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Guia SEO: aprenda a encontrar todas as páginas de um site

Quando se executa um site, os profissionais do SEO e os proprietários desses domínios devem estar cientes de todas as páginas que são indexadas pelos motores de pesquisa. Neste conteúdo, aprenda a encontrar todas as páginas de um site.
Guia SEO: aprenda a encontrar todas as páginas de um site
Escrito por
Victoria Ribeiro
Publicação
8/2/2024

Sobre a necessidado do Guia de SEO, uma coisa é certa: quando se executa um site, os profissionais do SEO e os proprietários desses domínios devem estar cientes de todas as páginas que são indexadas pelos motores de pesquisa. 

No entanto, não deve também se enganar, pois apenas esta informação não é suficiente.

É fundamental avaliar se as páginas não estão visíveis. A partir de uma lista de todas as páginas de um único website será possível ter uma visão geral completa deste website, para então que ele tenha a capacidade de ser limpo a fim de melhorar as questões de SEO.

Neste artigo, vamos apresentar um guia SEO completo que destaca a importância em encontrar todas as páginas de um website. Também entenda como otimizar seu site de maneira correta, e o que fazer a partir da lista de todas as páginas do website em mãos. 

Vamos lá?

Boa leitura! 

Guia SEO: entenda a importância de encontrar todas as páginas

Os motores de pesquisa agem constantemente a fim de introduzir novos algoritmos e a aplicar penalidades manuais a páginas e websites. 

Caso você não tenha acompanhado todas as páginas do seu website, certamente sentirá seu negócio caminhar num campo minado do SEO. Ou, melhor: o famoso ‘’caminhar no escuro’’. 

Para evitar esse tipo de situação, mais considerada um retrocesso, é fundamental estar atento a todas as páginas que compõem o seu site. Tendo isso no cotidiano de suas estratégias, não somente irá permitir que você descubra páginas que já conhecia, como também irá fazer com que seja possível encontrar páginas esquecidas, páginas que nem era de conhecimento se existia. Sem esse processo, não seria possível ver. 

Existem diversos cenários possíveis quando precisa entender como encontrar todas as páginas de um website, como por exemplo:

  • Alterar a arquitetura do website;
  • Encontrar e remover páginas duplicadas ou redundantes;
  • Alterar o website para um nova estrutura permalink e redirecionar as páginas para novas URLs;
  • Verificar a validade de atributos hreflang (atributo de link), e etiquetas canonical e noindex;
  • Configurar ligações internas (construção de links);
  • Criar um mapa do site XML ou ficheiro robots.txt, somente para nomear alguns. 

Uma página que não está sendo encontrada, pode ser considerada uma página órfã, trata-se de uma página web sem ligações internas a direcionar para ela.

Com isso, pode-se dizer que são páginas que não têm uma página mãe. Sem uma página mãe, elas não têm qualquer tipo de autoridade e são deixadas sem nenhum tipo de contexto, resultando assim no lugar de que os motores de pesquisa são incapazes de as avaliar. 

Vamos supor o seguinte exemplo: 

Você estava a fim de redesenhar seu website e, a partir disso, removeu acidentalmente a única ligação para uma página, sem apagar a página. Por consequência, vai ter uma página que não está ligada ao website e o seu desempenho SEO estará quase que completamente comprometido. 

Contudo, não estamos somente à procura de páginas sem ligações internas. De fato, estamos rastreando outras páginas, como as que estão duplicadas, que podem ter escapado a sua atenção de alguma outra forma. 

Causas comuns para páginas abandonadas

Para identificar as causas mais comuns pelas quais fazem com que as páginas fiquem órfãs, perdidas e esquecidas, confira nossa lista:

  • Páginas criadas especificamente para campanhas;
  • Páginas criadas para testes;
  • Páginas que foram removidas da estrutura interna de ligações, contudo não foram apagadas;
  • Páginas incluídas no sistema CRM anterior;
  • Páginas geradas como resultado do uso incorrecto de um CMS;
  • Páginas perdidas durante a migração de um website;
  • Páginas de categorias de loja excluídas. 

Outro fator importante a ser considerado é se não usar http ou https, www ou não-www, bem como consistentemente traços em cada página do seu site que foi tornada pública, são fatores que podem levar a novas páginas abandonadas

Se você quer verificar corretamente se tudo está configurado como deveria no seu site, introduza todas as diferentes variações da sua página inicial no seu navegador: 

Utilizar ferramentas para encontrar todas as páginas de um website

Para que seja possível encontrar todas as páginas que pertencem a um website, é necessário utilizar as seguintes ferramentas:

  • Ferramenta de Auditoria de Site da WebPeak:  irá auxiliar seu objetivo de encontrar todas as páginas rastreáveis;
  • O Google Analytics: através deste recurso, será possível descobrir todas as páginas que foram visitadas desde sempre;
  • O Google Search Console: ideal para descobrir páginas somente visíveis para o Google.

Após ter todos esses recursos como práticas essenciais, o próximo passo será comparar dados destas ferramentas e encontrar incompatibilidades, e identificar todas as páginas do seu site, incluindo aquelas que não estão ligadas ao website, e por consequência, não são descobertas através de pesquisa orgânica. 

Efetuar as ações de Auditoria Técnica de SEO é o primeiro passo para qualquer campanha de SEO que irá repercutir em resultados reais. Acompanhar os resultados para avançar sempre mais em atuação é essencial. 

É importante reconhecer que os usuários de busca são motivados e disciplinados. Diante disso, se você conseguir atraí-los, certamente terá um salto significativo nas conversões.

Não se esqueça que o SEO nada mais é que a alma do seu negócio, pois o tráfego orgânico é muito importante: caso sua página não esteja se saindo bem e os usuários que pesquisam por seu negócio não estão encontrando nos resultados de busca o que eles querem, é bem provável que você esteja falhando no SEO. 

Encontrar páginas rastreáveis através da ferramenta de Auditoria Técnica da WebPeak

Um relatório sobre a saúde do site é fundamental para uma melhor usabilidade e indexação do website. A ferramenta de Auditoria Técnica proporciona a compreensão de como tornar os motores de busca e os visitantes satisfeitos com um site sem erros.

Há serviços que realizam apenas isso no mercado: uma auditoria técnica, página por página dentro do seu site. Na WebPeak você não tem apenas isso, mas também tem várias ferramentas de SEO que vão te ajudar em sua análise.

SEO Ninja com WebPeak faz com que você analise vários fatores On Page técnicos e te entrega um relatório com:

Qualidade dos seus Titles: verifica se seus Titles estão utilizando as melhores práticas como tamanho, palavra-chave no começo e ausência de Titles em páginas importantes.

Qualidade das suas Descriptions: analisa se suas Descriptions estão bem escritas, se existem e se não estão repetidas com Descriptions de outras páginas. O ideal é que cada página contenha uma Description única e personalizada para o conteúdo da página.

Erros 404: passa um escaneamento para verificar se não há erros 404 em links internos do seu site. Por exemplo, você tinha uma página chamada “promoção de Natal 2020” que retirou do ar. Não há problema em ter páginas 404, mas o ideal é fazer algo com elas. Nesse caso, deixar a URL ativa e redireciona-lá no final do ano para “Promoção de Natal 2021”;

Erros 500: se há erros de servidor, a ferramenta te avisará. O ideal é fazer com que páginas que derrubem o servidor sejam otimizadas para serem mais leves e funcionais.

Redirecionamentos 301/302: é comum haver redirecionamentos. Todos os sites tem. Mas o ideal é que os redirecionamentos não apontem para outros redirecionamentos. Se A vai para B e B vai para C, então é melhor que A vá direto para C.

Imagens quebradas: se houver alguma imagem quebrada no seu site, será listada aqui nessa parte do relatório. Mas hoje em dia esses erros são menos comuns, já que o upload de imagem geralmente é feito por um CMS (Content Managment System);

Links internos quebrados: um dos motivos de sites terem erros 404 é por falta de linkagem interna apropriada. Uma página 'linka' para a outra que não existe mais ou foi mudada de lugar sem redirecionamento. Os links internos quebrados acabam com sua reputação e com a experiência do usuário.

Guia SEO: o que fazer com páginas não encontradas de um site?

Quando você identifica uma página órfã, ou seja, uma página que não possuiu uma página mãe, o ideal a se fazer é olhar para cada uma desta página e perceber o enquadramento geral – a sua posição no seu website e nos seus esforços de marketing. Assim, será possível decidir com precisão o que de fato será possível fazer com ela. 

Existem três formas de agir diante dessas situações: 

  • Manter a página adicionando ligações internas para ela e encontrar o melhor lugar, que seja adequado para ela no seu website;
  • Deixá-la sem alterações se for uma página específica para um campanha, mas sem etiqueta noindex;
  • Apagar a página, contudo, configurar um redirecionamento 301 para ela. 

Encontrar todas as outras páginas através da Google Search Console

Após a leitura deste conteúdo, certamente já é de se saber como encontrar e gerir todas as páginas do seu website que já tiveram visitas humanas. Agora, é necessário voltar a atenção para aquelas páginas que não foram abrangidas nas etapas anteriores, ou seja, aquelas que apenas estão acessíveis ao Google.

Agora, vamos usar os dados fornecidos pela sua conta Google Search Console para alcançá-lo. 

O primeiro passo é abrir a sua conta e aceder à cobertura. Depois, certifique-se que foi selecionado ‘Todas as páginas conhecidas’ e permita que sejam vistas somente páginas ‘Válidas’:

Feito isso, será possível obter duas listas de páginas que foram indexadas com sucesso pelo gigante da pesquisa: Indexada, não enviada no sitemap e Enviada e indexada. Clique numa lista para expandi-la e obter a lista completa de páginas que entram dentro de uma destas duas categorias:

No fim de tudo, o mais importante é compreender que para que um bot de um motor de pesquisa rastreie completamente um website, irá perpassar por ligações internas uma a uma. Mas se uma página web não está ligada ao site de nenhuma forma, seja de propósito ou não, nem os motores de pesquisa nem humanos serão capazes de encontrar essa página. Este fator está totalmente relacionado ao desempenho SEO de um site

Por isso, é fundamental reunir as melhores estratégias, presentes neste Guia SEO completo, para aplicar em seu website. 

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Helder Santos

Marketing Manager