O papel da linha editorial para planejar o seu blog
Saiba criar uma linha editorial para o sucesso do seu blog. Aprenda a planejar e organizar seu conteúdo para atrair e engajar sua audiência. Leia este artigo!
June 10, 2024
7 minutos
VTEX é uma plataforma muito completa no mercado digital. Ela abrange inúmeros aspectos de SEO, com uma extraordinária capacidade de atender as exigências de seus clientes com disponibilidade de diversos módulos.
Altamente customizavel e o melhor, adaptável à todos os projetos de ecommerce. VTEX é um Marketplace e se integra com outros clientes VTEX.
Quando nos referimos à plataformas de e-commerce, podemos afirmar sem medo que o sistema da VTEX veio para revolucionar a indústria e o mundo de lojistas virtuais. Se trata de uma das soluções mais completas do mercado que abrange inúmeros aspectos tecnológicos relevantes, inclusive atende a diversos fatores de SEO, com uma capacidade extraordinária de adaptação para atender as mais diversas exigências de seus clientes.
Essa é uma plataforma de E-commerce com excelente desenvoltura, que garante eficiência dos processos e da organização de dados do seu e-commerce. Especialmente se seu projeto for robusto e exigir muito da utilização e eficiência plataforma, a VTEX é indicação certa para o projeto.
Foi uma das primeiras tecnologias a ser incluída na lista das mais fundamentais plataformas de e-commerce da atualidade. Com um sistema seguro e inteligente, permite que novas funções sejam implementadas, de acordo com a necessidade do cliente.
A plataforma também conta com uma arquitetura flexível que possibilita o desenvolvimento de lojas robustas, versáteis, altamente profissionais e com centenas de recursos avançados. Ideal para quem deseja ter independência nas vendas on-line.
Nesse artigo iremos desvendar os campos de SEO e cadastro de produtos na plataforma que veio para revolucionar a indústria de lojas virtuais.
Alguns termos técnicos, que talvez você ainda não conheça, serão citados ao decorrer desta postagem. Quando a essas expressões, não se preocupe iremos fazer uma breve explicação que irá ampliar seu dicionário digital. (:
Ecommerce: significa comércio eletrônico. Este termo é utilizado para definir locais para compras e vendas de produtos on-line, uma modalidade de comercialização que empreende suas transações financeiras através de dispositivos e plataformas virtuais.
Bots: robôs dos buscadores que são utilizados para analisar as páginas dos sites, identificando o cumprimento de fatores essenciais que determinam a indexação e rankeamento das páginas.
SEO (Search Engine Optimization): no bom português, SEO é a otimização para as ferramentas de busca. É um processo intenso que irá aumentar a qualidade e fatores que visam aumentar a visibilidade de seu site. Através de um conjunto de técnicas e estratégias, esse processo proporcionará um melhor posicionamento nos resultados orgânicos em ferramentas usuais de busca, como Google e Bing. Esse é um processo que irá trazer maior quantidade de acessos às suas páginas.
SEO On Page (fatores internos): o primeiro fator a se observar quando falamos de SEO On Page é o CONTEÚDO. Ele deve ser único, autêntico, repleto de informações e, ao mesmo tempo, engajador ao leitor pois, tão importante quanto ter visibilidade na página inicial das ferramentas de pesquisas, é manter o leitor após o clique inicial. Lembre-se que quem irá escolher em qual resultado clicar é o usuário e não o robô.
Alguns pontos são essenciais na estruturação do conteúdo da página de destino, saiba mais:
Existem diversos aspectos que prejudicam um bom posicionamento SEO e são passíveis de penalizações diversas, como um site com lentidão ao carregar suas páginas, imagens de baixa qualidade, páginas que não são compatíveis com dispositivos móveis, que gera conteúdo duplicado, utiliza URLs longas e complicadas.
Veja que um site com lentidão no carregamento das páginas, colabora na desistência do usuário ao acessar tal conteúdo, da mesma forma que um site que não se adapta ao dispositivo que ele está usando naquele momento. Por sua vez, conteúdos duplicados podem confundir os buscadores e prejudicar em sua identidade como empresa.
É possível se prevenir de grande parte desses riscos. Para descobrir quais informações estão duplicadas, acesse o Google Webmaster, vá em Aspectos de pesquisa > Melhorias de HTML e veja quais informações estão repetidas.
A arquitetura online visa sempre a ‘user experience’ que nada mais é que a experiência do usuário, e nesse caso, é ideal proporcionar a melhor experiência aos usuários de seu site. Portanto, a página e tudo que está presente nela, deve ser amigável e legível. Trabalhe com URLs cleans e que sejam fáceis de memorizar.
Veja um exemplo:
Caso seu produto seja “Batom Líquido Matte Vermelho Queimado” e a sua URL:
WWW.SUALOJA.COM.BR/BLUSAS%-BR#NCA##-MAN?TAMP008
O indicado é que se utilize URLs que sejam cleans e visuais, de fácil leitura, por exemplo:
WWW.SUALOJA.COM.BR/BATOM-LIQUIDO-MATTE-VERMELHO-QUEIMADO
É importante ter informações de contato sempre bem visíveis e de fácil entendimento, assim como seu logo, que ao ser clicado deverá levar o usuário à sua página inicial. Além de facilitar para quem acessa a loja, indica aos buscadores sua localização, auxiliando no bom rankeamento das páginas.
Sobre o que determinada página fala? É importante que o assunto fique evidente aos usuários e aos bots dos buscadores. Um texto completo, original, de qualidade e direcionado a um público ou tema em específico, tem um melhor direcionamento e junto de uma boa escrita, garantem qualidade à sua página de destino.
Os bots tendem a dar mais pontos positivos a textos com maior densidade, ou seja, o uso inteligente das palavras-chave e boa intenção com usuário; utilização correta dos links internos, links externos direcionados de sites renomados, dados e porcentagens com fontes conhecidas são essenciais para construir uma boa reputação do seu site.
Falando em palavras-chave, é importante salientar que o elenco certo de termos, não só guiam seu conteúdo como também, quando bem escolhidas, trazem tráfego mais qualificado e relevante para seu site.
A competição na internet está cada vez maior, por isso você deverá utilizar um título atraente e cabeçalho focado em direcionar com qualidade um visitante potencial. Portanto, gerar meta tags (metadados) bem direcionados são importantes quando falamos de atrair visitas em páginas de busca.
Os bots só podem pesquisar páginas que têm os elementos META, eles utilizarão esses dados para avaliar o quão pertinente sua página é para uma pesquisa. Estes elementos HTML são utilizados para fornecer informações precisas aos robôs.
Leia também: Selecionamos as melhores plataformas para E-commerce
É muito importante que tais informações sejam adicionadas em seu site, pois elas ajudam os bots a compreenderem o conteúdo que está nesses campos. Sua relevância é determinada através de um o título pertinente, e uma descrição de palavras-chave específicas para cada página de destino.
Faça títulos (tag titles) e descrições (meta tag description) únicos e distintos para cada página. Se atente aos limites de caracteres de cada campo, sendo título com no máximo 70 caracteres e descrição com no máximo 170 caracteres.
Após o clique inicial do visitante, seu conteúdo precisa ser atrativo para fidelizá-lo. Lembre-se que influências externas podem gerar ou não interesse do usuário, sempre tenha em mente as preferências do público que você procura atingir.
O desenvolvimento social do engajamento de mídia exige know how para aplicar as métricas corretamente. Um bom planejamento e a definição de uma estratégia de engajamento, deve ser feita com base em informações e dados coletados. Saiba onde está o seu público-alvo e como as pessoas dentro dele estão se comunicando.
Envolver-se com o seu público, respondendo a perguntas ou dando dicas valiosas, é a melhor maneira de garantir uma espécie de lealdade para o seu site/fan page e ainda humaniza a você. Ou seja, é preciso conversar com o seu público!
SEO Off Page (fatores externos): essa etapa de SEO usa como técnica a criação de backlinks, ou seja, links externos que fazem referência (apontam) para seu site. Um dos pontos mais importantes que os buscadores utilizam para dar relevância e melhor rankeamento de um site, é a quantidade e qualidade de links apontando para o domínio.
Alguns pontos são essenciais na estratégia de rankeamento de páginas, saiba mais:
Especialmente nos fatores externos, o melhor jeito de se conseguir links de retorno é com um bom conteúdo e acima de tudo, links de qualidade e relevância. Para os buscadores a qualidade vem de é ter um texto bem argumentativo, original, explicativo, direto e com palavras-chave.
Além dos títulos, meta tags e todas as questões citadas no SEO On Page , seu conteúdo precisa ter no mínimo três citações dessa palavra-chave, distribuídos no começo, meio e fim do texto.
Sites com domínios mais antigos, especializados, com fluxo de visitas e desenvolvidos com base na user friendly, passam confiança ao usuário e também para os buscadores. Mas isso não impede que novos sites e lojas fiquem para trás. Com a utilização de conteúdos planejados, completos e de identidade (uma pessoa real e não robô), podem fazer frente ao tradicional, virando até referência digital no segmento direcionado.
São fundamentais para o SEO Off Page. As citações orgânicas, links e indicações de fontes confiáveis, mantêm o Buzz Social que a sua empresa precisa.
Qualidade x Quantidade: As indicações externas são rankeadas de acordo com a relevância e visibilidade do site, ou seja, citações de sites-referência são mais pontuais do que diversas citações de fontes novas. Mesmo assim, é importante manter um equilíbrio.
A maior parte dos links gerados para rankeamento ‘imediato’ nos buscadores, são normalmente chamados de linkspam ou blackhat. Essas técnicas são identificadas quando uma empresa insere muitos links em um curto espaço de tempo, como referência para seu site, independentemente do contexto das páginas que estão referenciando.
APÓS ESSA INTRODUÇÃO, VOCÊ DEVERÁ ENTENDER MELHOR SOBRE SEO PARA ECOMMERCE E SUA OTIMIZAÇÃO DE PÁGINAS NA VTEX SERÁ MAIS FLUIDA.
Realizando Otimização Interna na VTEX - Principais Fatores de SEO
Iremos demonstrar como utilizar essa plataforma de maneira simples e proveitosa e realizar uma otimização de produtos e categorias, que é extremamente importante a qualquer loja virtual, de um modo prático.
Na VTEX existem alguns passos indispensáveis para que sua empresa e produtos estejam cadastrados corretamente na VTEX e para que sua loja vá para o ar corretamente.Vamos lá!
Esse é o módulo de segurança da sua loja. Aqui você poderá criar, editar e excluir os perfis de acesso.
Primeiro, vá no menu superior e no primeiro menu selecione o módulo License Manager (LM).
Você será direcionado para uma página onde poderá configurar os limites de acesso para cada usuário, de acordo com a necessidade do seu projeto.
Em ‘Perfis de acesso’ configure os limites e permissões. Em ‘Usuários’ adicione ou exclua perfis que podem acessar o painel administrativo de sua loja.
A Política Comercial é criada para especificar um catálogo ou regra de logística diferente para uma loja.
Esse módulo é válido caso tenha mais de uma loja e queira especificar uma condição especial para determinada loja, como um desconto para toda a loja.
Primeiro, vá no menu superior e no primeiro menu selecione o módulo E-commerce.
Em seguida clique na aba Marketplace > Política Comercial.
Você será direcionado para uma página onde deverá preencher todos os campos com informações como o nome escolhido para a Política Comercial, quem venderá, moeda, país, fuso horário, ativação da Política Comercial.
Lembre-se de salvar as novas informações.
Esse é o cadastro de transportadoras, docas (que são os centros de distribuição dos produtos) e estoques.
Primeiro, vá no menu superior e no primeiro menu selecione o módulo Logistics.
Em seguida acesse o menu Dashboard, clique em ‘Nova Transportadora’ e preencha os campos de acordo com a necessidade de sua loja.
Em seguida, cadastre ‘Nova Doca’ selecione a Política Comercial, Transportadora Associada e o endereço de onde sairão as entregas.
Em seguida adicione ‘Novo Estoque’ inserindo um nome e selecionando a Doca.
Você terá uma página com a seguinte hierarquia, veja exemplo:
Agora iremos preencher outros módulos para ativação dos produtos e loja.
A marca é um requisito obrigatório para cadastro de produtos, SKUs e preços.
Importante: caso sua loja não venda marcas e sim, produtos de fabricação própria, faça o cadastro com o nome de sua loja, afinal, essa é a marca de seus produtos.
Primeiro, vá no menu superior e no primeiro menu selecione o módulo E-commerce.
Em seguida passe o mouse na aba Cadastro de Produtos e clique na opção Marca. Você será direcionado a uma página, clique no botão Nova marca.
Preencha todos os campos destacados.
No campo ‘Nome’, adicione o nome da marca ou de sua loja.
No campo ‘Palavras Substitutas’ adicione termos relevantes a sua marca e termos de possíveis buscas. Exemplos: naique, meliça, xili bins.
Os campos de ‘Meta Tag Description’ e ‘Tag Title’ são referentes as informações apresentadas pelos resultados de busca. Lembre-se de preenchê-los corretamente.
Os campos Adwords Remarketing Code, Lomadee Campaing Code e Score, podem ficar em branco.
Marque as caixas de seleção de acordo com seu critério (‘Exibir no menu da home’ e ‘Ativar marca’) e clique em Continuar.
Em seguida role até o final da página, adicione uma imagem da marca e o tipo do arquivo (indicado formato .jpg).
Salve as alterações antes de ir para o próximo.
A VTEX trabalha com 3 níveis hierárquicos de categorias, são eles: Departamento (raiz), Categoria e Sub-categoria. Esse também é um requisito obrigatório para criação de produtos e SKUs.
Primeiro, vá no menu superior e no primeiro menu selecione o módulo E-commerce.
Em seguida acesse o menu Catálogo > Categorias:
Clique na opção Categorias, do lado direito irão aparecer outras opções, clique em Ações > +Incluir.
Você será direcionado para uma página onde deverá preencher as informações nos campos.
No primeiro campo: Insira o Nome da Categoria (exemplo: camisetas femininas).
No segundo campo: Insira palavras das quais as pessoas possam buscar a categoria (exemplo: camiseta feminina, camiseta mulher).
Os campos três e quatro (Tag Title e Meta Tag Description): Esses são os campos mais sensíveis para SEO. Preencha corretamente, não esqueça de incluir a palavra-chave nesses textos e respeitar o limite de 65 caracteres para Title e 165 caracteres para Description.
Caso tenha dificuldade na contagem, utilize o contador de caracteres online: http://www.contadordecaracteres.com/
Os campos cinco e seis: Se referem a acompanhamento de campanhas Adwords. Não é obrigatório o preenchimento.
Campo sete: Preencha apenas se o cadastro que você está fazendo for de uma Sub-categoria. Caso seja um Departamento (raiz), deixe em branco.
Campo oito: ‘Vincule’ seu cadastro à uma categoria Universal delimitada pela Vtex.
Em seguida selecione as caixas de opções de ativação da nova Categoria.
Campo nove: Esse campo não é mais utilizado pela plataforma. Não é obrigatório o seu preenchimento, deixe-o em branco.
Campo dez: Modo de exibição dos produtos > Selecione a opção Lista de SKU.
Não esqueça de Salvar as informações.
Caso sua categoria precise de campos específicos para preenchimento do produto, com informações a mais que não sejam variações, como material, itens inclusos, entre outros. Volte para o cadastro das categorias, nas opções da direita clique em Ações > Campo (produto).
Nesta página são definidos os campos a serem preenchidos durante o cadastro do produtos.
Para adicionar um novo campo e configurá-lo, clique em Novo Campo.
Importante: TODOS os produtos adicionados nessa categoria terão os campos para serem preenchidos na página de cadastro > Especificações, fique atento ao tornar um campo obrigatório.
Preencha os campos de acordo com a necessidade da categoria.
Preencha o campo ‘Nome’ para identificar.
Exemplo: Material - para identificar o tipo de material do produto.
Valor padrão se refere a resposta a ser preenchida no campo (exemplo: P | M | G). Você poderá trabalhar com tipos de campos diferentes como Texto, Texto Grande, Número, Combo, Checkbox, entre outros. Marcando a opção de ‘Filtro’ esse atributo ficará disponível como filtro na lateral da loja.
O mesmo vale para adicionar campos ao cadastro de SKUs.
Não se esqueça de ativar o campo e salvar as informações.
BÔNUS
Faça configurações especiais para produtos, agrupe categorias e produtos que deverão ser incluídos e aplicáveis a tais configurações. É possível criar e adicionar avaliações de clientes, faixa de preço (exemplo: de R$ 0,00 a R$ 99,00).
Verifique a possibilidade de visualização dessas configurações de acordo com o layout de sua loja.
Agora você poderá cadastrar seus produtos. Lembre-se de cadastrar todas as categorias que precisa primeiro, para depois iniciar os cadastros de produtos, seu processo ficará mais fluido.
Neste módulo será feito o cadastro dos produtos e suas variações.
Esse também é um requisito obrigatório para de SKUs e definição de preço.
Primeiro, vá no menu superior e no primeiro menu selecione o módulo E-commerce.
Em seguida acesse o menu Cadastro de Produtos > Produtos e SKUs > Cadastro de Produtos e SKUs.
Em seguida clique em Adicionar Produto.
Você será direcionado para uma página semelhante a de cadastro de Categorias, mas aqui as informações a serem inseridas devem ser completas sobre o produto.
Nessa página existem duas abas, em primeiro lugar preencha as informações da aba ‘Produtos’ para depois adicionar informações na aba ‘Especificações’.
Na etapa inicial, insira o nome completo do seu produto com seu código (caso seja necessário para sua organização e estoque).
Exemplo: Camiseta de Algodão com Manga Longa CA-001
No próximo campo insira variações do nome do produto, com base nas diversas pesquisas que possam ser realizadas pelos usuários.
Exemplo: camiseta algodon, camizeta.
O próximo campo se refere a URL da página de produto que você está criando.
Aqui NÃO utilize caracteres especiais, pontos e espaços. Lembre de deixar sua URL o mais amigável e legível que conseguir, dessa forma a user experience será aprimorada e os bots dos buscadores te darão ‘pontos positivos’.
Exemplo de preenchimento: camiseta-de-algodao-manga-longa
Após salvar as alterações e indexar a página criada, sua URL final ficará dessa forma > www.minhaloja.com/camiseta-de-algodao-manga-longa/p
Observação: O ‘p’ no final indica que essa é uma página de produto, padrão da plataforma VTEX.
No campo ‘Título da página (Tag Title)’ adicione o nome do produto (que deve conter a sua palavra-chave), respeitando o limite dos buscadores de 65 caracteres.
Exemplo (em negrito está a palavra-chave): Camiseta de Algodão Manga Longa
No campo ‘Descrição do Produto’ adicione uma breve descrição do seu produto. Aqui não é possível inserir tags HTML e links internos, iremos fazer esses passos em seguida.
Exemplo (em negrito está a palavra-chave): Conheça a Camiseta de Algodão Manga Longa, fabricada com tecido de altíssima qualidade e biodegradável. Exclusividade no Brasil.
No campo ‘Descrição (Meta Tag Description)’ adicione uma breve descrição estilo ‘call to action’ com sua palavra-chave. Essa informação será exibida nos resultados de busca, portanto lembre-se do limite de 165 caracteres.
Exemplo (em negrito está a palavra-chave): Compre Camiseta de Algodão Manga Longa, alta qualidade com entrega nacional rápida. Conheça loja e comprove qualidade.
Os campos ‘AdWords Remarketing Code’ e ‘Lomadee Campaign Code’ são referentes à acompanhamento de campanhas patrocinadas. Não é obrigatório o preenchimento.
Em seguida, adicione a Marca (cadastrada previamente). Caso tenha muitas marcas, clique em ‘Busca Avançada’ e encontre. Em seguida, adicione a Categoria (cadastrada previamente) clicando em ‘Selecionar Categoria’.
O campo ‘Categoria Global VTEX’ não é obrigatório, mas indicamos que selecione uma categoria que melhor se encaixe para o produto.
Em seguida, caso tenha mais de uma loja configurada, selecione a loja na qual o produto deve aparecer. Exemplo: se o produto deve aparecer apenas na loja ou também na marketplace.
O próximo campo ‘Fornecedor’ é opcional para preenchimento.
Em ‘Data de lançamento no mercado’ coloque a data que o produto deverá aparecer na loja. Esse campo é muito importante para pré-lançamentos, por exemplo.
Marque as caixas de seleção de acordo com suas necessidades: ‘Exibir no site’ para que o produto seja exibido na loja. ‘Produto ativo‘ para que o produto fique ativo na loja e ‘Mostrar produto esgotado’ para apresentar o produto mesmo quando está esgotado, com a opção de ‘avise-me quando o produto estiver disponível’.
Preencha o campo ‘Código de referência do produto’ para melhor controle e acompanhamento de seu estoque.
Os campos ‘Nome complemento’ e ‘Código fiscal’ não são obrigatórios, e podem ser preenchidos de acordo com seu critério.
Deixe o campo ‘Score’ em branco, pois não é mais utilizado pela plataforma.
Agora, vá para a aba ‘Especificações’ dentro da mesma página de cadastro.
Neste espaço você deverá preencher informações específicas sobre o produto.
‘Descrição’ é um campo padrão e sempre será obrigatório.
Após incluir as informações, volte para a aba ‘Produto’ e vá até o final da página, clique em ‘Salvar e cadastrar SKU’ para o cadastro das variações do produto.
Importante: Mesmo que o produto NÃO tenha variações, adicione um SKU para o produto com suas características.
Neste módulo será feita a configuração das variações do produto.
No campo ‘Nome’ preencha com o valor da variação. Caso você tenha muitos produtos com variações iguais, preencha com o nome do produto + variação.
Exemplo: Nome SKU - Camiseta de Algodão Manga Longa - P
Nome SKU - Camiseta de Algodão Manga Longa - Preto
No campo ‘Valor para fidelidade’ você poderá adicionar ‘pontos’ para a compra do produto.
O campo ‘EAN13’ é referente o código de barras do produto. Seu preenchimento é opcional.
O campo ‘Código de Referência’ deverá ser preenchido com o código do produto, caso exista. Esse também é um campo de preenchimento opcional.
Preencha corretamente os campos referente ao frete e as dimensões para envio do produto.
Os próximos campos tem o seu preenchimento opcional, de acordo com a necessidade da loja.
Lembre-se de ‘Ativar o SKU se possível’.
Em seguida vá para a aba ‘Especificações’ e preencha os campos.
Veja exemplo de SKU com campos já configurados e adicionados:
Clique em ‘Salvar’. Automaticamente a plataforma irá direcionar para a aba ‘Imagens’ onde pedirá para adicionar pelo menos uma imagem da variação do produto.
Lembre-se de utilizar imagens de alta qualidade e no tamanho correto para seu layout.
Ao salvar, você será direcionado novamente para a página de cadastro de produtos. Utilize os filtros de busca para encontrar o produto recém cadastrado e finalizá-lo.
Agora vamos adicionar a quantidade em estoque.
Ao localizar o produto, clique sobre o SKU que deseja acrescentar estoque.
Dentro da página do SKU, clique em ‘Visualizar Estoque (logistics)’. Será aberta nova guia em seu navegador para inserir a quantidade em estoque para o produto.
Adicione a quantidade disponível em seu estoque, caso seja um produto que sempre estará em estoque, selecione a caixa ‘Estoque infinito’.
Clique em Salvar, espere a página carregar e feche.
Para adicionar preço ao produto em específico, volte para a página do SKU, role até o fim e clique ‘a tabela de valores’. Clique em ‘Novo Valor de Tabela’.
Você será direcionado a uma página para adicionar o preço dessa variação.
Preencha as informações de acordo com a política de sua loja.
No campo ‘Data Inicial’ insira a data que o produto estará disponível na loja, pode ser a data de hoje ou uma data futura.
No campo ‘Data Final’ insira uma data futura para expiração do produto. Caso não tenha previsão, coloque uma data 10 anos para frente. Exemplo: 01/01/2033
Escolha a Política Comercial aplicável ao produto.
Importante: Caso seu preço não tenha variação, coloque o mesmo valor nos dois campos destacados. Salve as informações.
Não se esqueça de configurar os módulos:
Aqui deverão ser configurados os meios de pagamento e transações da loja.
Primeiro, vá no menu superior e no primeiro menu selecione o módulo PCI Gateway.
Você será direcionado a uma página para selecionar e validar seus meios de pagamento.
Vá em Configurações e selecione ‘Afiliações de Gateways’ e ative a opção que melhor se encaixa para sua loja.
Na aba ‘Transações’ veja o status dos pedidos recebidos na loja.
Na aba ‘Conciliações Bancárias’ faça o upload do arquivo .RET (disponibilizado pelo banco), para informar a plataforma o recebimento de pagamentos via boleto.
Configurações: A plataforma VTEX conta com diversas integrações (como Redecard, Cielo, PagSeguro, Koin, boletos) e também com um checkout próprio. Tenha disposição um controle anti-fraude que deve ser contratado a parte. Tenha a opção de criar pagamentos customizados como promissórias ou o cartão próprio da loja.
Solicite e adicione as chaves de segurança, confirme o funcionamento e salve as alterações.
Com este módulo é possível acompanhar os pedidos recebidos e seu status.
Primeiro, vá no menu superior e no primeiro menu selecione o módulo OMS.
Visualize de forma simplificado seu fluxo de pedidos recebidos e cancelados.
A coluna origem apresenta informações de onde veio a venda. Quando a informação apresentada é ‘Marketplace’ significa que o pedido foi realizado diretamente em sua loja. Quando a informação apresentada for ‘Fulfillment’ significa que o pedido foi realizado dentro do algum marketplace que esteja cadastrado. Cuidado para não confundir as informações.
Importante: Na plataforma VTEX é possível a emissão de nota fiscal parcial.
Por exemplo: um cliente fez pedido de um produto com disponibilidade imediata e de outro produto que precisa ser ‘encomendado’. Emita uma nota fiscal para cada envio.
Neste módulo é possível configurar e editar o template das mensagens que serão enviadas para os clientes, como pedido recebido, pagamento identificado, recuperação de senha, entre outros.
Para isso, acesse no menu superior e no primeiro menu selecione o módulo Message Center.
Cadastre os remetentes.
Importante: Caso utilize hospedagem da Locaweb, é indicado a utilização do disparador da VTEX.
É claro que desejamos que as páginas da loja sejam indexadas nos buscadores, porém existem algumas que irão gerar erros de links quebrado, por exemplo.
Esse módulo irá auxiliar a decidir quais as páginas que não deseja que indexem, dessa forma, reduzindo drasticamente os erros reportados pela Search Console do Google.
Importante: Essa é uma configuração avançada, caso não tenha conhecimento, consulte uma agência especializada.
Acesse o painel:
No menu superior, acesse a aba Configurações > SEO.
Aqui será possível a configuração de campos sensíveis para SEO, assim como alterações no robots.txt e no sitemap da loja.
Insira os comandos dentro dentro do campo destacado e salve as alterações.
Dentro do módulo é possível acessar páginas da loja e configurações avançadas através do Portal, como agrupamento de produtos para uma promoção específica, por exemplo.
Neste módulo também é possível fazer o redirecionamento 301 (definitivo) das páginas, com auxílio de uma planilha com o padrão das informações a serem importadas na plataforma.
Acesse CMS > Portal > Mapeamento de URL (baixar planilha modelo).
A plataforma VTEX disponibiliza um modelo de planilha para que seu redirecionamento aconteça corretamente de acordo com os padrões.
Módulo Pricing (PR): esse é o espaço para configurar Promoções, taxas especiais e cupons de desconto aplicáveis para categorias ou um produto em específico, como frete grátis ou máximo, brinde, percentual, compre junto, desconto progressivo, entre outras.
Para novas lojas VTEX:
Sua loja é nova e ainda não está em ambiente de produção? Após passar por todas as configurações do projeto, é hora de colocar a URL no ar e começar a vender.
Preencha o formulário de validação, que é um checklist final de cadastro da sua loja e sucesso!
https://vtexvalidation.typeform.com/to/Dj5BkV
Em seguida faça o apontamento do DNS.
A VTEX te ajuda nessa: http://help.vtex.com/tutorial/configurando-o-apontamento-de-dns-para-a-vtex/
Depois, o status da loja dentro de seu painel administrativo. Siga os passos:
Acesse o módulo License Manager.
Em seguida clique na aba Conta > clique sobre o nome da sua loja.
Você será direcionado para uma página onde poderá alterar o status atual da loja.
Na opção ‘Está em produção’ clique no botão ‘Não’ que será alterado para ‘Sim’.
Não se esqueça de salvar as alterações.
Aproveite o máximo que a plataforma VTEX pode oferecer para seu negócio e tenhas os melhores resultados.
Conte com a equipe da WebPeak para te auxiliar na implantação, cadastro, suporte e cuidados especiais que sua loja merece.
Boas vendas!
"A parceria na trajetória de sucesso teve início em 2018 e perdura até hoje. Eles focaram e entenderam os desafios do negócio. Superaram expectativas."
Helder Santos
Marketing Manager