O papel da linha editorial para planejar o seu blog
Saiba criar uma linha editorial para o sucesso do seu blog. Aprenda a planejar e organizar seu conteúdo para atrair e engajar sua audiência. Leia este artigo!
June 10, 2024
7 minutos
Atualmente, para quem tem um negócio online já percebeu que quem está na frente são os que estão no topo dos resultados de busca no Google.
Para se destacar no mercado um dos fatores principais a serem considerados é rankear o site da marca para garantir mais visitantes, convertê-los em leads para que possam assim conquistar clientes efetivos.
Mas afinal, o que fazer para que sua loja apareça na primeira página do Google?
A resposta continua, e continuará sendo a mesma por muito tempo, investir em SEO permite que seu negócio apareça nos resultados orgânicos. Sem a otimização do seu site a posição do seu negócio se tornará bem mais difícil.
Se você ainda não é lojista ou quer testar uma plataforma, crie sua Loja Integrada clicando aqui.
Por isso, grandes e pequenos negócios tem buscado otimizar ao máximo o SEO, garantindo a primeira página através de ferramentas para que seus sites ganhem destaque e espaço no mercado digital.
Enquanto não houver o investimento necessário para colocar seu site na primeira página através do SEO, você estará perdendo pontos significativos na hora de alavancar seu negócio.
Devido a isso, fique atento! Neste post você verá a importância de estar na primeira página, e como fazer para que sua loja apareça nos primeiros resultados.
Leia também: 7 Pontos estratégicos que mostram a importância do SEO para E-commerce
Produzir conteúdos significativos está sendo uma das maiores forças do marketing digital, ou seja, quanto melhor for o conteúdo e devidamente escrito seguindo as premissas do SEO, mais chances terá de colocar seu site na primeira página.
Como dito anteriormente, um site deve ser muito bem estruturado, uma vez que o Google blinda os resultados de busca para páginas com conteúdos não relevantes para os usuários.
Ou seja: não subestime o Google.
O fator qualidade é dado por meio de indicadores como taxa de rejeição, tempo médio de sessão, taxa de conversão, e outros fatores, levando em consideração também: experiência do usuário, tempo de carregamento, indisponibilidade de páginas e conteúdos responsivos para uso mobile.
O SEO é basicamente o mediador, aquele que irá decidir se seu conteúdo é realmente relevante para elevar sua posição nos resultados de busca.
Claro que é necessário analisar e saber usar as ferramentas para que a otimização seja feita de forma correta e precisa. Para que o SEO monitore tudo isso, ele leva em consideração quesitos muito importantes, apenas alguns serão relevantes nesse primeiro momento para exemplificação.
Agora, seguiremos para os seguintes pontos:
O título é um dos pontos principais a serem analisados, nele deve ser considerado:
O título é a primeira impressão que será transmitida para os usuários, é de extrema importância pensar com cuidado para atrair o público certo para o seu site.
A URL é o endereço do seu site, ele geralmente aparece abaixo do título nos resultados exibidos nos buscadores. Essa parte é uma das mais fáceis de ser otimizada, afinal não existem muitos segredos, mas vale considerar as seguintes questões:
Fique atento aos endereços eletrônicos, pois eles levam a identidade da marca, por isso pense em URL’s simples e impactantes.
A meta description é o texto que aparece abaixo da url nas páginas de busca. Caso o campo não seja preenchido, o Google pegará os dados de dentro do conteúdo na página aleatoriamente, o que não fica atrativo para o usuário.
Aproveite para apresentar sua marca, o que faz, qual o seu diferencial, explore as possibilidades para cativar o usuário e conquistar leads. Não se esqueça de utilizar a palavra-chave e não passar de 153 caracteres.
Estes são os pontos iniciais que aparecem nos resultados de busca do Google, porém existem uma gama de ferramentas para elevar sua posição. Ter um site bem estruturado garante ótimos resultados, e vendas certeiras. E utilizando ferramentas de SEO seu sucesso estará apenas em alguns passos.
Leia também: Porque usar o planejador de palavras-chave em minha loja virtual?
Na maior parte das tarefas profissionais, a utilização de ferramentas específicas auxilia na execução e medição do trabalho. Isso facilita a vida do empreendedor que quer se destacar nos negócios, uma vez que o custo-benefício é menor e o objetivo é alcançado.
Nós da WebPeak possuímos 15 ferramentas de SEO indispensáveis para seu negócio.
- Pesquisas de nicho de palavras-chave efetivas;
- Auditorias e análises de sites;
- Construção de link building (agora denominada como link earning);
- Métricas de mídia social;
- Análises detalhadas de marketing;
- Cada uma com suas ramificações e especificidades.
Todas as ferramentas são de extrema importância para otimização do seu site e o sucesso do seu negócio. É muito importante analisar o mercado, o que é preciso para poder evoluir na era digital, e ainda conseguir conquistar a primeira página nos resultados de busca.
Para saber mais sobre cada ferramenta detalhadamente, e o que a WebPeak tem de melhor para oferecer basta ler mais a respeito do conjunto das melhores ferramentas de SEO. Lá você encontrará as principais observações e a infinidade de opções que muitas vezes passam despercebidas.
Se quiser alcançar os melhores resultados nos mecanismos de busca e garantir a primeira página, utilizar as ferramentas SEO será a chave para rankear o seu site. Aqui no blog você encontrará diversas dicas SEO para chegar no seu objetivo.
Aproveite para assinar nossa newsletter, e receber em primeira mão os melhores conteúdos para vender mais através do marketing digital.
Até a próxima!
"A parceria na trajetória de sucesso teve início em 2018 e perdura até hoje. Eles focaram e entenderam os desafios do negócio. Superaram expectativas."
Helder Santos
Marketing Manager