionar uma delas de acordo com o produto.
Não é preciso inserir nenhuma informação.
Selecione a caixinha só se o produto for frete grátis.
Selecione para exibir seu produto na loja e você tem a opção de por ele em destaque, se tiver em promoção ou se for lançamento.
Um dos mais importantes na hora de otimizar o produto.
Agora salve as alterações.
Repita essa metodologia para todos os produtos a serem cadastrados e otimize os que já existem. Dessa forma, você aumenta suas chances de aparecer nos primeiros resultados das buscas.
Dúvidas ou sugestões? Nos envie um email: suporte@webpeak.com.br
Até a próxima!
"A parceria na trajetória de sucesso teve início em 2018 e perdura até hoje. Eles focaram e entenderam os desafios do negócio. Superaram expectativas."
Helder Santos
Marketing Manager