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Guia prático para fazer a Auditoria de SEO no seu site

Fazer uma auditoria de SEO é passar pelo processo de avaliação de diversos elementos que podem afetar seu desempenho na busca orgânica.
Guia prático para fazer a Auditoria de SEO no seu site
Escrito por
Mônica De Paula
Publicação
26/12/2023

Quando um negócio decide por fazer uma auditoria de SEO, isso significa passar pelo processo de avaliação de diversos elementos de um site que podem afetar seu desempenho na busca orgânica. Então não vacile, e controle os erros e problemas de SEO.

Na prática, fazer uma auditoria de SEO é fundamental para se manter no digital, isso porque revela problemas com o SEO de qualquer site, para que você possa resolvê-los e começar a classificar onde pertence.

Uma coisa é fato: conduzir uma auditoria de SEO com excelência irá resultar em grandes oportunidades. Mesmo que você não esteja procurando ativamente por um novo trabalho, saber que sua auditoria de SEO foi assertiva é um grande impulso para o seguir os projetos, não é mesmo?

Continue lendo este conteúdo e confira este guia prático para fazer auditoria de SEO

Como fazer Auditoria de SEO em seu site 

Se você entendeu a necessidade da Auditoria de SEO para potencializar seu site, parabéns! 

Contudo, se você está com medo de começar, ou esta é sua primeira auditoria de SEO, ou até mesmo você não sabe por onde começar, este conteúdo é para você. 

A informação mais importante que você deve ter é: uma auditoria de SEO fantástica para um cliente potencial o coloca no melhor lugar possível. No entanto, não é necessário ter pressa. Lembre-se: seu objetivo principal é agregar valor ao cliente com as recomendações de seu site para curto e longo prazo.

A questão é teoricamente simples: se o seu objetivo é direcionar tráfego orgânico para o seu site e melhorar sua posição nos resultados de busca, é fundamental realizar Auditoria Técnica de SEO de forma regular em seu site.

guia para fazer auditoriade SEO - webpeak

Efetuar as ações de Auditoria Técnica de SEO é o primeiro passo para qualquer campanha de SEO que irá repercutir em resultados reais. Acompanhar os resultados para avançar sempre mais em atuação é essencial. 

Fato importante é que os usuários de busca são motivados e disciplinados. Se você conseguir atraí-los, certamente terá um salto significativo nas conversões.

SEO nada mais é que a alma do seu negócio, pois o tráfego orgânico é muito importante: caso sua página não esteja se saindo bem e os usuários que pesquisam por seu negócio não estão encontrando nos resultados de busca o que eles querem, é bem provável que você esteja falhando no SEO. 

Essa história precisa ser revertida. Melhorar o posicionamento nos resultados de pesquisas é a maneira mais fácil de crescer seu negócio online.

Confira o nosso Guia de SEO e fique por dentro do assunto!

Como fazer Auditoria de SEO?

Escolha as palavras-chave ideais 

As palavras-chave estão entre os pontos essenciais de um SEO otimizado. Como são os menores elementos que definem um assunto, elas são utilizadas nas buscas por usuários, e certamente você já fez isso. 

Alguém que deseja adquirir uma nova bolsa para usar, por exemplo, provavelmente buscará por “comprar bolsa vermelha”.

Agora vamos pensar em um negócio que oferece um artigo bem ranqueado com a palavra-chave “onde comprar bolsa vermelha”. Possivelmente, ele receberá a atenção de boa parte dos usuários que fazem a pesquisa, logo, irá ganhar visita e muito provavelmente terá sucesso na venda. 

Para obter bons resultados, as palavras-chave precisam ser encontradas corretamente, como com ajuda de ferramentas específicas. Em vez de priorizar as muito curtas e genéricas (chamadas de short tail keywords), dê preferência para as conhecidas como cauda longa (long tail keywords). Essas, normalmente, contêm mais de 3 palavras e trazem uma abordagem profunda sobre o tema.

Por outro lado, isso diminui o volume de pesquisas, é uma forma de aumentar o tráfego qualificado e as chances de conversão. 

Onde usar as palavras-chave? O mapeamento dos melhores termos ajuda a expandir sua lista de palavras-chave ideais, aumentando suas chances de aparecer para buscar que devem converter em negócios. Então dedique seu tempo nessa etapa.

A pesquisa de palavra-chave tem funções muito importantes, como:

  • Melhora a estrutura do site
  • Conhecimento dos interesses do público-alvo
  • Novas ideias para conteúdo úteis
  • Escrever títulos, descrições, cabeçalhos h1-h6
  • Otimizar imagens
  • Utilizar como texto para links internos e externos
  • Rastreamento de classificações na SERP
  • Segmentação de publicidade

Quando o SEO é realizado corretamente, o desdobramento é um fluxo maior de pessoas em seu site.

Utilize as palavras-chave nos conteúdos publicados

Preste atenção, não adianta selecionar os assuntos corretamente se eles não forem aproveitados de modo adequado.

Para isso, é fundamental usar as palavras-chave nos conteúdos que você publicar — especificamente, as postagens do blog.  

É uma convenção utilizar a palavra-chave selecionada, pelo menos, na introdução, na conclusão e 1 vez durante o conteúdo. Porém, balanceie essa estratégia de acordo com o tamanho do seu conteúdo. Se possível, aplicá-la em um dos intertítulos aumenta a relevância do conteúdo, especialmente se for no 1º.

Cuidado: Não utilize a palavra-chave em excesso (o chamado keyword stuffing). Simplesmente acrescentá-la para aumentar a sua densidade é uma prática ruim e que o Google irá penalizar. Ao invés disso, dê preferência para acrescentar sinônimos e variações relevantes do tema. Como os mecanismos têm se tornado cada vez mais semânticos, a sua produção ganhará relevância e terá destaque.

Otimização de URLs

A URL ou endereço de uma página é um elemento importante tanto para o buscador quanto para o usuário. A URL traz uma ideia do que existe naquela página e antecipa o assunto antes mesmo que a visita seja realizada, garantindo melhor experiência para o visitante. 

Para entender melhor, considere essas 2 URLs:

  • www.webpeak.com.br/blog/?p=561333
  • www.webpeak.com.br/blog/seo-tutorial

Qual das 2 é mais fácil de ler e de prever o conteúdo existente?

A sua resposta, certamente, foi a 2ª. Diante disso, você consegue visualizar a importância de realizar a otimização.

O indicado é que ela conte com a palavra-chave, que vai ajudar no ranqueamento e na compreensão. Ao mesmo tempo, o ideal é deixá-la o mais curta possível. Para isso, evite palavras e elementos de ligação e tente concentrar o assunto na menor estrutura viável. Você irá criar URLs otimizadas tanto para o usuário quanto para os algoritmos dos mecanismos de busca.

Elaboração de meta tags

Em resumo, meta tags são comandos em HTML que descrevem o conteúdo de uma página para os mecanismos de busca, ou seja, fornecem dados como título ou breve resumo sobre o assunto abordado para programas externos.

Por meio das meta tags é possível indicar a autoria do responsável pelo desenvolvimento da página. Elas normalmente não são visíveis aos usuários, mas estão em que ele realizam suas pesquisas.

Meta Tags são uma importante ferramenta de comunicação entre o webmaster e os sites de busca, como vamos apresentar mais abaixo. Para muitas pessoas, porém, SEO é somente isso, Meta Tags ou Tags HTML SEO. Isso está longe de ser verdade. O Google utiliza perto de 250 variáveis para determinar os resultados de pesquisa, e as meta tags são apenas algumas delas.

As meta tags são decisivas quando os mecanismos de busca analisam e decidem quais resultados são relevantes para a busca do usuário.

O preenchimento correto das meta tags com base na palavra-chave que você definiu como o melhor termo para ser utilizado em sua página (com bom volume de buscas e baixa competitividade) pode contribuir para ganho de posições.

Os robôs leem as meta tags e comparam com o conteúdo que é encontrado dentro das páginas, levando em consideração a quantidade de vezes em que a palavra-chave é usada, a relação da palavra-chave com o conteúdo total do site e também a marcação de títulos.

É importante ressaltar que cada página do seu site ou blog deve ter tags title e description ÚNICAS. Repetir os mesmos textos em várias páginas indica aos buscadores que você não está atento a oferecer uma melhor experiência para os usuários e te impede de ganhar posições.

Outra recomendação importante é que você mantenha o tamanho dentro de parâmetros ideais. O recomendado é que tenha no mínimo 120 caracteres e, no máximo, 156.

Desse modo, ficará visível, sem textos cortados de forma abrupta e você irá manter o máximo de resultados.

Exclusão de conteúdos duplicados

Se tratando das penalidades do Google, o plágio é um dos maiores problemas quando se fala em SEO. Se o mecanismo de busca interpretar que um conteúdo é a cópia de outro mais antigo, dará uma punição de não indexação.

O grande desafio é que pode acontecer uma situação de autoplágio. Inúmeros endereços do seu blog podem direcionar para uma mesma página, dando a ideia de que são conteúdos diversos.

Nesse caso, o algoritmo irá entender que são conteúdos que deveriam ser diferentes e irá identificar o conteúdo duplicado. Para evitar a penalização, você deve retirar os conteúdos, o que pode ser feito por meio das tags canônicas.

Utilizar este atributo permite que você aponte para o buscador qual é a página principal a ser indexada. Dessa forma, ele irá desconsiderar as demais, evitando a duplicação e as punições decorrentes. É vantajoso utilizar estratégias como tags nofollow, que vão apontar que o algoritmo não deve seguir um determinado link.

Adaptação mobile

Sites adaptáveis a móbiles, ou seja, sites responsivos, já foram pauta de necessidade, hoje, é questão de sobrevivência. Seus resultados são capazes de impactar, progressivamente, os compradores a encontrarem aquilo que precisam.

Sabendo disso, o Google passou a priorizar os sites que possuem uma versão mobile ou responsiva. Ou seja, seu site precisa de um design capaz de se adaptar a qualquer tela.

Mas vá além, como é mais difícil ler um conteúdo estando via mobile, deve-se priorizar a escaneabilidade. Frases e parágrafos curtos, espaços em branco e imagens vêm como favorecimento ao fácil acesso à informação. Esses aspectos contribuem para uma experiência de usuário otimizada, levando a um melhor resultado de SEO.

Limpando os backlinks

Backlinks são fáceis de compreender. Certamente nos deparamos com muitos, diariamente. São links externos que apontam para as páginas do seu site, sua importância está relacionada ao fato de permitirem aumentar a autoridade do domínio e da página, assim como aumenta a probabilidade de melhorar a posição nos mecanismos de busca.

Conquistar backlinks relevantes, deixará seu site com uma maior autoridade, como consequência, irá melhorar seu posicionamento nos motores de busca, além do  aumento de conversão em negócios. A regra aqui é clara: quanto mais backlinks de qualidade apontarem para o seu site, melhor.

Ferramenta para remover Backlinks Tóxicos Integrada com o Google

Auditoria de SEO - remover backlinks suspeitos - webpeak

Conheça a qualidade de todos os links direcionados ao seu site. tenha em mãos uma lista de verificação de todas as páginas com potencial para prejudicar seu projeto, e as denuncia para que não te prejudiquem.

Veja quais são as ligações a seu Site com mais probabilidade ser Spam ou prejudiciais, você pode fazer essa tarefa em segurança para evitar perder trafego no site.

  • Configure seus limites de toxidade
  • Defina alertas de backlinks tóxicos
  • Retire backlinks tóxicos de seus site com facilidade
  • Verifique o histórico de seus links

Saiba exatamente o que acontece em seu site, com um mapa geral de melhorias e oportunidades online. Aqui não tem achismo.

O link building vem evoluindo a cada dia e constantemente é necessário ficar atento as atualizações do Google, as punições e as novas ideias para conseguir esses links.

Em todo o mundo, há uma grande discussão entre profissionais de SEO sobre a importância do Link building e se vale a pena se concentrar em estratégias para conseguir ganhar mais links, ao passo de que o risco pode ser maior que o benefício.

10 KPIs para Auditoria Técnica de SEO

Em termos gerais, os Indicadores Chave de Desempenho (KPI) são os indicadores cruciais do progresso que você está fazendo em direção a um objetivo específico.

Certifique-se de que esses objetivos são importantes para o sucesso do seu próprio negócio, não apenas metas aleatórias que você copiou de uma empresa famosa que você procura inspiração.

Acompanhe os seguintes KPIs de SEO e saiba se o trabalho está no caminho certo:

  1. Cliques e impressões orgânicas
  2. Posição média do site
  3. Tráfego orgânico (usuários, sessões e acessos)
  4. Tráfego branded x non-branded
  5. CTR médio
  6. Taxa de rejeição
  7. Tempo médio na página
  8. Páginas por sessão
  9. Conversões (vendas, leads, downloads, visualização, etc.)
  10. Velocidade

Ter um site bem completo em todos os requisitos de SEO já é um diferencial hoje em dia, então coloque em prática e acompanhe os resultados.

Conseguir resultados de SEO não é fácil, deixe a WebPeak facilitar para você.

Continue acompanhando o blog para mais dicas!

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"A parceria na trajetória de sucesso teve início em 2018 e perdura até hoje. Eles focaram e entenderam os desafios do negócio. Superaram expectativas."

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Helder Santos

Marketing Manager