O papel da linha editorial para planejar o seu blog
Saiba criar uma linha editorial para o sucesso do seu blog. Aprenda a planejar e organizar seu conteúdo para atrair e engajar sua audiência. Leia este artigo!
June 10, 2024
7 minutos
São muitos motivos para entender o que são HTTP e HTTPS, principalmente quando o assunto é segurança digital. Na verdade, principalmente se você quer estar no mercado de maneira competitiva. Há alguns anos, em meados de 2018, o Google colocou em prática a ação de catalogar sites que não são seguros.
Mas não se desespere. Neste conteúdo vamos esclarecer dúvidas sobre a diferença entre HTTP e HTTPS, assim como o que é um site inseguro e um site seguro.
A primeira diferença está na sigla, isso é óbvio e visível, afinal, uma delas tem um ‘S’ a mais do que a outra: http OU https.
E por isso vamos começar pelo simples: HTTP é a sigla usada para a expressão Hyper Text Transfer Protocol, que pode ser traduzida como Protocolo de Transferência de Hipertexto. (Que tal ler recomendação Google sobre o uso de HTTPS?)
Este é um protocolo cujo sistema é feito para comunicar cada byte de informação que acontece entre o usuário e o servidor. De modo mais direto, HTTP é uma forma de transferir dados entre o computador, smartphone, tablets, entre outros, e quem está usando um site e os servidores da internet. Podemos chamar até de base para comunicação de dados.
E então… o que é https? A sigla forma a composição de palavras Hyper Text Transfer Protocol Secure, cuja tradução livre é Protocolo de Transferência de Hipertexto Seguro. Trata-se de uma versão idêntica ao que explicamos sobre o protocolo http , porém contando com um ‘’recurso’’ adicional, chamado de Secure Socket Layer, ou SSL.
Trata-se de um padrão de segurança que garante que os dados sejam sigilosos e, desse modo, seguros. Quando seguro, há um aviso para a sua orientação: literalmente um “cadeado” que se localiza na extremidade esquerda do navegador de sites seguros, encontra-se na barra do URL.
Saiba que inúmeros consumidores reconhecem o “cadeado” e se pautam por ele, antes de realizar uma compra. Optamos por uma breve definição acerca de criptografia para você compreender melhor esse tal de SSL. Criptografia é um processo em que os dados são transformados, de modo que não ficam legíveis para a leitura de meros mortais (humanos), isso é, apenas as máquinas permitidas conseguem decodificar.
O que ocorre é um tipo de mensagem toda criptografada, ou melhor, ‘’escrita’’ com um código (chave simétrica), que só o sistema e a sua equipe podem e conseguem compreender. Esse é um processo de SSL.
O SSL, mesmo com as suas várias atualizações, apresentou vulnerabilidades e, diante disso, foi desenvolvido o TSL.
Além de permitir que os dados sejam transmitidos por meio de uma conexão criptografada, o HTTPS possibilita que seja verificada a autenticidade do servidor e do cliente por meio de certificados digitais. É permitido que as trocas de informações sejam feitas de forma segura.
A verdade é que ter um site HTTPS, que seja seguro, faz muita diferença na navegação, tanto para o usuário, quanto para o “dono do site”. Essa é a diferença central desses termos!
Como já destacamos acima, o Google mudou sua própria postura sobre a coleta de senhas ou informações bancárias nos “HTTP”. Ou seja, a maioria dos navegadores tem exibido um aviso, denunciando o site como página ‘’não segura’’, que os usuários não insiram seus dados bancários ou pessoais.
Se ocorrer isso, não precisamos nem nos estender tanto em relação ao SEO. Os protocolos (http e https) tendem a fazer com que os usuários se sintam confortáveis em enviar informações valiosas em um perfil de site, para um site não seguro isso se torna quase impossível. Grande parte dos usuários da Internet não entendem a diferença entre uma conexão HTTP e outra HTTPS . Porém a expansão dessa informação é uma realidade, e um site seguro é muito importante nós temos de Otimização para Buscadores (SEO).
De modo geral, o trabalho do SEO valerá muito mais se os usuários se fidelizarem a um site em específico, que retornem com frequência. Entretanto, isso só acontece se a página de um negócio online tiver “pontos” em relação aos resultados das pesquisas, e ser um site seguro certamente está nas prioridades.
Antes da pandemia do coronavírus, a internet já vinha sendo um local mais amplo, que estava ganhando espaço no mercado de consumo. Daí vale lembrar uma coisa: a realidade mudou, com o isolamento social o comportamento do consumidor se transformou radicalmente, ele compra com segurança na internet, o mercado de consumo passou a se centralizar na internet, certo?
A segurança digital tem se tornado ainda mais importante, pois é uma situação que se conecta à experiência do usuário, compreende?
Assim, o crescimento do comércio eletrônico torna crucial que as organizações estejam atentas à ação de hackers e cibercriminosos, afinal, os dados de consumidores ficam mais ‘’acessíveis’’ em sites que não protegem contra a decifração de dados pessoais, ou seja, que podem ser usados nos meios virtuais e físicos. E aí vai um alerta: é por isso que a maioria dos sites já fizeram a transição para o HTTPS, evitando perder um número significativo de vendas.
Segundo dados do próprio Google em relação ao tráfego e a proteção com HTTPS, 81% dos 100 sites mais populares já usam o HTTPS, o que é uma ótima notícia para todos aqueles que se preocupam com a segurança e a privacidade.
A WebPeak tem um foco que fica em grande destaque: potencializar o tráfego de usuários em um site. Na prática, também há uma necessidade em te ajudar a gerar um conteúdo de boa qualidade; como resultado: seu negócio tem chances de ser visto pelo maior número de pessoas, aparecendo nas primeiras posições nos principais mecanismos de busca.
O Google entenderá que seu site merece ser indexado, afinal, ele é seguro e possui bons conteúdos, nos resultados orgânicos de busca isso conta “pontos’’.
Quer melhorar a posição de seu site nos resultados de busca orgânica? Entre em contato!
"A parceria na trajetória de sucesso teve início em 2018 e perdura até hoje. Eles focaram e entenderam os desafios do negócio. Superaram expectativas."
Helder Santos
Marketing Manager